Quer receber materiais gratuitos e conteúdos exclusivos? 😉

Insira seu e-mail e receba todas as novidades sobre o Enem 2019 em primeira mão

Entrevista: como se manter motivado para o Enem?

A estudante Allana Beatriz conta suas dicas de como arrasar na prova

Como estamos a poucas semanas do Enem, não dá para vacilar! Trouxemos alguns dos nossos ex alunos, que estudaram com a gente em outros anos, para compartilhar um pouquinho seus segredos de como lidar com essa pressão que envolve prestar o Enem. Hoje, quem vai conversar com a gente é a Allana Beatriz! Vamos nessa?

CONFIRA AQUI COMO ESTUDAR A 5 SEMANAS DO ENEM! 😀

Allana Beatriz, estudante do Descomplica em 2016, conta os segredos da sua rotina de estudos

Descomplica: Quem são suas principais inspirações no dia a dia? Como essas pessoas influenciam na sua preparação?

Allana: Existe um grupo de pessoas que me ajuda muito no quesito “motivação”. Em primeiro lugar, Ele é meu suporte primário – sou muito apegada a Deus. Em segundo, meu pai é meu grande alicerce em plano terreno. Ele me dá todo o apoio do mundo, além de estar sempre presente para me guiar. Isso sem falar que ele sempre diz o que deve ser dito, independente do momento.

Em terceiro, está o professor Valladares. Contar com o suporte dele esse ano foi algo incrível. Suas orientações me mantiveram na linha nas vezes em estive cansada e com medo. Por último, mas não menos importante, cito minha melhor amiga – além dos meus outros amigos mais próximos também. Isso sem falar em alguns seguidores do meu perfil de estudos! Eles sempre me deram conforto quando não estou 100%.

 

D: Como seus amigos influenciaram na sua motivação para estudar? Vocês se reuniam para estudar? Vocês encontravam apoio um no outro?

A: Meus amigos me apoiam bastante. Eles sempre encontram uma forma de me confortar com uma palavra de incentivo para enfrentar os momentos difíceis. Eu estudo com alguns deles – tenho uma dupla de estudos, e nos ajudamos para sanar algumas dúvidas. Além desse par, também tenho amigos que, de vez em quando, se reúnem para discutir sobre a matéria e ajudar em alguma dúvida específica.

 

D: Para chegar motivado até o Enem, você acha importante ter momentos livres? Se sim, como eram esses momentos e como você os encaixava na sua rotina de estudo?

A: Acho fundamental! Afinal, eles servem como “válvula de escape”. Existem momentos em que estamos cansados mentalmente para seguirmos com uma atividade. Se continuarmos a forçar o estudo, isso nos prejudica, logo, fazer pausas faz parte do projeto.

Eu gosto de me reunir com meu pai e minha irmã para vermos filmes ou séries. Fazemos isso, geralmente, nos finais de semana. Esse programa em família rola até mesmo em dias em que eu me encontro muito cansada para estudar.

 

D: Qual papel os professores tiveram na sua motivação para o Enem?

A: Como eu já havia falado, o Valladares me ajudou demais! Principalmente nesse ano de 2017, já que, por meio do GEP, nós conseguimos ter um contato mais próximo. Isso me ajudou a me manter focada e a não sair da linha nos estudos. Os outros professores também sempre ajudam – seja dando uma aula excelente, seja dando palavras de motivação.

 

D: Nos momentos de insegurança, o que te fazia continuar motivada?

A: Pedia socorro! Como disse na primeira pergunta, eu peço ajuda pra Deus. Depois ouço uma música motivacional e procuro conversar com meu pai ou amigos.

 

Curtiu? Agora usar essa dicas na reta final para o Enem e garantir sua vaga na universidade ano que vem! Não desista agora que falta bem pouquinho para você alcançar seu sonho! 😉