• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Descubra quais são os princípios do treinamento físico

Saber quais são os princípios do treinamento físico é fundamental se você pretende trabalhar em áreas como Educação Física, Fisioterapia ou Terapia Ocupacional.

Afinal, eles são a base pra você montar um planejamento com os melhores resultados, seja pra recuperação de um paciente, seja pra dar aulas ou preparar um atleta profissional.

Esses fundamentos envolvem aspectos do treino, como conteúdo, meios, métodos, repetições e frequência das atividades físicas. Vem com a gente pra descomplicar esse assunto!

quais são os princípios do treinamento físico – duas pessoas pedalando na bicicleta elétrica

Afinal, o que é treinamento físico?

Antes de mais nada, a gente precisa entender bem o que é treinamento. Nada mais é que um conjunto de exercícios físicos praticados regularmente. Assim, o objetivo é conduzir a pessoa ao máximo das suas possibilidades. Ou seja, desenvolver suas qualidades tanto mentais quanto físicas.

Quando o assunto é prática de atividade física, a gente logo pensa em treino pesado ou atletas profissionais, não é? Mas o treinamento não inclui apenas o trabalho do personal trainer. Ele também engloba a recuperação de pacientes e aulas de Educação Física na escola, por exemplo.

quais são os princípios do treinamento físico – pés de pessoas se exercitando ao ar livre

Então, quais são os princípios do treinamento físico?

Conforme a gente comentou lá no início, esses princípios vão ser a base pra que o profissional planeje a série de atividades físicas, seja qual for o objetivo. A seguir, veja os detalhes de cada um!

1. Individualidade biológica

De acordo com esse princípio, cada indivíduo é diferente dos outros, mesmo os gêmeos univitelinos. É por isso que o mesmo treino não dá resultados iguais pras mesmas pessoas.

Logo, quando o profissional monta uma série de atividades, precisa levar em consideração as potencialidades, necessidades e fraquezas de cada um.

Veja alguns exemplos do que é preciso analisar:

  • peso;
  • experiência;
  • idade;
  • altura;
  • composição corporal.

2. Adaptação

Quando a gente pratica as mesmas atividades físicas por bastante tempo, o nosso corpo se adapta, isto é, entra em equilíbrio. Então, se a gente insistir nos mesmos exercícios, o organismo para de responder e não alcança o objetivo desejado.

3. Sobrecarga

Pra evitar que o corpo pare de responder aos exercícios, o profissional precisa aplicar o princípio da sobrecarga. Ele consiste em aumentar gradativamente os pesos ou intensidades das atividades. Dessa forma, provoca o corpo pra que ele não estacione sua evolução.

4. Continuidade

Como o próprio nome diz, refere-se ao fato de não parar de praticar atividade física. Caso contrário, vai haver perda do que a pessoa conquistou.

Por exemplo, digamos que um indivíduo conseguiu a sonhada hipertrofia. Se ele parar de treinar, vai começar a perder massa muscular e aumentar o volume de gordura.

5. Especificidade

Esse princípio fala que cada atividade tem objetivos bem particulares. Por esse motivo, quanto mais a pessoa se dedicar a um treinamento específico, melhores vão ser os seus resultados.

6. Variabilidade

Variar as atividades é essencial pra evitar o efeito platô nos treinos. Também diminui a desmotivação e a monotonia. Dessa maneira, quanto mais variar os estímulos, melhor o corpo vai responder.

Porém, essa variação deve seguir o princípio anterior — da especificidade do conjunto de exercícios.

7. Interdependência: volume X intensidade

Essas duas variáveis devem estar bem alinhadas pra que o treino ofereça os melhores resultados. Isto é, o profissional precisa saber indicar qual é a quantidade e a qualidade das atividades que vão gerar o melhor efeito pra determinado indivíduo.

Como você viu, saber quais são os princípios do treinamento físico é a base pra ser um bom profissional. Porém, pra se destacar na carreira, o ideal é se aprimorar sempre e ampliar seus conhecimentos, por meio de cursos como pós-graduação na área.

👉 Confira o Guia de Carreiras sobre Educação Física

Quer uma dica sobre como ter sucesso na sua área de formação? Vem conhecer os cursos de Pós-Graduação Descomplica!