Vamos aprender um pouco mais sobre como ocorreu a independência dos Estados Unidos?
A América Inglesa, ou Treze Colônias, possuíam dois tipos de colonizações diferentes: no Sul havia as colônias de exploração que seguiam o modelo de plantation, com mão de obra Escravista e produziam algodão e tabaco. Já no Norte, havia as colônias de povoamento, que faziam o chamado comércio triangular (melaço-rum-escravos) com as Antilhas, que não eram britânicas. Então, isso nos recorda a chamada Negligência Salutar, que é uma certa autonomia política e econômica dada à colônia inglesa. No entanto, com o envolvimento da Inglaterra na Guerra dos 7 anos, com a França, há uma necessidade inglesa, ainda que o país tenha saído vitorioso de recuperar sua economia pós-guerra.
Causas da independência dos Estados Unidos
1) Lei do Açúcar (1764): elevação da tarifa alfandegária sobre o açúcar.
2) Lei do Selo (1765): qualquer publicação na colônia teria um valor taxado.
3) Lei do Aquartelamento (1765): os colonos deveriam pagar para que os soldados ingleses ficassem protegendo as Treze Colônias.
4) Atos de Towshend (1766): alta cobrança de impostos sobre produtos.
5) Massacre de Boston: Cinco colonos mortos por atirarem bolas de neve em um prédio da administração inglesa.
6)Lei do Chá (1770): alta cobrança de taxa sobre o chá – colonos roubaram carregamento de chá que fora tacado ao mar (“Festa do Chá”).
7) Leis Intoleráveis: fechamento do porto de Boston e pagamento do prejuízo pelos colonos.
Congressos da Filadélfia
1774 – Primeiro Congresso
Pedido de maior representação política e de abertura do porto de Boston, porém não visava a separação da metrópole, juraram fidelidade ao rei.
Congresso elitista influenciado pelo iluminista John Locke. Reação Inglesa: Conflito Armado.
1775- Segundo Congresso
Declarou a separação das Treze Colônias.
4 de Julho de 1776: Declaração de Independência dos Estados Unidos da América.
Guerra de Independência
1) Batalha de Saragota (1777)
Vitória dos colonos em 1781 com apoio da França e da Espanha.
2) Tratado de Paris (1783)
reconhecimento por parte dos ingleses da independência dos EUA.
Exercícios
1. (Unirio) O processo de independência das 13 colônias da América do Norte, que culminou com a Declaração de Independência em 1776, relaciona-se à:
a) adoção de uma política liberal pelo Parlamento Inglês, que favoreceu o desenvolvimento colonial ao encerrar o monopólio comercial da Companhia das Índias Orientais sobre a venda do chá (1773).
b) intensificação do controle sobre as colônias da América do Norte, devido à crise econômica inglesa ao final da Guerra dos Sete Anos (1756-63).
c) proibição da cobrança do “imposto do selo”, decretada pela Inglaterra, o que extinguiu a principal fonte de renda do governo colonial americano (1763).
d) sublevação dos colonos, frente às decisões do Primeiro Congresso Continental de Filadélfia, que reforçava o controle político da metrópole inglesa sobre as 13 colônias (1774).
e) intervenção militar na luta pela independência e ao auxílio econômico fornecido por outras colônias americanas, tais como o México e o Canadá, que expulsaram os ingleses do território americano após a Declaração de Independência (1776).
2. (FGV) A conquista colonial inglesa resultou no estabelecimento de três áreas com características diversas na América do Norte. Com relação às chamadas “colônias do sul” é correto afirmar:
a) Baseava-se, sobretudo, na economia familiar e desenvolveu uma ampla rede de relações comerciais com as colônias do Norte e com o Caribe.
b) Baseava-se numa forma de servidão temporária que submetia os colonos pobres a um conjunto de obrigações em relação aos grandes proprietários de terras.
c) Baseava-se numa economia escravista voltada principalmente para o mercado externo de produtos, como o tabaco e o algodão.
d) Consolidou-se como o primeiro grande pólo industrial da América com a transferência de diversos produtores de tecidos vindos da região de Manchester.
e) Caracterizou-se pelo emprego de mão-de-obra assalariada e pela presença da grande propriedade agrícola monocultora.
GABARITO
1. B
2. C