• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Quem foi Tiradentes? Resumo da história de Joaquim José da Silva

Quem vai prestar o Enem precisa entender de muitos temas, você sabe… É coisa pra caramba pra estudar e você ainda deve estar ligado nas atualidades. 

Falando sobre História do Brasil, especificamente, é importante conhecer os movimentos populares, seus líderes e como eles ajudaram a transformar o Brasil. Tiradentes é um dos principais nomes quando o assunto é esse.

Mas quem foi Tiradentes? Confira o resumo!

Tiradentes foi um dos líderes mais importantes da Inconfidência Mineira, sabia? Seu nome é super conhecido até hoje e, inclusive, há um feriado em homenagem a ele, em 21 de abril.

Vale a pena conhecer tudo sobre este personagem, importante em uma das épocas mais lembradas do Brasil Colonial. Se liga no Descomplica que você passa de ano!

Quem foi Tiradentes?

Tiradentes era o apelido de Joaquim José da Silva Xavier. Ele foi um importante nome da liderança de um movimento emancipacionista chamado Inconfidência Mineira.

Como o próprio apelido sugere, ele era, sim, um dentista, mas suas atribuições iam muito além de cuidar da saúde bucal da galera.

Ao longo de sua vida, Tiradentes trabalhou em diversas ocupações, incluindo condutor de tropas de animais (tropeiro), minerador e mascate (ambulante). Além disso, foi alferes (cargo militar da época).

Ele nasceu em 12 de novembro de 1746 e, durante a vida, se envolveu em movimentos populares como a Inconfidência Mineira. Isso, inclusive, rendeu ao dentista uma morte cruel por ordens da Coroa Portuguesa.

O que foi a Inconfidência Mineira 

A Inconfidência Mineira foi um movimento que ocorreu entre os anos de 1788 e 1789 e teve grandes influências de ideias Iluministas.

Tudo aconteceu porque geral estava super insatisfeito com o governo português, que abusava do poder e da política, cobravam altos impostos e praticavam a escravidão. 

De forma geral, eles lutavam pela liberdade do Brasil e pelo fim do governo português. Tiradentes era um desses caras, que buscavam:

  • Liberdade definitiva;
  • Implantação de um governo republicano;
  • Independência das regiões de Minas Gerais;
  • Aplicação do livre comércio e criação de universidades.

Com o controle da extração de ouro por parte da coroa portuguesa, era necessário impedir o contrabando e aplicar leis e taxas. O valor era calculado com base nas barras registradas pelas casas de fundição. 

Surgiu, então, o Quinto, que pregava o seguinte: 20% do ouro para a coroa. Havia, ainda, a Derrama, outra forma de a metrópole garantir seus lucros anualmente, mesmo que a produção fosse menor.

Por vezes, os contribuintes deviam contribuir com suas próprias riquezas para não haver perdas na arrecadação.

Com a galera revoltada diante da situação, ao mesmo tempo em que o pensamento liberal e o Iluminismo estavam em alta, foi a receita perfeita pra colocar fogo no parquinho! 

Os colonos queriam autonomia e menos intervenção da coroa e foi aí que a Conjuração Mineira surgiu. Vários nomes da elite mineira participaram e Tiradentes foi um dos membros, que tinham o objetivo de se libertar da colonização portuguesa e implantar uma república. 

De forma resumida, esse movimento tinha as seguintes características:

  • Elitista, ou seja, com participação de escritores e poetas;
  • Manutenção da escravidão;
  • Ideal republicano;
  • Maçonaria.

Depois de reunirem essa turma, eles pensaram em um plano pra acabar com a situação. E foi bem no dia da aplicação da derrama!

O problema é que os conspiradores foram denunciados à coroa portuguesa. Seus integrantes foram quase todos presos e exilados, exceto Tiradentes, que foi enviado para a cadeia. 

Depois, ele foi enforcado e esquartejado para servir de exemplo em praça pública em 21 de abril de 1792. Sua cabeça foi exposta na principal praça da cidade de Ouro Preto, uma típica retaliação absolutista.

Pesado, né? Infelizmente, mas a história foi essa. 

Diante de tudo isso, Tiradentes acabou ganhando uma imagem de herói nacional, que lutou até o fim pela liberdade de seu país.

Sacou tudo sobre Inconfidência Mineira e o resumo de quem foi Tiradentes? Aposto que sim!

O Descomplica é parceiro de quem vai prestar vestibular e precisa dar um gás nos estudos do Enem. Dá uma olhada nos nossos planos de aulas online! Tamo junto!