• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Descubra quais são os pontos extremos do Brasil

Você já ouviu aquela expressão “do Oiapoque ao Chuí?” Ela nada mais é do que uma citação de pontos extremos do Brasil – algo que cai bastante no Enem. Que tal conhecer as partes mais distantes entre si no território brasileiro (que é gigante!) e entender onde cada uma está localizada? Vem que a gente te dá a letra!

Se você quer saber quais são os pontos extremos do Brasil para o Enem, é importante saber o que eles são, antes de tudo. Pontos extremos são as partes mais distantes entre si no território brasileiro. A distância entre o extremo norte brasileiro e o sul, por exemplo, é de 4394 km. Já a distância de leste a oeste é de 4319 km. 

Arroio Chuí, Monte Caburaí, Ponta do Seixas e Serra da Contamana são alguns termos que você deve ter em mente quando o assunto são os extremos do Brasil. Aprenda, a seguir, todos os pontos do nosso País!

Quais são os pontos extremos do Brasil?

O Brasil está geograficamente localizado no Hemisfério ocidental, a oeste do Meridiano de Greenwich. Nossas terras se estendem de norte a sul e leste a oeste e, por isso, nosso país tem dimensões continentais.

Os pontos extremos do Brasil são as partes mais distantes entre si no território brasileiro. Eles também são chamados de pontos meridionais, orientais e latitudinais. 

Ao todo, de norte a sul, temos 4394 km de extensão, que ligam os extremos do Brasil no norte com o Monte Caburaí e, ao sul, com o Arroio Chuí. Nos extremos do Brasil de leste a oeste, temos 4319 km de extensão. O ponto mais oriental do continente americano é a Ponta do Seixas. E a Serra da Contamana, no Acre, é considerada o extremo leste do território brasileiro.

Monte Caburaí: extremo norte do Brasil

O Monte Caburaí é considerado o ponto mais ao norte do Brasil, com 1456 metros de altitude. Ele está localizado no Estado de Roraima, na região da Serra do Caburaí, no município de Uiramutã, que faz divisa com a Guiana. 

Com mais de mil metros de altitude, este planalto substitui o “Oiapoque” no dito popular, já que o termo famoso não é exatamente o ponto norte mais extremo do território brasileiro.

Se fôssemos considerar o registro correto de ponto norte mais extremo do Brasil, o termo correto seria da “Serra do Caburaí ao Chuí”.

Arroio Chuí: extremo sul brasileiro

Localizado no extremo sul do Brasil, o Arroio Chuí é um pequeno curso de água no Rio Grande do Sul, que faz divisa com o Uruguai. Correndo de norte para o sul, o rio Arroio corta o município de Chuí e, depois, vira a leste e deságua no Oceano Atlântico.

Por convenção, o Arroio Chuí é considerado o ponto mais ao sul do Brasil, mas, geograficamente, o ponto mais meridional do Brasil está dentro do rio Arroio. Por isso, muitas vezes, esse ponto pode se modificar com as cheias.

Serra da Contamana: extremo oeste 

A Serra da Contamana (ou Serra do Divisor) é uma cordilheira rochosa que se localiza no extremo oeste do Brasil. Ela fica no Estado do Acre e faz divisa com a região de Ucayali, no Peru. Este ponto tem uma altitude de 609 metros.

A região faz parte do Parque Nacional da Serra do Divisor (PNSD). O nome Contamana é de origem peruana e, por isso, o local é mais conhecido como Serra do Divisor – visto que ele separa o Brasil do Peru. 

Ponta do Seixas: extremo leste do Brasil

A Ponta do Seixas está localizada na cidade de João Pessoa, na Paraíba. Ela é considerada, desde 1941, como o local mais leste do território brasileiro.

O ponto mais oriental do Brasil tem cerca de 1683 metros para leste. 

Geografia te dá aquele trabalho na hora de aprender? O Descomplica te dá aquele aulão para o Enem e te ajuda a estudar para todas as matérias. Dá uma olhada nos nossos cursos online para o Enem e vem com a gente!

Ah! Aproveite pra assistir o aprofundamento em Geografia e História que vai tirar todas as suas dúvidas relacionadas às duas matérias! Nossos professores são sucesso!

Aprofundamento de Geografia e História