Mapa Mental: Dissertação

Vem aprender mais sobre dissertação e fique pronto para garantir uma nota 1000 na redação do seu vestibular!

A dissertação argumentativa, hoje, é o tipo textual mais cobrado nos principais vestibulares. Provas como a UNESP, a FUVEST e o próprio ENEM exigem esse tipo textual e, por isso, é importantíssimo que você conheça cada uma de suas características. Seja na questão do conteúdo, da estrutura ou da linguagem preferencial, esse tipo de texto precisa estar na ponta da língua! Vamos conhecê-lo?

Que conteúdo é esperado em uma redação dissertativa-argumentativa?

Quando lemos uma redação, é muito comum buscarmos sempre avaliar a qualidade argumentativa de um parágrafo. Mas o que significa argumentar? Qual é o objetivo desse texto?

Na redação dissertativa-argumentativa, dissertar significa defender uma ideia, um ponto de vista, uma opinião. Dessa forma, todas as temáticas apresentadas exigem uma reflexão por parte do candidato, de forma que, com os conhecimentos adquiridos em estudos, leituras e aulas, o seu texto possa ter uma opinião definida.

Depois de definido um ponto de vista, usando esses mesmos conhecimentos de mundo, é necessário, nesse tipo textual, defender essa ideia. Aqui está a impotância da argumentação: fundamentar, confirmar essa opinião é um trabalho de convencimento do leitor, o principal objetivo da dissertação-argumentativa.

QUER SABER MAIS SOBRE A REDAÇÃO DISSERTATIVA ARGUMENTATIVA? VEM CÁ DAR UMA OLHADA NESTE RESUMO!

Continue estudando
Post do blog

Questões Comentadas: Coesão Textual

Leia o resumo O que é Coesão Textual e Coerência Textual?” e resolva o exercício abaixo.
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Estrutura da Dissertação

Aprenda a Estrutura da Dissertação para arrasar na redação do ENEM e garantir sua nota 1000! 😀
artigo