Mapa Mental: O Século XIX e suas Repercussões

Quer saber mais sobre o Século XIX e suas Repercussões? A gente tem um mapa mental pronto para tirar todas as suas dúvidas! Confira:

O que século XIX significou para o mundo?

Com a Revolução Francesa, no século XVIII houve a transição da Idade Moderna para a Idade Contemporânea, com o fim do absolutismo e o início do iluminismo. Além disso, o princípio liberal inglês criticava veementemente o absolutismo, o clericalismo e deu ensejo para muitos movimentos que viriam a acontecer. Após esse cenário surge a figura de Napoleão numa tentativa de dar cabo à instabilidade política e financeira da França. Napoleão Bonaparte expande sua influência por toda a Europa, propagando as ideias liberais. O liberalismo floresce e movimenta então uma série de movimentos no mundo no século XIX.

Novas nações: independências na América

Foi no início do século XIX que o Brasil, por exemplo, lutou de alguma maneira por sua independência, já que a crença da elite brasileira que apoiou a independência possuía uma expectativa liberal. Na América espanhola os criollos lutaram também pela independência e estavam preocupados em acabar com as restrições mercantilistas. Isso demonstra o momento revolucionário do século XIX e o reflexo do liberalismo na América.

Revoluções de 1820, 1830 e 1848: Europa

Por mais que o Congresso de Viena tenha tentado manter o Antigo Regime, a Europa já tinha absorvido os ideais revolucionários. A população camponesa, por exemplo, absorve enormemente os ideais que pregavam maior igualdade e redistribuição. As revoluções tinham a cara presença do liberalismo e do nacionalismo.

  • Revolução de 1820: Revolução do Porto (Portugal), Revolução de Cádis, Independência da Grécia
  • Revolução de 1830: Início do Processo de unificação italiana, Independência da Bélgica, Franceses derrubam Carlos X, Manifestações contra D. Pedro I no Brasil
  • Revolução de 1848 (Primavera dos Povos): Derrubada de Felipe de Orleans na França, início do processo de unificação da Alemanha, além disso tem o surgimento do capitalismo em meio a revolução

QUER CONTINUAR ESTUDANDO? LEIA ESTE RESUMO COMPLETO!

Continue estudando
Post do blog

Mapa Mental: Era Napoleônica

Confira um lindo mapa mental sobre a Era Napoleônica e prepare-se cada vez mais pro vestibulares e ENEM!
artigo
Post do blog

Questões Comentadas: Unificações Italiana, Alemã e Americana

Leia o resumo “Como ocorreram as unificações da Alemanha, Itália e EUA no séc. XIX?” e resolva os exercícios abaixo.
artigo