3 dicas imperdíveis para uma conclusão de redação digna de 1000

A conclusão da redação do Enem deixa todo vestibulando louco! Na hora de fechar o texto, muita gente não sai do lugar. O último parágrafo da redação é tão importante quanto os outros, mas parece que as ideias já se esgotaram, né? Mas não se preocupe! Em três pequenos passos a gente descomplica o parágrafo de conclusão da redação. Duvida?

CONFIRA O EBOOK COM AS MELHORES REDAÇÕES DO ENEM

1. Use um conectivo conclusivo

Se você está finalizando o texto, deve deixar isso claro. Para isso, é muito importante que você apresente um conectivo conclusivo. Ótimos exemplos são: portanto, assimdessa formalogo…

Não, não é redundante. Pelo contrário: a pior coisa é um parágrafo de conclusão com “cara” de desenvolvimento. Por isso, não esqueça do conectivo!

2. Não esqueça de retomar a tese

A retomada da tese é uma estratégia muito importante, já que o número de redações com fuga ao tema é enorme. Parafrasear na conclusão o seu ponto de vista apresentado na introdução é uma forma de reafirmar para o leitor – que já leu a sua redação por inteiro – que você continua no tema.

Além disso, é uma forma de você, autor, se manter na proposta temática. Ou seja, uma estratégia dois em um: você prova para o corretor que não houve fuga e acaba lembrando de não sair da discussão. Bom, né?

3. Apresente uma boa proposta de intervenção.

As propostas de intervenção não são o fim do mundo. Pelo contrário: elas são o início! Com boas, maravilhosas propostas de intervenção, as portas do mundo acadêmico se abrem pra você tão facilmente quanto num alohomora da Hermione! 😛

Sim, você precisa solucionar problemas. Mas quais problemas? Os apresentados na proposta da redação. E de que forma? Dizendo não só o que pode ser feito, mas como pode ser feito, com que recursos pode ser feito, quem pode ajudar.

E para isso temos aquela sigla (GOMIFES), lembra? O Governo, as ONGs, a Mídia, o Indivíduo, a Família, a Escola e a Sociedade são os agentes transformadores que, juntos, darão aplicabilidade às propostas.

Pronto! Faça das conclusão o seu alohomora e entre de vez para a universidade! Seu papel, agora, é treinar bastante. Uma forma interessante de fazer isso é pegar temas diferentes e construir apenas a tese e o parágrafo de conclusão. Bom texto, e bom 1000!

É vestibulando e quer se preparar do melhor jeito possível para buscar sua vaga na universidade? Vem estudar com o Descomplica! Temos um curso perfeito, totalmente online, para você aprender se divertindo! Vamos juntos?

Continue estudando
Post do blog

Quais as principais características da dissertação argumentativa?

A dissertação argumentativa, hoje, é o tipo textual mais cobrado nos principais vestibulares. Provas como a UNESP, a FUVEST e o próprio ENEM exigem esse tipo textual e, por isso, é importantíssimo que você conheça cada uma de suas características. Seja na questão do conteúdo, da estrutura ou da linguagem preferencial, esse tipo de texto precisa estar na ponta da língua! Vamos conhecê-lo?
artigo
Post do blog

Descubra Como Fazer uma Boa Redação Para o ENEM

Não importa se você é de humanas, exatas ou biológicas. Uma coisa é certa: se vai prestar ENEM, precisa saber como fazer uma boa redação. Afinal, essa é uma das mais importantes partes da prova. Selecionamos algumas dicas de ouro para quem quer garantir a nota 1000! Veja abaixo.
artigo