Mapa Mental: Era Napoleônica

Confira um lindo mapa mental sobre a Era Napoleônica e prepare-se cada vez mais pro vestibulares e ENEM!

Temos o resumo perfeito para você entender de uma vez por todas as Revoluções Francesas. Leia e prepare-se para gabaritar o ENEM e vestibulares!

Foi a Revolução Francesa o grande marco que inicia do Mundo Contemporâneo, criando um novo modelo de sociedade e afetando não só a França, mas o mundo ocidental como um todo. Foi essa Revolução Burguesa que pôs abaixo o Antigo Regime, vendo a necessidade de intervir na política antes absolutista.

Revolução de 1815: Golpe do 18 Brumário

Napoleão Bonaparte foi um ícone da história francesa. Ele se aproveitou de alguma maneira da instabilidade política devido às disputas entre povo e burguesia. Ele deu um golpe de Estado e tomou o poder da França e implantou um Império. Napoleão, através de inúmeras guerras, começou uma expansão dos domínios franceses. Com as muitas tentativas de invadir a Inglaterra malsucedidas, a França passou por maus momentos, inclusive com uma tentativa malsucedida de invadir a Rússia, devido à desobediência ao Bloqueio Continental, que custou aos franceses uma derrota.

Após as Revoluções Francesas houve uma época chamada Restauração, na qual aconteceu o Congresso de Viena, feito por países que derrotaram Napoleão Bonaparte. Esse Congresso restaurou as fronteiras da Europa antes da Era Napoleônica, além de restaurar também o antigo regime.

Bons estudos! ;D

Continue estudando
artigo
Post do blog

Questões Comentadas: Unificações Italiana, Alemã e Americana

Leia o resumo “Como ocorreram as unificações da Alemanha, Itália e EUA no séc. XIX?” e resolva os exercícios abaixo.
artigo
Post do blog

Mapa Mental: O Século XIX e suas Repercussões

Quer saber mais sobre o Século XIX e suas Repercussões? A gente tem um mapa mental pronto para tirar todas as suas dúvidas! Confira: