Mapa Mental: Independência das Treze Colônias

Descubra tudo sobre a Independência das Treze Colônias para você nunca mais errar questões sobre assunto!

Como podemos perceber, o iluminismo não ficou restrito à França e se expandiu não só pela Europa, mas chegou à América, se tornando uma das principais influências da Independência das Treze Colônias e de outros movimentos emancipacionistas do continente americano como a Inconfidência Mineira. Vamos agora entender como se deu o processo de emancipação das Treze Colônias inglesas, que originaram os Estados Unidos da América.

Inicialmente, é necessário atentar para o fato de que as Treze Colônias tiveram um processo de colonização diferente do encontrado em outras colônias da América. A parte norte era composta por colônias de povoamento, enquanto a sul, por colônias de exploração. Além disso, a Inglaterra adotou um modelo de colonização nas colônias do norte, principalmente, que ficou conhecido como “negligência salutar”, caracterizado pelo pouco intervencionismo da metrópole nas questões coloniais. No entanto, a mudança nessa postura vai começar a desencadear o processo emancipatório.

Com o envolvimento da Inglaterra na Guerra dos Sete Anos, aumentou o intervencionismo inglês na América, a partir da criação de leis que visavam taxar as atividades coloniais, como a lei do chá, a lei do selo e a lei do açúcar. No entanto, outro fator que teria influenciado esse intervencionismo foi a tentativa de financiamento da Revolução Industrial inglesa, a partir de uma exploração mais incisiva de suas colônias. Portanto, a Guerra dos Sete Anos e a Revolução Industrial inglesa marcaram o fim da negligência salutar nas Treze Colônias.

QUER SABER MAIS SOBRE A INDEPENDÊNCIA DAS TREZE COLÔNIAS? CONFIRA ESTE RESUMO!

Continue estudando
Post do blog

O que o Iluminismo tem a ver com a Independência dos EUA?

O Iluminismo e a Independência dos EUA são assuntos muito importantes para que possamos entender o mundo hoje!
artigo
Post do blog

Como ocorreu a independência dos Estados Unidos?

Vamos aprender um pouco mais sobre como ocorreu a independência dos Estados Unidos?
artigo