Blog Descomplica

Mapa mental da síntese proteica: conheça mais sobre as etapas do processo

Ainda tem dúvidas sobre Síntese Proteica? Este mapa mental vai resolver todas e te preparar para mandar muito bem na sua prova de biologia!

Atualizado em

Compartilhe

O mapa mental da síntese proteica diz respeito ao processo de produção de proteínas, ou seja, é quando os ribossomos realizam a ação, tanto em células eucarióticas, quanto em procarióticas.

A síntese proteica é um dos processos essenciais pra manutenção do crescimento celular. É fundamental compreender em detalhes, como cada uma dessas etapas funciona. Principalmente devido à importância que ela possui pros seres vivos.

Síntese proteica: resumo

Imagem ilustração de átomos para ilustrar artigo sobre mapa mental síntese proteica

De forma resumida, a síntese protéica por ser denominada como o processo que forma as proteínas. Normalmente isso acontece nas estruturas dos ribossomos, que são organelas e estão presentes em todas as células.

Entretanto, dentro do DNA é o local onde estão as informações genéticas de cada indivíduo. Portanto, pra que a síntese proteica aconteça, é preciso que algumas regiões do DNA sejam decodificadas pra passar as informações que possuem.

Durante esse processo, o que acontece é a transcrição dos nucleotídeos. Essa ação acontece dentro da molécula de RNA, que recebe a síntese e então realiza outro processo, chamado de tradução.

Nesse momento, a molécula vai carregar a informação e então a síntese acontece, e passa a ser chamada de RNAm.

Sendo assim, em todo o processo da síntese proteica (apresentado pelo mapa mental), acontece uma troca de informações, que passam do DNA pro RNA e se transformam em proteínas. 

Esse conhecimento está contido nas matérias de biologia molecular, que precisam ser estudadas pra entender uma série de outras disciplinas.

Nas células procarióticas, não existe um núcleo definido. Sendo assim, o DNA fica separado de outras estruturas. Durante a síntese, as estruturas se envolvem umas com as outras e o processo acontece pra dar início.

Entretanto, em células eucarióticas o processo é diferente e se inicia por outra etapa, mas que acontece dentro do núcleo de RNAm.

Síntese proteica: etapas

Imagem de microscópio para ilustrar artigo sobre mapa mental síntese proteica

O processo de síntese proteica acontece primeiramente, através da tradução. A primeira etapa do processo, marca a passagem de informações que ficam dentro do RNAm

Sendo assim, uma sequência de informações em forma de nucleotídeos é traduzida, pra se tornar uma outra sequência de aminoácidos.

Essa nova sequência se transforma em proteínas e quem faz esse processo é o RNA transportador (RNAt), que também faz a tradução de códons, que estão presentes no RNA mensageiro.

Portanto, se inicia o processo de síntese que acontece em três etapas diferentes:

Replicação, transcrição e tradução

  • O início de tudo começa com a expressão gênica. Essa etapa do processo é regulada pelos genes, portanto, leva esse nome devido a sequência de DNA que gera novos produtos gênicos, ou moléculas de RNA;
  • Na sequência acontece a transcrição gênica, em que a primeira fase da molécula de DNA se abre e assim os códigos que estão ali presentes vão passar por uma etapa de transcrição pra virar moléculas de RNA.

Nessa fase a enzima polimerase do RNA, fica ligada nas extremidades do gene, e assim consegue separar a dupla fita de DNA e os seus ribonucleotídeos que, quando livres, se emparelham com a fita de DNA pra um novo molde.

Durante a transcrição, as bases nitrogenadas são realizadas no RNA seguindo a sequência de bases que já existia no DNA, porém com as trocas apropriadas

Assim, uracila se liga em adenina, adenina com timina, citosina com guanina e guanina com citosina.

  • E por fim a tradução gênica, a última etapa da síntese proteica que é formada pela cadeia de nucleotídeos. Essa sequência de RNAm tem como nome o códon, e isso gera uma enorme sequência de bases em fita de DNA.

Sendo assim, a última etapa passa pela tradução pra que a síntese proteica seja traduzida geneticamente.

Exercícios do mapa mental da síntese proteica

Imagem de célula para ilustrar artigo sobre mapa mental síntese proteica

Veja abaixo alguns exercícios com base em perguntas realizadas em vestibulares, pra treinar os conhecimentos que foram aprendidos até agora.

Questão 1

Quanto uma proteína X é codificada por um gene de nome Xp, essa sintetização acontece nos ribossomos pra um RNAm. Contudo, pra que essa síntese aconteça é preciso que o núcleo do citoplasma esteja disponível pras etapas de:

  • a) Tradução e terminação.
  • b) Iniciação e terminação
  • c) Transcrição e tradução
  • d) Iniciação e transcrição

Questão 2

O código genético tem como principal função armazenar um sistema de informações que permite que organismo produza novas proteínas. Portanto, essas estruturas de células acabam controlando diversos outros processos metabólicos.

Identifique abaixo qual das alternativas está correta, levando em consideração a estrutura do código genético.

  • a) Trinca de bases do DNA, que indica se a sequência de aminoácidos deverá se unir ou não pra formar uma proteína.
  • b) A sequência aleatória possui bases nitrogenadas com nucleotídeos A, C, U, G.
  • c) As trincas de bases que formam o RNA mostram a sequência de aminoácidos que precisam se unir pra se tornar uma proteína.
  • d) As bases de DNA formadas em trincas indicam que a sequência de nucleotídeos deve se unir pra se transformar em proteína.
  • e) Quando existe uma sequência aleatória de bases nitrogenadas, elas ficam ordenadas com A, C, T, G.

Questão 3

Durante o processo de síntese proteica realizado nas células, também chamado de tradução, com base no que acontece depois de união dos aminoácidos eles se formam em uma nova proteína.

Sendo assim, ao identificar as etapas do processo, qual o tipo de RNA vai estar envolvido durante essa etapa do processo?

  • a) Somente RNA transportador e mensageiro.
  • b) RNA transportador, mensageiro e os ribossomos.
  • c) Nenhum tipo de RNA vai estar presente a não ser pela síntese de proteína que acontece somente pela molécula de DNA.
  • d) Somente RNA ribossômico e mensageiro.
  • e) Só estará presente o RNA ribossômico e transportador.

Questão 4

A teoria da síntese proteica mostra que ela pode dividida em três etapas diferentes, sendo assim, uma delas serve pra unir os aminoácidos pra realizar as conexões ou ligações peptídicas. Nesse caso, pode-se chamá-los de que?

  • a) Ligação
  • b) Alongamento
  • c) Conexão
  • d) Finalização
  • e) Iniciação

A área da biologia é bastante complexa e exige estudos mais profundos. Por isso,não deixe de acompanhar os demais posts feitos sobre o assunto no blog Descomplica!

Você já conhece o Curso Online Preparatório para o Enem e para o Vestibular da Descomplica? Confira aqui e conheça uma das melhores metodologias do país

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Biologia - Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você