4 imagens que vão te ajudar a nunca mais confundir as Variações Linguísticas!

A variação linguística é a mudança que pode ocorrem em algum ou em vários dos subsistemas constitutivos de uma língua (fonético, morfológico, sintático, léxico e semântico) de acordo com as condições sociais culturais, regionais e históricas.

Variação Histórica

.jpg/300px-Placapre-1911(Porto).jpg)

Refere-se aos estágios de desenvolvimento de uma língua ao longo da história.

Exemplo: Português arcaico x português contemporâneo.

Variação Geográfica

Variedade que a língua portuguesa assume nos diferentes lugares onde é falada.

Variação Social

Refere-se às formas da língua empregadas pelas diferentes classes ou grupos sociais.

Variação Situacional

É a capacidade que tem um mesmo indivíduo de empregar as diferentes formas da língua em situações comunicativas diversas, procurando adequar a forma e o vocabulário em cada situação.

Considerações importantes sobre as variações linguísticas:

– Todas as variações estão presentes tanto na língua falada quanto na língua escrita. Podemos, inclusive, encontrar (e usar) as variações linguísticas em diferentes contextos de produção escrita.

– Existe uma variedade de língua padrão, que é a variedade linguística de maior prestígio social. Aprendemos a valorizar a variedade padrão porque socialmente ela representa o poder econômico e simbólico dos grupos sociais que a elegeram como padrão.

– É importante compreender as variações linguísticas para melhor usar a língua em diferentes situações. Utilizar a língua como meio de expressão, informação e comunicação requer, também, o domínio dos diferentes contextos de aplicação da língua.

– O idioma pode ser um instrumento de dominação e discriminação social. Devemos, por isso, respeitar as linguagens utilizadas pelos diferentes grupos sociais.

Continue estudando
Post do blog

Variação Linguística — O Que é?

É com esta citação do professor e gramático Celso Cunha, destacada abaixo, que vamos começar a nossa reflexão sobre variação linguística. Assunto por vezes polêmico, vítima de preconceitos e centro de debates tanto no ensino mais básico quanto nas rodas do ensino superior. Vamos ver do que se trata.
artigo
Post do blog

Tudo sobre variação linguística para você arrasar sempre!

Tudo sobre variação linguística para você nunca mais esquecer e arrasar sempre 😀
artigo