Mapa Mental: Quimiossíntese e Fotossíntese

O Enem está chegando! E você, já sabe tudo sobre Quimiossíntese e Fotossíntese? Vem aprender com este mapa mental!

Mapa Mental: Quimiossíntese e Fotossíntese
Mapa Mental: Quimiossíntese e Fotossíntese

Quer saber tudo sobre Fotossíntese e Quimiossíntese? A gente tem um resumo completo para te ajudar!

Os seres autotróficos são aqueles que produzem o próprio alimento a partir de substâncias inorgânicas, e se encontram na base das cadeias alimentares. Esse processo pode ocorrer a partir da transformação de energia solar, como na fotossíntese, ou de energia química, como na quimiossíntese, em matéria orgânica.

Fotossíntese

A fotossíntese é a transformação de energia luminosa em matéria orgânica a partir de uma reação de gás carbônico mais água, que reage com a energia solar nos cloroplastos, formando a glicose e libera água e oxigênio.

O cloroplasto é a organela vegetal onde ocorre a fotossíntese, e possui a clorofila como pigmento principal. O granum é o conjunto de tilacóides, onde se encontram os pigmentos fotossintéticos (clorofila) e é onde ocorre a fase fotoquímica. Já o estroma é onde ocorre a fase enzimática da fotossíntese.

Fase Fotoquímica

A fase fotoquímica também pode ser chamada de fase clara e ocorre nos tilacóides. Este processo depende diretamente da energia solar. Ao serem energizados, os elétrons presentes na clorofila mudam para um orbital mais energético, sendo transportados por transportadores, como por exemplo o citocromo. É dividida em:

  • Fosforilação cíclica: Ocorre apenas no fotossistema I, presente na clorofila a. Após os elétrons se ligarem aos transportadores, eles liberam energia, fazendo com que o ADP se ligue ao fósforo, formando o ATP. Ao perder a energia, os elétrons voltam ao orbital de baixa energia e retornam ao fotossistema I.
Continue estudando
Post do blog

Resumo de Fotossíntese e Quimiossíntese. Saiba tudo!

Hoje trazemos uma resumo de Fotossíntese e Quimiossíntese! Tudo pra você entender bem a matéria e arrasar nos vestibulares. Confira!
artigo
Post do blog

Exercício Resolvido: Problemas Ambientais

artigo