• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Você sabe qual a diferença entre líder e chefe? Leia e entenda!

Você sabia que chefes ruins podem fazer mal à saúde? Pelo menos, é isso que indica um estudo da University of Manchester’s Business School, mostrando o prejuízo provocado por ambientes de trabalho tóxicos e reacendendo o debate sobre qual a diferença entre líder e chefe.

Bons chefes frequentemente contam com algumas habilidades específicas. Isso inclui a de estabelecer objetivos, criar planejamentos, motivar, aceitar mudanças, estimular o desenvolvimento dos profissionais e por aí vai.

Mas será que isso caracterizaria também um bom líder? Existe diferença entre as duas coisas? A gente produziu este post justamente pra deixar você por dentro do assunto e a resposta está nos próximos tópicos. Partiu?

qual a diferença entre líder e chefe – pessoas conversando e fazendo anotações sobre a mesa

Qual a diferença entre líder e chefe?

A primeira diferença entre líder e chefe é a natureza da atividade. Se o chefe está mais ligado ao gerenciamento dos profissionais, o líder aposta em despertar a inovação, o esforço e o pensamento criativo.

Por isso, a liderança é associada à abertura às novas ideias, recebendo novos insights dos liderados. Já a chefia, adota uma postura de “sabe-tudo” e se assume como um especialista em todos os assuntos.

Assim, a comunicação também é diferente. Pros líderes, é uma via de mão dupla, enquanto os chefes entendem a interação como unilateral. A chefia ainda tem um apelo maior às críticas, enquanto a liderança prefere apostar no encorajamento.

qual a diferença entre líder e chefe – pessoa mexendo no tablet e analisando gráficos

Em que um líder precisa ser bom?

Um líder bem-sucedido costuma cultivar algumas habilidades específicas. Por exemplo, a escuta ativa, simbolizada por uma maior sensibilidade à mensagem dos profissionais. Isso porque a prática traz à tona a visão do time.

A comunicação é outro ponto que pesa, principalmente por fazer parte do trabalho em equipe. Já que times engajados performam melhor, muito dos resultados tem relação justamente com isso.

Aqui, também entra a empatia, uma parente próxima da comunicação. Assim, diz respeito à capacidade de se colocar no lugar dos funcionários e compreender emocionalmente suas demandas.

qual a diferença entre líder e chefe – pessoa segurando uma lâmpada acesa

É possível ser líder de mais de uma forma?

A resposta pra essa pergunta é: sim! Existem alguns tipos de liderança, contando com perfis e características que se destacam mais. Na liderança democrática, por exemplo, o líder tem a última palavra, mas atua em conjunto com a equipe.

Um líder liberal, por sua vez, investe em motivar a equipe preservando sua autonomia pra tomar decisões. Já a liderança situacional aparece principalmente em problemas pontuais e tem um papel próximo de um avaliador.

A diferença entre líder e chefe aparece em pontos simples, como comunicação, inspiração, colaboração e por aí vai. Assim, liderar se torna uma prática, em que o domínio de algumas dessas habilidades cria a influência positiva.

Por isso, tenha em mente que é possível ser um líder mesmo que você não seja chefe. Objetividade, proatividade, confiança e valorização do trabalho também são apostas válidas pra funcionários.

E se você pudesse aprender algumas das principais habilidades dos líderes? É pra isso que a gente preparou o curso Liderança 4.0, com aulas ricas em conhecimento, 100% online e com certificado de conclusão. Partiu estudar?