• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

As profissões do futuro estão chegando! Saiba quais são e como se preparar

Muito se fala sobre as profissões do futuro e as mudanças no mercado de trabalho. Entretanto, essa questão não é mais apenas uma projeção, já é uma realidade e essas novas tendências já podem ser percebidas.

Atualmente, já vemos muitos profissionais iniciando no mercado de trabalho com funções que não existiam até pouco tempo atrás. Mas, acreditem, não para por aí. Pros próximos anos, muitas novas devem surgir.

Pensando nisso, hoje a gente vai abordar essa temática de forma bem detalhada. Neste guia, você vai entender quais são os empregos do futuro, as profissões que serão extintas e como se preparar pra essa nova onda.

Curtiu a proposta? Então, acompanhe a leitura e aprenda tudo sobre as profissões do futuro!

profissões do futuro – sala de reuniões e muitas pessoas em volta da mesa

Quais as novas tendências para as profissões do futuro?

Se a gente tivesse que resumir as mudanças que estão acontecendo no mercado de trabalho em uma única palavra, ela seria “tecnologia”.

Essas inovações estão causando um impacto tremendo na nossa compreensão atual sobre o trabalho. Muitas profissões hoje em dia já são bastante diferentes do que eram no passado.

Uma delas, por exemplo, é a arquitetura. Anos atrás, os projetos eram no papel e com maquetes relativamente simples. Atualmente, é possível contar com design 3D e outras inovações que tornam o processo muito mais prático.

Além disso, o futuro pós pandemia também vai apresentar várias novidades. O jornalismo é uma área que já demonstra adaptação, com várias entrevistas sendo realizadas de forma virtual.

Por isso, quando paramos pra pensar em qual profissão, a pergunta não deve ser “o que está em alta agora?”. Na verdade, você deve se questionar “o que o futuro pede?”.

Mas calma, a gente sabe que o processo de escolha de uma área é um processo complicado por si só. Assim, não queremos, de forma alguma, colocar mais uma interrogação na cabeça.

Na realidade, o nosso objetivo aqui é facilitar um pouco mais o entendimento sobre o que o futuro reserva. É por isso que, agora, você pode conferir a seleção que fizemos com as principais áreas. 

profissões do futuro – robô olhando para frente, fundo da imagem marrom

Quais são essas profissões?

É fato que o mercado está se atualizando e se modernizando em um ritmo bastante acelerado. O que era novidade ontem, hoje já está ultrapassado.

Dessa forma, é impossível cravar, com 100% de certeza, quais serão esses empregos do futuro. 

Por isso, o que a gente tem aqui é uma projeção com base nas tendências e nas mudanças que já são perceptíveis.

Portanto, sem mais delongas, vamos à nossa lista com as 10 profissões do futuro.

Cientistas de dados

Esses tipos de profissionais serão especialistas em investigar todos os detalhes sobre bancos de dados.

Hoje, o acesso à informação é bem mais fácil que em outros tempos. Entretanto, usá-lo de forma estratégica ainda é um desafio pras empresas.

Por isso, esse tipo de profissional será bastante requisitado. O cientista de dados é responsável por:

  • analisar bancos de dados;
  • entender o que cada valor significa;
  • converter dados em informações estratégicas.

Dessa forma, esse tipo de cargo vai unir vários campos de conhecimento, que vão desde a análise de sistemas e até o marketing.

Geneticista

O campo da genética tem avançado de forma exponencial com as inovações tecnológicas. Dessa forma, a área se apresenta como uma forte tendência de profissão do futuro.

Pros próximos anos, a procura por esses profissionais só tende a aumentar. Desse modo, serão eles os responsáveis por identificarem possíveis doenças e já buscarem uma solução preventiva.

Isso significa que seja pro mercado atual ou pras profissões do futuro de 2030, a Medicina continuará apresentando boas oportunidades pra novos profissionais.

Desenvolvedor de softwares

Os desenvolvedores já entraram com grande destaque no mercado. Entretanto, eles ainda vão continuar com bastante força nos próximos anos.

Em termos simples, são esses desenvolvedores os responsáveis por tornar digital esse mundo que a gente conhece hoje. Consequentemente, a cada ano que passa a demanda por esses profissionais só aumenta. 

Eles são responsáveis, por exemplo, por:

Entretanto, essa já é uma área bastante concorrida. Por isso, é de suma importância investir em capacitação pra se diferenciar dos concorrentes já no começo de sua carreira.

Gestor de inteligência artificial

Esqueça aquele futuro distante dos filmes de ficção científica. A inteligência artificial já chegou, e veio pra ficar. Inclusive, ela já faz mais parte da sua vida do que você imagina.

Tudo isso faz parte da Internet das Coisas (IoT). Dos assistentes virtuais dos celulares às casas conectadas, a IA já está presente.

Por isso, os profissionais especialistas e gestores nessa área fazem parte das profissões do futuro. Eles serão responsáveis por trabalhar em inovações e, principalmente, comercializá-las.

Especialistas em energias renováveis e meio ambiente

Nunca se falou tanto em sustentabilidade quanto atualmente. Portanto, essa é uma questão vital para o futuro.

Dessa maneira, os gestores ambientais e especialistas em energias renováveis desempenham um papel fundamental nesse cenário.

Serão eles os responsáveis por buscar alternativas que vão minimizar os impactos do homem na natureza. Dessa forma, será possível garantir um futuro melhor para todos.

A cada ano aumenta o número de empresas e governos que buscam esse tipo de solução. Assim, essa área só tende a crescer pro futuro.

Curador de memórias pessoais

Sim, a gente sabe que isso “é muito Black Mirror”. Bom, mas essa é uma área que pode se desenvolver nos próximos anos.

Esses profissionais vão ser capazes de utilizar a inteligência artificial e demais softwares disponíveis pra recriar vivências de pessoas que perderam as memórias.

Pra que isso seja possível, deve ser feito um detalhado processo de pesquisa pra atingir o máximo de qualidade e realismo durante o processo.

Ainda não existe um curso específico pra essa área. Contudo, muitos profissionais de Tecnologia da Informação e Desenvolvimento de Softwares já vêm trabalhando em soluções nesse campo.

Assim, se essa é uma área que te agrada, você pode trabalhar nessa que é um dos grandes passos da tecnologia.

Especialista em bem-estar e saúde mental

As discussões sobre saúde mental estão ganhando um destaque cada vez maior nos ambientes corporativos. Assim, a área que não recebeu a devida importância por décadas, se torna um ponto fundamental para as empresas.

Hoje, é preciso criar ambientes de trabalho que sejam saudáveis e que deixem os colaboradores confortáveis. Além disso, é necessário que eles se sintam acolhidos para compartilhar dores que os afligem.

Dessa forma, os profissionais especialistas em bem-estar e saúde mental serão cada vez mais requisitados. O objetivo será, justamente, o de entregar uma relação mais personalizada.

Outro ponto de destaque, também, é que o trabalho remoto será mais comum. Isso significa que se devem encontrar alternativas para aumentar a integração e a produtividade sem esquecer da qualidade de vida.

Por isso, essa área é uma das que mais chama a atenção quando falamos de profissões do futuro sobre recursos humanos.

Walker/talker

Os Walker/Talkers são um novo tipo de profissional que tem surgido ao redor do mundo. Eles são autônomos responsáveis por fazer companhia, até de forma online, com idosos.

O objetivo é que esse público, muitas vezes esquecido, tenha alguém para conversar sobre o dia e se distrair um pouco.

Não é preciso ter nenhuma especialização para realizar essa atividade. Contudo, essa é uma tarefa que exige muita paciência e, principalmente, atenção.

Entretanto, é importante não confundir com os cuidadores de idosos. A função dos Walker/Talker é mais de levar um diálogo e oferecer um “ombro amigo”.

Profissional de segurança da informação

Outra discussão que é fundamental nos dias de hoje é a de segurança da informação. Nossa sociedade nunca gerou tantos dados como atualmente, por isso é preciso de estratégias para protegê-los.

Portanto, os profissionais de segurança da informação serão responsáveis por criar estruturas digitais com intuito de evitar perdas e violações, como ataques de hackers.

Além disso, esse trabalho também pode gerar economias para a empresa. Recentemente, a JBS teve de arcar com um prejuízo superior a 10 milhões de dólares após terem seus sistemas invadidos.

Dessa forma, os profissionais de segurança da informação devem trabalhar, exatamente, nessas questões. O objetivo é:

  • desenvolver estruturas que protejam os dados contra perdas e ataques;
  • planejar políticas de recuperação de dados;
  • desenvolver uma estratégia de segurança da informação

Assim, essa é uma área que só tende a crescer e muito provavelmente será uma das profissões do futuro na tecnologia.

Especialista em User Experience

O trabalho para garantir satisfação do consumidor sempre foi essencial pra empresas que buscavam crescer e se tornar referência. Nos dias de hoje, essa questão não é diferente.

Na realidade, ela é ainda importante, pois agora lida com mais questões. Uma delas é a experiência do usuário, ou User Experience (UX), em sites, plataformas, softwares etc.

Por isso, os profissionais desse campo devem desenvolver soluções atraentes que causem um impacto positivo em quem acessa um site, por exemplo.

Essa área é uma junção entre tecnologia e marketing. Portanto, esses especialistas em UX devem ser interdisciplinares.

Além disso, existe também o conceito de “User Interface (UI)”, ou seja, enquanto o UX é relacionado a experiência, o UI é voltado para criar uma interface que facilite a usabilidade por parte do usuário.

profissões do futuro – três mulheres conversando na mesa do escritório

Existem profissões que serão extintas no futuro?

“Para o novo entrar, o velho tem de sair”. Com certeza você já deve ter ouvido uma frase parecida com essa em algum momento da sua vida.

Ela significa que a cada inovação, algo é deixado pra trás. Entretanto, assim não é possível ter certeza de quais serão as próximas profissões, também não há como cravar o que vai desaparecer.

No entanto, é possível aplicar a mesma estratégia de projeção. Dessa forma, a gente consegue entender quais estão mais “ameaçadas”. 

Algumas das principais são:

  • caixas de supermercados;
  • profissionais que trabalham com secretariado/atendimento;
  • motoristas;
  • corretores de imóveis;
  • operadores de telemarketing.

Com a evolução da automatização de serviços, essas são algumas das que correm mais riscos de serem “substituídas” por máquinas.

Entretanto, como dissemos, isso é apenas uma projeção, que tem como base as atuais inovações tecnológicas. É possível que muitas dessas profissões continuem existindo e serão apenas “esvaziadas”, por assim dizer.

profissões do futuro – pessoas olhando para tela na sala de reuniões

Por que essas mudanças vão acontecer?

Mesmo com a tecnologia sendo responsável por grande parte dessas novidades, existem outros motivos que contribuem pra isso.

A história do mundo é baseada nessas atualizações. Antes mesmo dos impactos da internet, várias profissões surgiram e desapareceram. 

Entretanto, o tempo também é responsável por mudar muitas das crenças da sociedade. Anos atrás, por exemplo, se falava muito em estabilidade e de fazer carreira em um mesmo local.

Hoje em dia, as preferências parecem ser outras. A nova geração é mais disruptiva e busca apresentar novas formas de trabalho. 

Assim, não há como parar ou impedir que esses processos se desenvolvam. Portanto, conhecer as tendências de mercado é fundamental para não ficar pra trás.

Afinal, novas profissões vão surgir e as relações profissionais vão mudar. 

profissões do futuro – pessoa com a mão no mouse e outra no livro

Por que é importante conhecer as novas profissões?

Ter conhecimento sobre quais são as profissões do futuro é essencial pra se preparar pras novidades que o mercado vai apresentar.

Mesmo não sendo possível ter absoluta certeza de como serão as próximas décadas, a gente já é capaz de ter uma compreensão do que nos aguarda.

Por isso, esse conhecimento vai te ajudar a:

  • planejar melhor o seu desenvolvimento de carreira;
  • buscar áreas que mais se alinham com o seu perfil;
  • entender o que as empresas vão exigir no futuro.

Dessa forma, você vai estar preparado pra se inserir no mercado de trabalho com mais segurança. 

Além disso, outro ponto interessante de saber o que o futuro pode exigir, é que você pode investir em interdisciplinaridade desde cedo.

Profissionais que conseguem alinhar campos de atuação, por exemplo, serão alguns dos mais requisitados.

profissões do futuro – pessoa digitando no notebook sobre a mesa

Quais áreas vão estar mais valorizadas?

Você deve ter notado algo em comum entre as profissões que a gente separou neste artigo: a influência da tecnologia.

Assim, não dá pra fugir, o futuro do trabalho será digital. Por isso, as áreas que envolvem essa área ainda vão crescer bastante.

Dessa maneira, as áreas de dados, desenvolvimento, programação etc., serão algumas das que vão apresentar ótimas oportunidades pros novos profissionais.

No entanto, isso não significa que não existem opções em outras áreas. Na realidade, haverá uma valorização de muitas outras.

Nesse cenário, a gente consegue destacar, por exemplo, as áreas de recursos humanos e marketing. Já em 2021, é perceptível como as empresas vêm dando valor a essas duas áreas.

Além disso, no futuro pós pandemia, a expectativa é que elas se desenvolvam ainda mais. 

profissões do futuro – pessoa escrevendo com lapiseira

Quais serão as características do profissional do futuro?

Para se inserir nas profissões do futuro, o ideal, consequentemente, é que você seja o profissional do futuro.

O que a gente quer dizer com isso? Bom, é simples: se as profissões vão se inovar, as habilidades que devem apresentar também devem ser atualizadas. 

Isso não significa apenas o conhecimento técnico nas áreas de atuação. Na verdade, as suas soft skills serão tão importantes quanto.

Por isso, a gente separou aqui cinco características, ou habilidades, que você pode buscar desenvolver pra se preparar pros empregos do futuro.

Interdisciplinaridade

Você deve ter notado que praticamente todas as profissões que apresentamos são resultado de uma junção de tarefas. Por isso, ser especialista em apenas uma área não é mais suficiente.

Dessa forma, a interdisciplinaridade é fundamental pro futuro. É preciso que exista o entendimento sobre várias áreas e a capacidade de integrar esses conhecimentos.

O profissional interdisciplinar, hoje, já é um dos mais valorizados. Assim, para o futuro a tendência é que isso continue.

Visão estratégica

A visão estratégica é uma habilidade que deve andar de mãos dadas com o item que citamos acima. 

Não é mais possível trabalhar em um ambiente onde os setores não dialogam, ou seja, cada um trabalha de forma quase que independente. 

Para o futuro, a integração deve ser uma palavra de ordem. Assim, não basta apenas fazer sua parte. É preciso entender como ela se encaixa no plano geral da empresa.

Essa visão ampla e integrada é fundamental pra que a equipe se mantenha alinhada e, sobretudo, mais produtiva e eficiente.

Além disso, essa visão estratégica vai tornar possível que o profissional consiga identificar eventuais problemas, avaliar cenários etc.

Criatividade 

A criatividade é um ponto essencial pra um profissional. Entretanto, ela vem alinhada de outro ponto: inovação.

Essas pessoas são as responsáveis por “pensar fora da caixa”. O objetivo é apresentar soluções que ninguém tinha feito antes.

O profissional com essa capacidade é um ativo muito valorizado no mercado de trabalho. Além disso, com as inovações que certamente virão, a criatividade é ainda mais essencial.

Empatia

Um dos pontos que a gente destacou nas profissões do futuro foi a importância da saúde mental e do bem-estar no local de trabalho. 

Dessa maneira, pra que tudo isso seja possível, é necessário que a empatia seja uma das habilidades que você possua junto dos demais parceiros do time..

Entretanto, a gente sabe que esse conceito pode ser um mais complicado de entender em um primeiro momento. Mas, acredite, o conceito é simples.

Basicamente, a empatia no local de trabalho é compreender as visões e as emoções dos colegas. Além disso, é imprescindível que essa característica seja desenvolvida por todos, especialmente a liderança.

Com ela, é possível fortalecer a comunicação interna e garantir um ambiente de trabalho mais saudável.

Agilidade e senso de liderança

O mundo acelerado exige soluções aceleradas. Portanto, a agilidade vai ser uma característica primordial pros profissionais do futuro.

Com ela, é possível se adaptar aos cenários que se apresentam e buscar saídas de forma rápida e prática. Além disso, se alinhada com a criatividade, esse item se converte em uma das soft skills mais importantes pra você.

O senso de liderança também colabora com essa questão. Assim, você consegue tomar a iniciativa em certos cenários e assumir uma postura de líder.

profissões do futuro – pessoa folheando um livro e mexendo no notebook

Como se preparar para essa nova realidade?

Como a gente disse lá no começo, o futuro já chegou. Por isso, é importante começar a se preparar pra essa nova fase lá agora.

Hoje, também separamos aqui duas áreas centrais e pessoais que você pode focar a sua atenção pra buscar desenvolvimento. São elas:

Investir em aprendizado constante

Nunca é demais destacar o quão fundamental é a educação para o nosso desenvolvimento, não é mesmo?

Quando falamos em profissões do futuro, essa questão se torna ainda mais fundamental. Por isso, é importante investir sempre em aprendizado, por meio de cursos, palestras, leituras etc.

Além disso, uma estratégia interessante é fazer cursos e ler materiais em diferentes áreas. Dessa forma, você já consegue praticar a interdisciplinaridade

Portanto, os próximos passos na sua carreira serão bem mais fáceis e seguros com o aprendizado regular.

Buscar o autoconhecimento e a inteligência emocional

Outro ponto que a gente destacou nesse texto foi a mudança de percepções sobre a rotina de trabalho entre as gerações. Enquanto no passado se buscava mais estabilidade, hoje as experiências são mais valorizadas.

Assim, é imprescindível que o autoconhecimento seja uma de suas prioridades. É muito importante se conhecer, entender suas preferências e os cenários que lhe deixam mais confortável

Dessa forma, inclusive, fica mais fácil fazer as escolhas certas para a sua carreira. Com isso, você alcança a tão sonhada satisfação com o próprio trabalho.

Outro ponto fundamental, também, é a inteligência emocional. Com isso, é possível administrar melhor os seus sentimentos e, com certeza, vai colaborar com seu desenvolvimento pessoal e profissional.

O que a gente pode garantir é que as profissões do futuro não são mais uma visão distante. Elas já chegaram e estão conseguindo romper muitas das nossas crenças sobre emprego e relações de trabalho.

Por isso, é importante já começar a preparação pra essa nova realidade o mais rápido possível.

Assim, aproveite para conhecer melhor as profissões do futuro e as habilidades que precisa desenvolver. Dessa forma, você vai estar preparado pra essas novidades.

E aí! Curtiu nosso conteúdo? Que tal conhecer os cursos que a Faculdade Descomplica tem a oferecer? A gente tem certeza que você vai encontrar um com sua cara!