Oh, meu Deus, faltam dois meses para o Enem e você ainda não se mexeu? E agora? Será que ainda da para estudar para o exame em 2 meses?
Calma aí que temos uma boa e uma má notícia: a boa é que é possível, sim, estudar para o Enem em dois meses. A má é que tu vai ter que ralar muuuito para dar conta disso!
Ficou enrolando para estudar e deu nisso, né? Agora, só orando muito e contando com a ajuda da Descomplica para não fazer feio no dia do exame.
Se liga nas nossas dicas que é sucesso!
Passo a passo: como estudar para o Enem em dois meses
Para quem perdeu todo o preparatório para o Enem e se perdeu no meio do caminho, não tem jeito. A dois meses do exame, o jeito é priorizar conteúdos e colocar a mão na massa. Estudar firme mesmo!
Um passo a passo eficiente para estudar para o Enem em dois meses é o seguinte:
Crie um cronograma de estudos
Você pode pegar os assuntos que mais caem na prova e criar um cronograma de 2 meses para o Enem que encaixe na sua rotina. Será preciso entender como é a sua rotina, organizar os conteúdos definindo dias e horários de estudo, estabeleça objetivos e metas e não se esqueça de reservar um tempo para descansar.
Use seu tempo com sabedoria
Já que você não tem tempo sobrando e o exame tá logo aí, o segredo é estudar, estudar e estudar. Porém, é essencial dividir cada minuto da melhor forma e usar seu tempo com sabedoria.
Como há bastante conteúdo e você precisa absorver grande parte dele, esse momento deve ser encarado como um intensivão. Sorry, mas não rola descanso. Dedique boa parte dos seus minutos após a aula para se preparar.
Priorize Português e Matemática
Você precisa ser realista no momento de montar seu cronograma de estudos. Não adianta colocar várias coisas ali se você sabe que não vai dar conta em dois meses.
Um período tão curto de tempo pede um planejamento mais pé no chão. Então, a dica é focar no que mais cai em Português e Matemática – duas provas que mais contam na média total do Enem.
É claro que essa abordagem não é a ideal e você precisa se preparar para todo o exame, mas, como você tem pouco tempo, fica melhor priorizar o que pode te render uma nota melhor.
Aproveite para ler o texto: Modelos de redação para prova do Enem
Escreva mapas mentais e resumos
Uma das formas de otimizar o estudo é escrever o que você entendeu de um conteúdo. Por isso, invista em resumos e mapas mentais, que ajudam a organizar as matérias de uma forma mais simples.
No mapa mental, você monta um diagrama para unir vários conceitos que se relacionam entre si.
Treine a sua velocidade
O Enem é uma prova que exige um bom ritmo do candidato para que ele não se perca no final e acabe tendo que correr para resolver as últimas questões. Por isso, é essencial que você passe bem rapidinho pelas questões mais fáceis (e não cometa erros de jeito nenhum).
Como o Enem se baseia na TRI (Teoria de Resposta ao Item), suas questões são divididas em graus de dificuldade. O sistema interpreta que, se o candidato está acertando as difíceis e errando as fáceis e médias, ele está chutando quase todas. Por isso, sua pontuação diminui.
Vale a pena fazer simulados online e cronometrar o tempo e ver como você se sai ao fazer provas anteriores do Enem.
Leia também o texto: como corrigir erro na redação do Enem
Conheça a prova a fundo
Como você só tem dois meses, é preciso devorar a prova do Enem como se não houvesse amanhã. Então, veja como são as questões do Enem e quais são os temas mais abordados de cada tema.
Vale, ainda, pesquisar os assuntos mais cobrados na redação do Enem e escrever o máximo que puder. Já que essa parte do exame é bastante importante para uma boa nota, é preciso que o aluno preste atenção ao que está acontecendo no Brasil e no mundo para argumentar sobre diferentes assuntos quando eles forem apresentados.
Aproveite para conferir o vídeo do nosso canal do youtube com outras dicas para de estudos.
A Descomplica pode te ajudar a estudar em dois meses para o Enem. Dê uma olhadinha em nossos cursos preparatórios!