Talvez vocês ainda não tenham ouvido o termo “operadores argumentativos” propriamente dito, mas, com certeza, sabem do que se trata. Querem ver? Vamos falar um pouco sobre eles! Conceituando, brevemente: São estruturas linguísticas responsáveis pela ligação/coesão entre as sentenças. Têm por função também ressaltar a força argumentativa dos enunciados e o sentido para o qual apontam. Logo, ao fazer essa ligação, podem indicar relação de causa, conseqüência, conclusão, oposição, finalidade, soma de idéias e etc. Por isso, existem diversos tipos de operadores que proporcionam diferentes sentidos aos textos. Vejamos os exemplos:
Principais operadores argumentativos:
Bom, vimos até agora os principais operadores argumentativos e as possíveis relações que estabelecem. Agora, vamos falar um pouco sobre um assunto já conhecido por vocês e de grande importância: coesão. Por que vamos falar sobre esses dois assuntos ao mesmo tempo? Porque eles têm tudo a ver. Esses operadores são responsáveis por garantir a coesão do seu texto.
Quando falamos em coesão textual, falamos a respeito de mecanismos lingüísticos que permitem uma seqüência lógico-semântica entre as palavras, frases, parágrafos e etc. Ela tem duas funções: estabelecer ligações entre as partes (seqüencial); e evitar repetições de termos e palavras (referencial).
Como disse acima, existem basicamente dois tipos de coesão:
(1) A coesão por substituição, que é aquela referente ao modo como as palavras e expressões substituem umas às outras no texto. Entre os elementos que garantem a coesão, temos:
(2) A coesão por ligação que trata de como os termos são encadeados dentro do texto. Quem faz essa ligação e determinam a linha argumentativa são os operadores argumentativos
E aí, ficou entendido? A coesão é responsável pela competência quatro do ENEM, ou seja, ela vale 200 pontos na sua redação. Para fazer um texto bem coeso, é imprescindível o conhecimento dos operadores argumentativos, já que são eles que vão garantir o bom encadeamento das idéias e termos. Além da importância na redação, arriscaria dizer que, em qualquer vestibular do Brasil, cai pelo menos uma questão sobre coesão e operadores argumentativos. Convenci vocês a dar valor a esse tópico? Imagino que sim! Vamos treinar um pouco com os exercícios e ver como podem cair nas provas?
1. (ENEM 2001)
O mundo é grande
O mundo é grande e cabe
Nesta janela sobre o mar.
O mar é grande e cabe
Na cama e no colchão de amar.
O amor é grande e cabe
No breve espaço de beijar.
(ANDRADE, Carlos Drummond de.Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1983.)
Neste poema, o poeta realizou uma opção estilística: a reiteração de determinadas construções e expressões lingüísticas, como o uso da mesma conjunção para estabelecer a relação entre as frases. Essa conjunção estabelece, entre as idéias relacionadas, um sentido de:
a) comparação
b) conclusão.
c) oposição.
d)alternância.
e) finalidade.
2. (Enem 2011)
Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante para diminuir o risco de infarto, mas também de problemas como morte súbita e derrame. Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente já reduz, por si só, as chances de desenvolver vários problemas. Além disso, é importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem as chances de infarto. Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento médico e moderação, é altamente recomendável.
(ATALIA, M. Nossa vida. Época. 23 mar. 2009).
As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento, que
a) a expressão “Além disso” marca uma sequenciação de ideias.
b) o conectivo “mas também” inicia oração que exprime ideia de contraste.
c) o termo “como”, em “como morte súbita e derrame”, introduz uma generalização.
d) o termo “Também” exprime uma justificativa.
e) o termo “fatores” retoma coesivamente “níveis de colesterol e de glicose no sangue”.
3. (UERJ) Observe as formas sublinhadas em:
“Morava então (1893) em uma casa de pensão no Catete. Já por esse tempo este gênero deresidência florescia no Rio de Janeiro. Aquela era pequena e tranquila.” (l. 11-14)
Esse, este e aquela são formas empregadas como recursos de coesão textual. Indique a classe gramatical a que pertencem essas palavras e justifique a escolha de cada uma no trecho de acordo com a respectiva função textual.
1. C
2. A
3. Confira a resposta aqui.