• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

8 dicas de como passar em Medicina

O curso de Medicina é, provavelmente, um dos mais concorridos no vestibular e que, por isso, exige as maiores notas no Enem. São muitos candidatos querendo entrar em universidades reconhecidas e, pra conseguir uma vaga, é fundamental entender formas de se diferenciar e conquistar uma nota excelente.

Dá um friozinho na barriga saber que há centenas de candidatos disputando uma vaga na facul com você, né? Mas saiba que, mesmo assim, é possível mandar bem no Enem e conseguir uma vaga em Medicina! O segredo é estudar da maneira certa e ter muuuuita disciplina!

A seguir, listamos 8 dicas de como passar em Medicina. Dá uma olhada nelas e veja se você está no caminho do caminho já ou precisa começar o caminho do zero.

Se a segunda opção for o seu caso, não se preocupe! O Descomplica te aqui pra te ajudar a passar em Medicina!

Dicas de como passar em Medicina

As faculdades de Medicina são super disputadas e desejadas pelos alunos que prestam o Enem ou o vestibular. A relação candidato/vaga é bem alta, então você precisará se esforçar ao máximo e fazer bonito na prova.

As nossas dicas de como passar em Medicina são:

1. Defina claramente o seu objetivo

Quando você tem uma meta, um objetivo, consegue se dedicar mais a alcançá-lo. Se você sonha em cursar Medicina, pesquise as melhores universidades e decida em quais gostaria de estudar

Esta clareza no desejo é essencial para materializar a sua vontade e torná-la mais real. 

2. Pesquise os vestibulares

Depois que você mapear as faculdades nas quais deseja cursar Medicina, é hora de conhecer as características da prova, já que há diferenças nas abordagens e estilos das questões.

Vale a pena ver testes antigos e ler comentários sobre os vestibulares que você prestará. No caso do Enem, avalie as edições anteriores e o desempenho dos candidatos em Medicina para entender melhor as habilidades exigidas na prova.

3. Monte um cronograma de estudos

Como o vestibular de Medicina é o mais exigente, o candidato não pode priorizar uma disciplina e deixar outras “de lado”. Ele precisa ser bom em tudo, já que todos os pontos contam – e muito – para sua aprovação.

As disciplinas da área de Biológicas estão bem mais associadas ao curso de Medicina e podem até valer mais pontos no vestibular, mas você precisa considerar todas as matérias, incluindo Português, Redação e Literatura, por exemplo.

O cronograma de estudos vai te ajudar a dividir seu tempo entre as matérias, permitindo que você dê conta de todo o resultado. O Descomplica te ajuda a montar um cronograma personalizado para Medicina, se você precisar. 

4. Separe um espaço para estudar

Na preparação para o vestibular de Medicina, é importante prestar atenção ao local de estudo. O ideal é conseguir um ambiente gostoso, silencioso e confortável, já que você passará muitas horas do dia ali.

Invista em boa luminosidade e em uma cadeira confortável para evitar dores físicas, fazendo com que você se distraia nos estudos.

5. Faça simulados

Busque provas dos anos anteriores e faça os exercícios como se estivesse no dia do vestibular. Vale, ainda, cronometrar o tempo e deixar alguns alimentos e água por perto para consumir durante a execução do simulado.

Ao fazer isso, você treina para o dia do vestibular de Medicina e fica muito mais preparade para tirar uma nota alta!

6. Atualize seus conhecimentos

Boa parte dos estudos para o vestibular de Medicina passam pelas atualidades do mundo. Isso porque o candidato deve estar por dentro de discussões e notícias que rodam o mundo, estando pronto para debater esses temas em suas redações, por exemplo.

Busque sempre se informar em portais de notícias sérios e entender como isso compromete o cenário nacional e internacional. 

7. Descubra a melhor forma de estudar

Cada aluno rende de uma forma diferente. Vale a pena descobrir qual é a ideal para você, já que existem diversas técnicas e formas de estudar.

O Descomplica te ajuda a criar um plano personalizado de estudos, que se adapta às suas necessidades e horários

8. Controle a ansiedade e o nervosismo

O nervosismo pode atrapalhar – e muito – seu desempenho na prova de Medicina. Por isso, busque fazer exercícios e atividades que tirem o foco na prova.

Aprenda técnicas de meditação, controle de respiração e relaxamento do corpo, deixando as preocupações de lado por alguns instantes. Com esse domínio, suas chances de manter a concentração e ter um bom desempenho no vestibular de Medicina aumentam muito!

Ser aprovado em Medicina é possível, sim! Com o Descomplica, você monta seu cronograma de estudos e define a melhor forma de estudar. Conheça os nossos planos de aulas online para Medicina e arrebente na prova!