Entrar na Universidade de São Paulo (USP) é o sonho de boa parte dos estudantes, né não? Isso porque, além de ser gratuita, a instituição tem excelentes notas em avaliações da qualidade do ensino, fazendo parte de uma seleta lista das melhores universidades do mundo. Se você tem o sonho de entrar lá, veja a nota de corte para a USP!
A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), responsável pelo vestibular de ingresso na USP, divulga, anualmente, as notas mínimas para a primeira e segunda fase do vestibular. Essas notas indicam o limite mínimo para que os candidatos sejam classificados para a realização da 2ª fase do vestibular, além de direcionarem quem pode ter acesso ao SiSu.
Conhecer as notas de corte para o seu curso na USP ajuda a entender melhor a concorrência e se preparar da melhor forma para o exame. Por isso, a gente te mostra as notas de corte da USP e as notas de corte do SiSu!
Notas de corte do vestibular da USP
Segundo a última divulgação das notas de corte para o vestibular da USP, divulgados pela Fuvest, as carreiras que tiveram notas mínimas mais altas foram Medicina e Engenharia Aeronáutica.
Mais precisamente, Medicina em São Paulo, com 83 pontos, Medicina em Ribeirão Preto, com 81 pontos, Medicina em Bauru, com 78 pontos, e Engenharia Aeronáutica em São Carlos, com 71 pontos.
Essas notas de corte funcionam da seguinte maneira: são convocados para a segunda fase os candidatos mais bem classificados, em número correspondente a 4 vezes a quantidade de vagas da carreira e modalidade de concorrência (AC, EP e PPI).
Se houver empate na última colocação correspondente a cada carreira e modalidade, são admitidos para a segunda fase todos os candidatos nessa condição.
Os candidatos que tiverem menos de 30% do valor da prova da primeira fase serão eliminados do vestibular da Fuvest e não passarão para a segunda fase.
O cálculo da nota de corte do vestibular da USP varia a cada ano. Ele considera o desempenho dos candidatos na primeira fase nas carreiras e modalidades de concorrência. Quando o desempenho dos estudantes é melhor na comparação com a prova da primeira fase, a nota mínima sobe. Em caso contrário, a nota mínima cai.
Confira, a seguir, os dez cursos da USP com as maiores notas de corte:
- Medicina 83
- Medicina – Ribeirão Preto 81
- Medicina – Bauru 78
- Engenharia Aeronáutica – São Carlos 71
- Relações Internacionais 67
- Psicologia 67
- Curso Superior do Audiovisual 64
- Ciências Biomédicas 64
- Engenharia Mecânica, Mecatrônica e de Produção – São Carlos 64
- Psicologia – Ribeirão Preto 63
Quer saber as notas de corte de todos os cursos da USP? Dá uma olhada aqui!
Fazer uma arte com base nesta planilha https://www.fuvest.br/wp-content/uploads/fuvest_2021_notas_minimas.pdf
Notas de corte do SiSu na USP
As notas de corte do Sisu na USP costumam ser as mais altas do Brasil para a maioria dos cursos de graduação. Para se ter ideia do nível de concorrência, em 2020, o curso que exigiu a nota mais alta foi Engenharia Aeronáutica, com 857,84 pontos.
Entretanto, pelas cotas para alunos de escolas públicas, as notas são mais baixas.
Em segundo lugar nas notas de Corte do Sisu na USP ficou Relações Internacionais, que teve 831,63 pontos como a nota de corte. Enquanto isso, Medicina ficou em terceiro lugar, com 816 a 827 pontos, conforme a cidade.
Pelas cotas, as notas de corte do Sisu na USP são menores. Em todo o País, as notas de corte das cotas são 6% mais baixas, na média.
Por outro lado, as cinco menores notas de corte na USP foram as seguintes:
- Engenharia de Materiais, no campus de Lorena, com 597,77 pontos.
- Em seguida, vem o curso de Ciências Físicas e Biomoleculares, em São Carlos, com 605,44 pontos;
- A terceira menor nota ficou com o curso de Administração, em São Paulo, com 623,16 nas notas de corte do SiSu na USP.
Saiba como usar a nota do Enem para entrar na faculdade pelo SiSu
Quer passar na USP e mandar super bem no Enem? Então, a gente dá a letra: estude com o Descomplica!
Nossos cursos online preparam para o Enem e te ajudam a entrar na facu dos seus sonhos! Conheça nossas aulas online para o Enem e só vem!