O Renascimento é um dos períodos mais importantes da História Moderna, sabia? Bastante cobrado no Enem, ele aconteceu entre os séculos XIV e XVI e influenciou pra caramba a forma como vivemos hoje. No nosso resumo sobre Renascimento para o Enem, você acompanha tudo de importante que aconteceu nesse período e como ele influenciou a nossa vida hoje em dia.
Muito importante para a prova, a matéria sobre o que foi o Renascimento deve estar na ponta da língua, tá joia? Por isso, vale a pena ler um resumão sobre o que foi o Renascimento, além de ver o nosso mapa mental sobre Renascimento, questões sobre o período e como ele cai no exame!
Renascimento: resumo do que foi e como ele cai no Enem
O Renascimento é o período da História que marca a transição do feudalismo para o capitalismo. Também chamado de Renascentismo ou Renascença, ele aconteceu entre o século XIV e o XVI e trouxe várias mudanças importantes.
De forma geral, tudo mudou com o Renascimento, incluindo as estruturas sociais, a cultura, as artes, a economia, a ciência, a política e a religião.
Com origem na Itália, o Renascimento era orientado ao pensamento racional e científico, em detrimento do dogmatismo religioso predominante à época. Ele, então, espalhou-se para todos os países europeus, que, aos poucos, foram incorporando suas ideias e crenças.
Como surgiu o Renascimento
O Renascimento surgiu na Itália, mais especificamente na cidade de Florença. Isso porque, enquanto cidades como Milão, Siena, Pisa e Veneza tinham governos conservadores, em Florença a classe média se destacava, bem como os trabalhadores liberais e as guildas, espécies de sindicatos, que desafiavam a organização feudal.
Entre as principais características do Renascimento, podemos destacar o posicionamento da razão sobre o misticismo religioso. Isso significa, de forma resumida, que ciência e razão eram as únicas formas de se chegar ao conhecimento da verdade.
Outras características do Renascimento são:
- Experimentalismo, noção de que tudo deve ser demonstrado com experiências científicas;
- Antropocentrismo (homem é o centro do universo);
- Individualismo, garantindo que os homens têm liberdades individuais. Isso resulta na livre concorrência e no direito à propriedade.
Renascimento na Filosofia para o Enem
Um resumo sobre Renascimento para o Enem precisa falar sobre Filosofia. Isso porque a principal corrente filosófica renascentista dé o Humanismo. Ele resgata os exemplos da Antiguidade Clássica, sob o pressuposto de que olhar para esse período ajudaria a recuperar a dignidade dos seres humanos.
O Humanismo propõe o uso da razão e da ciência para trazer conhecimento sobre o homem, sobre si mesmo e sobre o mundo. O Renascimento se concentrava em três eixos de estudos filosóficos:
- Filosofia política;
- Humanismo;
- Filosofia da natureza.
Renascimento cultural para o Enem
Sabia que alguns dos pintores mais conhecidos da História são italianos? Não por acaso, eles viveram no Renascentismo e se beneficiaram do alto financiamento que o renascimento italiano dava às artes.
Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael e Donatello são alguns exemplos. O David e a Pietà de Michelangelo, a Monalisa de da Vinci e a Vênus de Botticelli são alguns exemplos de artes icônicas desse período.
Já na Literatura, o movimento renascentista tratou das grandes aventuras e dilemas do homem. Foi neste período que surgiram obras como A Divina Comédia, de Dante Alighieri, Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, Os Lusíadas, de Luís de Camões, O Príncipe, de Nicolau Maquiavel, e grandes tragédias de William Shakespeare, como Romeu e Julieta, Macbeth e Otelo.
Resumo sobre o Renascimento científico
Ciência e arte estavam intimamente interligadas no Renascimento. Leonardo da Vinci, por exemplo, era pintor, cientista e inventor, dando grandes contribuições no campo da anatomia humana e da aerodinâmica.
A redescoberta dos textos da Antiguidade e a invenção da imprensa favoreceram a difusão do conhecimento. Galileo Galilei trouxe o método científico, implementando cada vez mais racionalidade a esse período.
Nicolau Copérnico inovou no Renascentismo, afirmando que a Terra girava em volta do sol (Heliocentrismo). Houve, ainda, muitas descobertas nos campos da Astronomia, Física, Biologia e Anatomia.
Estrutura das cidades no Renascimento
Uma das principais mudanças trazidas pelo Renascimento foi a reestruturação das cidades. O sistema feudal estava em decadência e o livre comércio se expandia cada vez mais
Assim, surgiram os “burgos“, com mais mobilidade social em detrimento da sociedade estamental. Os burgos eram compostos por burgueses, classe de comerciantes e trabalhadores liberais.
Desta forma, pouco a pouco, as estruturas do sistema feudalista foram desmontadas.
Se você está se preparando para o Enem com o nosso resumo sobre Renascimento, não deixe de ver esse mapa mental incrível sobre o Renascimento do Descomplica!
Tem, ainda, exercícios sobre Renascimento para o Enem que você PRECISA fazer! E, além disso, tem um vídeo com um resumo sobre o Renascimento! Confere aí!
O Descomplica é parceiro de quem vai prestar o Enem e tem o melhor esquema de aulas online pra você assistir quando e de onde puder. Se liga nos nossos planos de aulas e comece já a estudar para o Enem!