Mapa Mental: Expansão Marítima

Ainda tem dúvidas sobre a expansão marítima europeia? Confira este mapa mental e se prepare para arrasar na sua prova de geografia!

A conquista da América se deu no contexto da expansão marítima europeia, também chamada de Grandes Navegações. O expansionismo marítimo dos séculos XIV e XV marcou o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna. Alguns historiadores consideram as grandes navegações como o começo de um processo de globalização, devido ao crescimento das relações estabelecidas entre diversos continentes.

Dentre os fatores que motivaram e possibilitaram a expansão marítima estão: o lucrativo comércio de especiarias e o surgimento dos Estados Modernos. As especiarias, como noz moscada, canela e pimenta do reino, possuiam um alto valor no mercado europeu. No entanto, sua comercialização era dominada pelos árabes, que controlavam as rotas do mar mediterrâneo. Além disso, havia a busca de metais preciosos, visto que países europeus, como Portugal, tinham déficit de metais.

A formação dos Estados Nacionais Modernos, ou seja, o fortalecimento do rei criando alianças com a burguesia e a nobreza, possibilitou a centralização política e os investimentos necessários para a expansão marítima.

O pioneiro na consolidação de um Estado Nacional foi Portugal, por meio da Revolução de Avis, que consequentemente acabou sendo o primeiro a iniciar sua expansão marítima. A estratégia adotada pelos portugueses para chegar às Índias, almejando o lucrativo comércio de especiarias, foi o périplo africano, ou seja, contorno da costa da África para chegar ao Oriente.

QUER SABER MAIS SOBE A EXPANSÃO MARÍTIMA? CONFIRA ESTE RESUMO!

Continue estudando
artigo
Post do blog

Questões Comentadas: Expansão Marítima e a Conquista do Novo Mundo

Leia um resumo sobre De que forma a Expansão Marítima possibilitou a conquista do Novo Mundo?
artigo
Post do blog

3 tipos de questão sobre Grandes Navegações que podem aparecer no seu vestibular

Você sabe que Expansão Marítima e Grandes Navegações são assuntos que caem no vestibular. Para facilitar a sua vida, a gente separou três questões que abordam essa matéria de maneiras diferentes e que já caíram no vestibular. Confira!