• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como encontrar o melhor site para estudar para o Enem?

Estudar para o ENEM é algo que pode, à primeira vista, assemelhar-se a um monstro horroroso. Você olha para isso tarefa e morre de medo, né? Mas sabia que, conhecendo os melhores sites para estudar para o ENEM, é possível se preparar certinho e ainda conseguir um notão?

Há algumas dicas para garantir que você se saia bem no exame. Acessar os sites adequados, investir em conteúdo de qualidade e dedicar um bom tempo para estudar online ou de forma presencial são atitudes fundamentais.

Como encontrar o melhor site para estudar para o Enem?

Quer encontrar o melhor site para estudar para o ENEM? A gente te ajuda!

4 dicas para encontrar o melhor site para estudar para o ENEM

Existem algumas etapas fundamentais a serem percorridas quando o assunto é estudar para o ENEM. Neste artigo (https://descomplica.com.br/tudo-sobre-enem/novidades/como-estudar-para-o-enem/) você conhece todas elas em detalhes.

Resumidamente, elas são:

1. Entenda como funciona o ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio utiliza um algoritmo chamado TRI para corrigir e dar a nota final da prova de múltipla escolha.

É fundamental você entender como funciona essa calibragem a cada resposta, de acordo com a classificação de grau de dificuldade de cada pergunta (Fácil, Médio, Difícil).

Pensando nisso, sua estratégia ao buscar um site para estudar para o ENEM deve ser acertar pelo menos todas as fáceis e médias. Você precisa fazer exercícios desse tipo para verificar se consegue chegar lá ou ainda precisa de mais estudos.

O site do Inep disponibiliza edições anteriores do exame para que você refaça as provas e veja como se sai.

2. Monte uma estratégia de acordo com seu curso

Monte uma estratégia de estudos

Inúmeras universidades utilizam a nota obtida no ENEM para fazer a seleção de alunos. Por isso, é fundamental entender o peso por área de conhecimento de acordo com a sua área.

Você precisa saber, por exemplo, que o peso da disciplina Matemática é muito maior para alguém que vai prestar Engenharia do que para um candidato de Letras.

É claro que todo o conjunto é importante, mas você precisa se dedicar com mais afinco às disciplinas que valem mais.

Outra coisa importante! Fique atento à distribuição das provas, já que é preciso se preparar para dias intensos de exame.

No primeiro dia, há oito provas – Redação, Linguagens (Português, Literatura, Língua estrangeira) e Ciências Humanas (Geografia, História, Filosofia, Sociologia).

O outro dia engloba Provas de Natureza (Biologia, Física e Química) e Matemática.

Conseguir dominar tudo isso com calma e sem perder o raciocínio é fundamental. No segundo dia, ao fazer as questões de Exatas, é importante adotar estratégias para ter mais velocidade.

Neste e-book você fica sabendo de mais detalhes sobre como estudar para o ENEM.

3. Preste atenção às atualidades

Acessar bons sites e ler notícias referentes ao que acontece no Brasil e no mundo é muito importante para se dar bem no ENEM.

Isso porque, em geral, a prova é feita no mês de julho e as questões são contextualizadas com fatos ocorridos até esse período. Fatos que aconteceram no ano anterior também são muito importantes.

Busque fontes seguras de informação, como sites de jornais e revistas sérios, para ter acesso a informações apuradas e confirmadas. Cuidado com as Fake News, hein!

Uma dica para ter boas notas no ENEM é mesclar o estudo de atualidades com outras matérias. Isso te ajuda a não se sentir desorientado no momento de fazer o exame, caso precise pular de uma questão de Matemática para Biologia, por exemplo.

Uma rotina de leitura de livros, portais e revistas é bastante desejada quando você está estudando para o ENEM. Essa rotina inteligente evita que você fique entediado e traz mais dinamismo ao processo.

Criar um cronograma de estudos para o ENEM é uma dica super valiosa para conseguir executar essa dica com sucesso!

4. Fuja da procrastinação agora!

Fuja da procrastinação agora

Sempre existe uma matéria que não te agrada e da qual você foge. Vai deixando os estudos para depois, e depois, e, quando vê, chegou a hora do exame e você não tem outra alternativa que não enfrentá-la.

A procrastinação é uma péssima forma de encarar os estudos para o ENEM. Você precisa criar mecanismos para deixar essa matéria mais leve e divertida. Encontrar bons sites para estudar para o ENEM te ajuda a tornar esse processo mais simples e fácil.

Evite acumular matéria atrasada. Isso pode virar uma bola de neve e fugir do seu controle, o que traria muitos prejuízos aos estudos.

Cansou só de ler a dicas? Calma! Tem jeito de ir bem no ENEM!

Sites com conteúdo gratuito, como o Descomplica, são ótimos para estudar para o ENEM. Aqui, você tem acesso a muitas dicas para o exame e aprende como estudar por matérias, fazer exercícios, acessa simulados do ENEM e gabaritos de anos anteriores.