Mapa Mental: Desenvolvimento

Confira esse mapa mental resumindo tudo o que você precisa saber sobre o Desenvolvimento da sua redação para mandar muito bem nos vestibulares e ENEM (:

O desenvolvimento é o espaço da argumentação. Neste parágrafo, você tem a chance de, a partir da tese apresentada na introdução, mostrar para o leitor a validade do seu ponto de vista. Para isso, é necessário que, em cada um dos parágrafos desse desenvolvimento, você apresente duas ferramentas muito importantes nesse processo de convencimento: um tópico frasal e a fundamentação desse tópico frasal. Vamos conhecer cada uma dessas partes juntos?

Tópico Frasal

O tópico frasal é o espaço de apresentação de uma ideia. Nele, você vai precisar sintetizar a ideia central do parágrafo a ser desenvolvido. É como num gene: o seu DNA é responsável por tudo o que aparece no seu corpo, certo? Seu comportamento, a cor do seu cabelo, dos seus olhos, a sua altura. Dentro desse DNA, há genes específicos para cada uma dessas características – o gene X cuida da altura, o gene Y determina se você vai ser loiro ou moreno etc. Se estamos falando de uma redação, a sua tese funciona como esse DNA, ou seja, tudo o que aparece no seu texto, tudo o que é utilizado na produção textual tem foco na fundamentação dessa tese, desse ponto de vista. Os genes, por sua vez, são os tópicos frasais: estão relacionados a essa tese e têm como objetivo a expressão de um todo, no caso, dividido em argumentos que buscam defender uma tese central.

Continue estudando pelo resumo, resolva e aprenda a resolução das questões de vestibular e confira uma lista divertida! Tudo isso para te ajudar a gabaritar o vestibular e conquistar a sua vaga na universidade; não perca!

Continue estudando
artigo
Post do blog

Questões Comentadas: Coesão Textual

Leia o resumo O que é Coesão Textual e Coerência Textual?” e resolva o exercício abaixo.
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Estrutura da Dissertação

Aprenda a Estrutura da Dissertação para arrasar na redação do ENEM e garantir sua nota 1000! 😀