Trabalhar com programação é uma opção bastante interessante pra quem está entrando no mercado de trabalho.
A área vem apresentando bons salários e, principalmente, oportunidades pra quem busca aprendizado.
Mas você sabe o que é preciso pra trabalhar nesse setor? É isso que a gente vai te falar hoje.
Neste artigo, você conhecerá as áreas de atuação, como conseguir oportunidades com programação e por que investir nessa carreira pode ser uma ótima alternativa. Continue a leitura!
O que faz esse profissional?
Muito se fala sobre a tecnologia e as novas profissões que têm se popularizado. Entretanto, a gente acredita ser muito válido explicar o que, de fato, faz um programador e quais nichos ele pode atuar.
Bom, em termos simples, esse profissional é responsável por criar ou desenvolver códigos que vão garantir o funcionamento de softwares.
Além disso, também é possível operar com coleta de dados de usuários e soluções de problemas em sistemas.
Assim, as áreas de atuação também são bastante diversificadas. Dá pra ser:
- desenvolvedor web;
- desenvolvedor mobile;
- programador de jogos;
- programador de desktop
Dentro destes nichos, inclusive, ainda há uma ampla gama de opções.
Por que investir nessa profissão?
Agora que a gente já te explicou o que faz esse profissional, você deve estar se perguntando: “Tá, mas por que eu devo investir nessa área?”
Bom, como a gente disse no começo, o setor de tecnologia está em alta. Inclusive, apresentou crescimento durante esse período conturbado.
Assim, isso significa que existem várias oportunidades, mesmo pra quem não tem tantas qualificações ainda.
Dessa forma, se você tem facilidade e gosta da área, com certeza é muito válido investir em programação.
Com uma carreira neste campo, você pode:
- ter mais ofertas profissionais;
- conseguir bons salários;
- ter liberdade geográfica, já que o trabalho será online;
- desenvolver projetos em várias áreas.
Por isso, com um plano de carreira bem definido, é possível crescer muito.
Como começar a trabalhar com programação?
Como todo e qualquer trabalho novo, é natural que existam algumas incertezas sobre como começar na área. Pensando nisso, a gente listou alguns pontos que podem te ajudar.
Estude bastante
A preparação é fundamental pra esse início. Ou seja, muito estudo sobre as atividades que você vai desenvolver.
Assim, não deixe o aprendizado em segundo plano. Crie uma rotina de estudos e, rapidamente, a evolução vai ser notável.
Se especialize
O mundo da programação é bastante amplo e complexo. Só de linguagens de códigos existem dezenas.
Por isso, busque se especializar, se tornar referência em alguma área e nunca pare de aprender coisas novas.
Tenha um plano de carreira
Independentemente da área, um plano de carreira é fundamental pra saber seus próximos passos. Portanto, busque fazer essa avaliação do seu futuro.
Além disso, busque vagas e procure se conectar com profissionais da área, fortalecendo seu networking.
A área de programação é relativamente nova e existem muitos campos pra explorar, mas algo que é certo: você não vai ficar entediado.
Como trabalhar com programação sem ter NENHUM portfólio?
Como trabalhar com programação pode ser uma coisa difícil, ainda mais difícil quando não se tem um portfólio que seja grande o suficiente, ou ele sequer existe.
Por isso, a gente separou algumas dicas que podem ajudar a como conseguir alguns jobs de forma super prática e sem nenhuma dificuldade pra programador iniciante.
Portanto, se quiser saber mais sobre o assunto, basta que continue aqui com a gente porque temos um artigo completo!
Faça um pequeno projeto
O primeiro passo é que se faça um pequeno projeto. Ou seja, caso não tenha nenhuma empresa te encontrado, você pode criar um projeto do qual vai usar como portfólio que pode ser tanto um aplicativo quanto um site.
O projeto vai ficar a seu critério e quanto mais completo ele for, maiores são as chances de conseguir chamar a atenção de um recrutador e ser chamado pra uma entrevista de emprego.
O seu projeto tem que contar com descrição completa sobre o que você fez caso tenha feito com mais de uma pessoa porque isso vai ajudar gestor e toda a equipe a entender o que você sabe fazer e em qual nível do conhecimento se encontra.
A cada dia que passa, as pessoas estão cada vez mais conseguindo empregos no Linkedin. No entanto, o seu currículo não pode ser feito nado de qualquer forma:
- Use uma boa foto de perfil.
- Tenha uma descrição sobre quem você é, no que acredita e qual é a sua formação.
- Por fim, adicione os seus projetos e serviços voluntários.
Como conseguir vaga de programador sem experiência?
Pra conseguir uma vaga de programador sem que tenha nenhuma experiência, além de ter um portfólio, uma dica é que você abra uma conta no portal do Linkedin.
Por lá, você vai conseguir montar o seu curriculum online e, assim sendo, se candidatar a várias vagas de emprego que tenham a ver com o seu perfil e o que busca.
No momento em que for preencher o seu perfil do Linkedin, caso não tenha nenhuma experiência, é válido colocar serviços voluntários e até mesmo os seus projetos.
Qualquer informação sobre o seu perfil profissional pode ser uma boa forma de conseguir ingressar no atual mercado de trabalho.
Deixar o perfil vazio pode fazer com que a empresa não veja nenhum motivo pra tentar contratar ou sequer chamar pra entrevista de emprego.
Hoje em dia, ter um diferencial e mostrar que mesmo sem experiência você entende sobre a programação é uma forma de como trabalhar com programação e conseguir a sua primeira empresa.
E então, tem mais alguma dica de como trabalhar com programação? Neste artigo, a gente deu algumas dicas que podem te ajudar com relação ao tema e queremos saber se você quais são as suas recomendações.
Ah, e claro, não se esqueça, antes mesmo de sair do nosso portal, de vir conhecer mais artigo sobre tecnologia da informação em nosso blog porque temos muitas coisas pra ajudar a se tornar um expert.