• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Pós-Graduação em Gestão Financeira: escolha o curso ideal para você

A Pós-Graduação em Gestão Financeira é um grande investimento pra quem deseja uma base sólida em assuntos relacionados às finanças de um negócio. Portanto, a gestão financeira consiste em elaborar e executar um planejamento personalizado pra cada empresa.

Dessa forma, é possível utilizar os recursos de forma mais inteligente, priorizando áreas que precisam de maiores investimentos. Logo, a especialização proporciona o conhecimento necessário para gerenciar essa área, que afeta o funcionamento de todo o negócio.

Sendo assim, uma gestão financeira eficiente compreende as despesas fixas e variáveis da empresa, eventuais dívidas, empréstimos, financiamentos, investimentos, entre outras movimentações. Por isso, tudo que tenha valor patrimonial e econômico deve ser considerado.

Portanto, priorizar o gerenciamento dos recursos financeiros oferece bons resultados pra empresa, especialmente em longo prazo. Para alcançar um resultado satisfatório, é necessária a atuação de profissionais com qualificação, que saibam atender às demandas de cada negócio.

Desse modo, a Pós-Graduação em Gestão Financeira prepara esses profissionais para o mercado de trabalho. Existem vários cursos disponíveis, que oferecem conteúdos variados sobre os tipos de serviços que esses gestores executam nas empresas.

Sendo assim, dentro do campo da Gestão Financeira, há especializações diferentes, que englobam vários aspectos da dinâmica empresarial. Mas, afinal, quais são os cursos mais procurados pra quem deseja atuar nessa área?

Neste artigo, a gente vai te mostrar os 5 principais cursos de Pós-Graduação em Gestão Financeira e os principais temas estudados. Assim, você poderá optar pelo que mais se encaixa no seu perfil. Bora conferir! 😉

Pós-graduação em Gestão Financeira: imagem em detalhe de três pilhas pequenas de moedas e algumas canetas

1. Gestão Financeira e Controladoria

A especialização em Gestão Financeira e Controladoria compreende conceitos financeiros, econômicos e contábeis.

Portanto, vai além do campo estratégico, englobando as obrigações legais que derivam das práticas contábeis da empresa. Os temas vão desde conceitos econômicos básicos, até conteúdos de matéria contábil. Confira!

Investimentos e Mercados de Capital

Nessa parte, se estuda a dinâmica do mercado financeiro

Portanto, a matéria aborda temas como:

  • funcionamento do Sistema Financeiro Nacional e do Banco Central;
  • mercado de câmbio;
  • Fundos de Investimentos;
  • mercado de renda variável;
  • orçamento de capital;
  • valuation.

Desse modo, é possível conhecer o mercado financeiro e suas oscilações. Essa experiência vai auxiliar no momento de tomar decisões estratégicas, que farão diferença nos resultados da empresa.

Fluxo Financeiro e Orçamento Empresarial

Este é o momento de adentrar nas finanças empresariais. Portanto, esta é a etapa em que o profissional vai aprender como funciona o controle orçamentário, planejamento estratégico e controle de projetos.

Gestão de Custos

A Gestão de Custos é fundamental pra controlar os gastos empresariais. Portanto, é uma ferramenta essencial, especialmente em tempos de crise. 

Assim, é indispensável compreender conceitos como despesas diretas, indiretas, variáveis e fixas, bem como margem de segurança e grau de alavancagem operacional.

Controladoria

Por sua vez, as noções de Controladoria permitem que profissionais conheçam a rotina desse setor crucial pra saúde financeira das empresas. Sendo assim, todos os procedimentos realizados são repassados, como balanços, planejamentos, orçamentos, entre outros.

Pós-graduação em Gestão Financeira: quatro mãos fechadas cumprimentando-se, e ao fundo uma mesa com elementos ligados a negócios e empresas.

2. Gestão Financeira e Controladoria para Novos Gerentes

A Pós-Graduação em Gestão Financeira e Controladoria para Novos Gerentes tem o objetivo de preparar a nova geração de profissionais, que vão estar à frente de grandes negócios.

Por isso, este curso traz temas que vão além do campo econômico, financeiro e contábil. Dessa forma, essa especialização oferece ferramentas pra tomada de decisões estratégicas, gestão de tempo, prática do storytelling pra negócios e estratégias de negociação.

Além disso, o profissional também adquire base teórica sobre noções de Governança Corporativa, Liderança e Formação de Equipes. Portanto, são temas fundamentais pra construir bons futuros líderes.

Pós-graduação em Gestão Financeira: imagem mostra homem branco de roupa azul e bege e de relógio no pulso esquerdo com a mão sobre o teclado de um notebook

3. Pós-Graduação em Gestão Financeira e Controladoria para Novos Gestores

A atuação de gestores afeta diretamente o crescimento da empresa. Portanto, é fundamental que esses profissionais tenham a devida preparação pra gerenciar as atividades do negócio.

Logo, a Pós-Graduação em Gestão Financeira e Controladoria para Novos Gestores proporciona a teoria necessária sobre os principais assuntos aplicáveis ao campo de atuação da gestão empresarial.

Sendo assim, o curso aborda questões como gestão de custos e finanças, orçamento e fluxo empresarial, controladoria e planejamento estratégico. Da mesma forma, a especialização também traz noções de coaching, storytelling, liderança e gerenciamento de equipes.

Pós-graduação em Gestão Financeira: homem branco sentado em um sofá vestindo calça jeans, camisa lilás e casaco preto com a mão no touchpad de um notebook

4. Gestão Financeira e Controladoria para Pequenos Negócios

As micro e pequenas empresas representam a maior porcentagem dos empreendimentos no Brasil. Portanto, demanda ferramentas e recursos específicos.

Sendo assim, a Pós-Graduação em Gestão Financeira e Controladoria para Pequenos Negócios aborda conteúdos personalizados, voltados especialmente pra pequenos empreendedores. Dessa forma, a especialização traz temas como:

  • Empreendedorismo e Criação de Startups;
  • Planejamento Mercadológico;
  • Lean Startup;
  • Modelagem de Negócios;
  • Noções de Controladoria;
  • Gestão de Finanças;
  • Governança Corporativa;
  • Mercado Financeiro.

Além disso, a especialização também permite que esses profissionais conheçam as peculiaridades da legislação aplicável às micro e pequenas empresas.

Logo, estarão prontes pra oferecer uma atenção especial aos pequenos negócios. Como resultado, estes pequenos empreendimentos vão apresentar crescimento significativo.

Considerando o grande número de micro e pequenas empresas atuantes no mercado, a demanda por serviços especializados é crescente. Portanto, investir nessa especialização é uma boa opção de desenvolvimento profissional.

Pós-graduação em Gestão Financeira: a imagem mostra duas pessoas com canetas na mão trabalhando na mesma folha de papel. Ao fundo, um notebook.

5. Pós-Graduação em Gestão Financeira e Controladoria para Startups

As startups estão revolucionando o mercado, com empresas altamente tecnológicas e que oferecem soluções inovadoras.

Portanto, a especialização em Gestão Financeira e Controladoria para Startups possibilita que profissionais se atualizem, de acordo com as novas tendências.

Deste modo, todos os assuntos são tratados sob a temática das startups. Assim, o conteúdo programático é constituído por temas como:

  • Comunicação e Negociação Estratégica;
  • Análise de Planejamento Orçamentário;
  • Gestão de Capital de Giro;
  • Investimentos e Valoração de Startups;
  • Fluxo Financeiro;
  • Cenários Econômicos;
  • Storytelling.

A temática é ampla, pois precisa acompanhar as constantes transformações do mercado.

Dessa forma, é uma das especializações mais procuradas, visto que oferece oportunidades promissoras de crescimento.

Pós-graduação em Gestão Financeira: três pilhas pequenas de moedas com pequenas plantas nascendo delas.

As vantagens de optar por uma Pós-Graduação em Gestão Financeira

Optar por uma Pós-Graduação em Gestão Financeira proporciona inúmeras vantagens. A presença desses profissionais no ambiente corporativo é fundamental pra viabilidade do negócio.

Portanto, sempre há demanda por especialistas, que prestam serviços de qualidade e diferenciados. Esse ramo de atuação proporciona parcerias duradouras entre profissionais e empresas, dada a importância de suas funções. Sendo assim, é um mercado altamente promissor.

Profissionais especialistas se destacam por oferecer diferenciais que auxiliam no desenvolvimento desses empreendimentos.

E você, já pensou em fazer uma Pós-Graduação em Gestão Financeira e conquistar sucesso na área? Então vem conhecer os cursos de Gestão da Pós Online da Pós Descomplica e aproveite!