• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Pós-graduação em Administração: conheça os 10 cursos mais procurados

Você já pensou em fazer uma pós-graduação em Administração? Essa é uma área bastante vasta, o que permite que você consiga se especializar em um segmento que tenha tudo a ver com os seus objetivos profissionais.

A área de Administração de Empresas é a escolha ideal pra quem quer ter contato com as ferramentas certas pra direcionar essas organizações aos seus objetivos. No entanto, é possível ir além com a escolha de uma boa pós-graduação.

Existem diversas especialidades quando o assunto é Administração, o que permite aproximar você daquela área em que sempre sonhou trabalhar. Isso significa deixar de lado o que você não gosta e focar as suas atividades naquilo em que está o seu real talento.

No entanto, uma decisão referente a uma pós-graduação em Administração não deve ser tomada na pressa. É muito importante reunir o máximo de informação sobre o assunto antes de fazer essa escolha tão essencial pra sua carreira.

É por isso que a gente preparou esse artigo supercompleto sobre pós-graduação em Administração. A seguir, confira todas as informações que você precisa pra acertar na sua decisão!

pós-graduação em administração – mulheres trabalhando em uma mesa compartilhada

Como é uma pós-graduação em Administração?

Ao optar por fazer uma pós-graduação em Administração, você vai ingressar em um caminho cujo destino é a especialização em uma área desse mercado. Ou seja, todo o conteúdo com o qual você terá contato será específico do segmento que você escolheu.

Por mais que existam várias opções de pós-graduação em Administração em diversas instituições, a maioria delas gira em torno de especializações similares. A experiência dos cursos também costuma englobar conceitos equivalentes.

Um curso de pós-graduação não apenas tem o objetivo de preparar o profissional pros desafios de uma carreira especializada como também colocá-lo em contato prático com essas atividades.

Além disso, existem oportunidades de colaboração com outros profissionais pra realização de projetos.

A seguir, saiba mais sobre questões mais específicas sobre uma pós-graduação em Administração, que é o caso da grade curricular e da carga horária.

Saiba mais sobre a carreira em Administração de Empresas!

Grade curricular

A grade curricular de uma pós-graduação em Administração depende bastante de qual curso e especialização você escolher. A partir dessa decisão, você terá contato com as disciplinas mais importantes pro dia a dia profissional da área pela qual decidiu.

No entanto, existem conceitos considerados universais pra quaisquer das opções de pós-graduação em Administração. Alguns exemplos disso são as disciplinas de governança administrativa, negociação estratégica, gestão de competências, entre outros.

Carga horária

Um curso de pós-graduação em Administração geralmente tem uma carga horária de curta a média duração.

Isso gera o equivalente a um número de horas que fica em torno de 400 horas no total. Esse valor pode ser distribuído semanalmente, fazendo com que o curso dure de 6 meses até 2 anos até a sua conclusão.

pós-graduação em administração – pessoa trabalhando no notebook

Quais são as vantagens de fazer uma pós-graduação em Administração?

É comum ter dúvidas se vale a pena fazer uma pós-graduação. Afinal, esse é um compromisso significativo pra sua vida profissional, então é uma decisão que precisa ser muito bem pensada. No entanto, vale a pena considerar todos os benefícios que vêm com esse passo tão importante.

A seguir, a gente separou quais são as principais vantagens de fazer uma pós-graduação em Administração. Confira!

Maior valorização profissional

Profissionais que têm uma pós-graduação no currículo são muito mais valorizados em seus mercados. Isso significa que são mais disputados e ganham um maior poder de negociação sobre suas oportunidades.

Afinal, costumam ser uma minoria em seus segmentos, o que faz com que as empresas optem por se desdobrar pra contarem com esses profissionais em suas equipes. Então, fazer uma pós-graduação em Administração trará a valorização profissional que você tanto deseja.

Acesso a vagas melhores

Existem inúmeras vagas e oportunidades profissionais que são restritas a quem tem pós-graduação. Isso também vale pra área de Administração, trazendo também salários muito mais atrativos e a oportunidade de se dedicar a atividades mais específicas.

Quem não tem uma pós-graduação em Administração no currículo acaba tendo que disputar vagas mais generalistas. Elas também costumam ser mais concorridas e niveladas por baixo em relação à valorização profissional.

Foco na área de preferência

Além de tudo, fazer uma pós-graduação em Administração é a sua oportunidade pra se dedicar exclusivamente à área de atuação que você mais prefere. Afinal, é sempre bom poder trabalhar com aquilo que se gosta, não é?

Afinal, os seus conhecimentos estarão muito mais concentrados em um tipo específico de atividade e nos conceitos que giram em torno dela. Isso vai permitir que você possa seguir estudando e se especializando ainda mais com o tipo de trabalho que prefere realizar dentro da Administração.

Gera oportunidades de networking

Quem faz uma pós-graduação em Administração também ganha ótimas oportunidades de networking na carreira. A primeira grande chance pra isso está no contato com outros profissionais desse mesmo nível em eventos ou em reuniões de negócios.

Ao fazer um curso como esse, há também a chance de ter contato com outros profissionais que estão no mercado e estão buscando a mesma especialização que você. A partir dessa interação, você pode conquistar oportunidades mais vantajosas pra sua carreira.

Permite acesso a melhores salários

Ter uma pós-graduação em Administração no currículo também dá um grande poder de barganha pras suas negociações por salário. Afinal, a empresa enxergará você como um profissional muito mais valioso que merece o investimento adicional pra contar com suas habilidades em troca.

Seja pra negociar aumentos de salário e promoções pra cargos específicos, seja pra se candidatar a vagas que pagam mais, uma pós-graduação em Administração vai permitir um aumento dos seus ganhos.

pós-graduação em administração – pessoas apontando para a tela do notebook

Quais são os cursos de pós-graduação em Administração mais procurados?

Depois de decidir a favor de fazer uma pós-graduação em Administração, o próximo passo é pensar qual é a sua área de especialização escolhida.

É dessa forma que você poderá ter todo o contato que precisa com as particularidades do mercado em que pretende atuar e as atividades que deseja realizar.

A seguir, confira uma lista com os 10 cursos de pós-graduação em Administração que costumam ser mais procurados e seus detalhes.

1. Inteligência de Mercado

A área de inteligência de mercado, ou Business Intelligence (BI), está bastante aquecida devido a toda a riqueza de dados que o progresso tecnológico permite acessar. Um profissional dessa área, então, é encarregado de analisar padrões e identificar as melhores decisões pros negócios.

No entanto, esse trabalho envolve tanto um olhar pra dentro quanto pra fora da empresa. Ou seja, são consideradas tanto as tendências internas relacionadas à organização como também as movimentações do mercado e seus consumidores.

Ao optar por um curso de pós-graduação em Administração focado em Inteligência de Mercado, você poderá contar com as qualificações necessárias pra aproveitar a valorização dessa área. Essa é uma opção indicada pra quem tem facilidade com números e de extrair diagnósticos estratégicos a partir deles.

2. Comunicação e Marketing

O sucesso das ações e campanhas de marketing de uma empresa são fundamentais pro sucesso dela. Então, é sempre desejável contar com um profissional especializado no assunto pra garantir o bom desempenho dessas iniciativas e vinculá-las adequadamente com o restante da empresa.

É nesse contexto que surge a demanda por um curso de pós-graduação em Administração focado em Comunicação e Marketing. Essa especialização permitirá estabelecer os vínculos entre a divulgação dos negócios e os seus objetivos tanto no aspecto externo como no interno.

Ao aprimorar a comunicação de uma empresa, o profissional poderá otimizar seus resultados e facilitar cada vez mais o alcance de suas metas. Tudo isso depende não apenas do uso das estratégias mais adequadas como também um olhar voltado às tendências de mercado e comunicação.

3. Gestão ambiental

Há cada vez mais preocupação da parte das empresas com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. Então, isso faz com que aumente a demanda por profissionais que tenham experiência com esse segmento e possam agregar valor às atividades dela nesse sentido.

Ao fazer um curso de pós-graduação em Administração em Gestão Ambiental, você poderá trabalhar com o planejamento e implementação de políticas ambientais dentro do contexto corporativo. Ou seja, isso vai desde o trabalho com iniciativas sustentáveis até a avaliação do impacto ambiental da empresa.

Esse trabalho também é essencial pro compliance das organizações. Um profissional qualificado na área será altamente valorizado pra garantir o cumprimento de todas as normas ambientais que as empresas devem seguir, encontrando sempre o caminho mais otimizado pra isso.

4. Administração Pública

O setor público também tem bastante demanda por profissionais qualificados e especializados em Administração. É por isso que vale a pena buscar por uma pós-graduação focada em Administração Pública, o que possibilitará acessar várias oportunidades valiosas nesse segmento.

A governança e a gestão pública são áreas repletas de desafios que têm como base a busca por um funcionamento cada vez mais alinhado às necessidades dos cidadãos. Isso requer um entendimento do funcionamento da máquina pública, seus processos e gestão de suas estratégias.

Além disso, uma pós-graduação desse tipo qualificará os profissionais pra atuarem em diversos âmbitos diferentes do setor público. Essa é uma ótima forma de se especializar em um grau ainda mais minucioso, como o trabalho com cultura, educação ou esportes, por exemplo.

5. Finanças

Outra ótima oportunidade pro desenvolvimento profissional de quem faz Administração está na área de Finanças. Uma pós-graduação focada nesse setor permitirá ter contato com os conhecimentos necessários pra cuidar da gestão desse aspecto tão importante pro funcionamento de qualquer empresa.

A Gestão Financeira requer profissionais qualificados e experientes pra cuidar de seus processos. As consequências de ter as finanças fora de controle são altamente graves, podendo levar muitas empresas à falência. Então, não há dúvidas de que mais experiência na área é sempre desejável.

Um curso de pós-graduação em Administração Financeira permite um contato com o funcionamento das finanças dentro e fora das empresas. Além disso, possibilita o aprendizado de técnicas pra otimizar seus processos, minimizar erros e detectar oportunidades.

6. Gestão de Turismo

Existe também a especialização em Turismo quando o assunto é pós-graduação em Administração. Nesse caso, o trabalho se concentra em trabalhar com iniciativas voltadas a atrair e recepcionar visitantes com o máximo de qualidade possível.

Essa é mais uma das opções de especializações em Administração que permitem um vasto leque de atuação. Afinal, você poderá escolher trabalhar com a gestão turística de hotéis, pousadas ou até mesmo no setor público. É possível escolher aquele segmento que mais atende os seus objetivos profissionais.

Um curso de pós-graduação em Administração focado em Gestão de Turismo traz conhecimentos sobre hospitalidade, relações humanas, e práticas de operações em turismo. O profissional também será capacitado pra organização e realização de eventos.

7. Empreendedorismo e Novos Negócios

A inovação é a força motriz dos negócios, não importando qual seja a área de atuação. Então, pode ser bastante vantajoso pra você escolher um pós-graduação em Administração que tenha como objetivo fomentar novos negócios.

Um profissional formado nessa área terá a qualificação necessária pra atuar no segmento de inovação de qualquer empresa. Ele também poderá se dedicar à consultoria, focando em orientar novas empresas a se desenvolverem baseadas na inovação.

Essa é uma área que requer um olhar calibrado pra identificar tendências de mercado universais e específicas do seu segmento de preferência. Ao fazer uma pós-graduação, você poderá treinar esse radar pra ter sucesso em seu mercado.

8. Gestão Empresarial

Conforme as empresas se tornam mais complexas, fica mais desafiador o trabalho de gerir cada um de seus aspectos.

Quem deseja alcançar e desenvolver suas especialidades com foco em posições executivas pode ter acesso a ótimas oportunidades graças a uma pós-graduação em Gestão Empresarial.

Em termos gerais, essa é uma área que envolve aprender como funciona cada aspecto de uma empresa e enxergar os melhores caminhos pra otimizar seus processos. Isso significa não apenas melhorar o que já está funcionando bem como também implementar soluções pra problemas detectados.

Além disso, é uma escolha que pode abrir portas pra atuação em segmentos mais específicos. Você poderá se dedicar à gestão empresarial do tipo de organização que preferir, já que terá o conhecimento adequado pra agregar valor à operação dela.

9. Gestão de Pessoas

Toda empresa é feita de pessoas, e isso faz com que sempre exista demanda por profissionais que sejam especializados na gestão delas. É por isso que há bastante procura por um curso de pós-graduação em Gestão de Pessoas, cujo foco está em Recursos Humanos.

Essa área está cada vez mais valorizada porque as empresas entendem a importância de ter contratações estratégicas e fortalecer sua cultura interna. Manter suas equipes felizes e produtivas também é prioridade em muitos segmentos, o que exige o trabalho de bons gestores de pessoas.

Um curso como esse trará acesso a conhecimentos como desenvolvimento de profissionais, coordenação de equipes de Recursos Humanos, ações de gestão com foco em pessoas, remuneração estratégica, planos de carreira e outras questões importantes.

Leia também: Conheça os conceitos de administração de Recursos Humanos

10. Logística

A área de logística, cadeia de suprimentos e distribuição é outra que exige alta especialização de profissionais pra cuidar de seus processos e estratégias. Sem isso, toda a operação pode ser comprometida e causar grandes prejuízos às empresas.

É por isso que vale a pena fazer uma pós-graduação em Administração Logística. Isso vai permitir o acesso a ótimas oportunidades no setor logístico de empresas ou em organizações exclusivamente focadas nessa área.

Isso envolve o entendimento aprofundado de cada elo da cadeia, formas de otimizá-los e como utilizar a tecnologia a favor das suas estratégias de distribuição. Também é possível atuar com foco em consultoria nessa área, permitindo maior liberdade e até ganhos superiores.

pós-graduação em administração – profissional trabalhando em sua mesa

Como escolher o curso de pós-graduação em Administração ideal?

Como existem tantas opções no mercado quando o assunto é pós-graduação em Administração, pode ficar difícil escolher qual é a melhor alternativa pros seus objetivos profissionais. Afinal, não é todo mundo que tem isso tão claro na própria mente, certo?

Não se preocupe se esse for o seu caso. A seguir, a gente traz os principais critérios que você deve levar em consideração pra escolher o seu curso de pós-graduação em Administração.

Disponibilidade para estudar

Antes de mais nada, você precisa avaliar a sua disponibilidade pra estudar. Quanto tempo você tem no seu dia pra se dedicar a uma especialização? Se o dia a dia estiver corrido, esse tipo de compromisso se torna mais desafiador.

No entanto, nem tudo está perdido nesse caso. Existem opções de cursos a distância em que você pode encaixar as aulas na sua rotina dentro do seu ritmo. Dessa forma, poderá contar com a qualificação que precisa mesmo com a agenda disputada.

Objetivos de carreira

Todo profissional precisa ser capaz de olhar pra si próprio e enxergar os seus objetivos de carreira. Isso é o que está no horizonte da sua atuação como administrador, aquele cargo dos sonhos ou o tipo de empresa em que deseja trabalhar como objetivo máximo.

Ao pensar nisso, certamente a imagem da pós-graduação ideal pra você ficará bem mais clara. Resta ligar os pontos e identificar quais são os passos necessários pra ir de onde você está agora pro seu objetivo.

Cenário do mercado de trabalho

Você também precisa olhar pras movimentações do mercado pra identificar boas oportunidades ao escolher um curso de pós-graduação em Administração.

Pode ser que determinada área esteja muito aquecida devido a determinados fatores, o que representa ótimas chances de sucesso pra você.

No entanto, é preciso ter cuidado pra não se deixar levar por reações temporárias. Preocupe-se em olhar pro cenário macro do mercado e como ele se comporta. Considere onde se costumam surgir as oportunidades mais vantajosas historicamente.

Áreas de identificação

Todo mundo tem uma ou mais áreas com as quais se identifica. Se você nunca parou pra pensar nisso, está mais do que na hora de fazer esse exercício tão importante de autoconhecimento.

Uma pós-graduação é a chance que todo profissional tem de se especializar naquela área que mais gosta. Significa se aproximar muito mais do cargo dos sonhos e de atividades que têm tudo a ver com os seus interesses.

Oportunidades no seu segmento

Por fim, também vale a pena olhar pro segmento em que você já atua; talvez, até na empresa onde você já trabalha. Quais movimentações você vê a favor de uma pós-graduação nesse ambiente? Se você pretende crescer na carreira, é preciso tomar a decisão certa nesse sentido.

Por exemplo, se você já trabalha no setor turístico e quer se desenvolver mais nessa área, pode valer muito a pena escolher uma pós-graduação nesse segmento.

pós-graduação em administração – pessoa fazendo anotações durante reunião

Onde encontrar o melhor curso de pós-graduação em Administração?

Agora que você já conhece os principais cursos de pós-graduação em Administração e como escolher o melhor pra você, resta saber como encontrar a instituição de ensino ideal pra se especializar. Afinal, isso tem influência direta na qualidade da sua qualificação, não é?

Pra ajudar você nisso, a gente separou abaixo aqueles que são os principais critérios que você deverá levar em consideração ao escolher o seu curso de pós-graduação em Administração. Confira!

Consulte profissionais formados

Quem já tem a qualificação que você está buscando pode ser uma ótima fonte pra te ajudar a escolher onde fazer o curso que deseja. Então, é fundamental buscar a opinião dessas pessoas.

Nessas conversas, é importante deixar claro qual é o seu objetivo profissional e como essas pessoas podem ajudar com suas referências. Procure saber onde estudaram, quais professores se destacaram e quais disciplinas se mostraram como fundamentais.

Pesquise avaliações sobre as instituições

Você também precisa pesquisar muito bem sobre a reputação da instituição de ensino que está considerando. Felizmente, a internet facilita bastante esse processo graças à facilidade de se publicar e consultar avaliações de todo tipo de empresa.

É ainda melhor quando você consegue consultar avaliações do curso específico que deseja escolher. Tenha atenção a critérios como a estrutura do curso, qualificação dos professores, qualidade da grade curricular, entre outros.

Analise bem o currículo dos professores

Aliás, falando em professores, você também precisa avaliar o currículo deles antes de optar por um curso de pós-graduação. A experiência e vivência deles será essencial pra você absorver o conteúdo da melhor forma pra sua qualificação profissional.

Esse é outro aspecto muito facilitado pela internet. A maioria das instituições de ensino disponibiliza o currículo de seus professores pra consulta, permitindo que você faça a sua própria avaliação sobre esse critério tão importante.

Avalie a grade curricular do curso

Não se constrói um curso sem uma grade curricular, certo? Então, esse é outro aspecto que você precisa avaliar ao escolher onde fazer a sua pós-graduação em Administração.

Tenha atenção a respeito sobre o quão específicas são as disciplinas e as justificativas delas. O seu objetivo deve ser o de entender o valor de cada uma dessas matérias, além de identificar como se combinam em um conjunto que valorize o seu currículo.

Converse com um representante

Por fim, dê uma chance à instituição de ensino considerada pra vender o peixe dela. Ou seja, converse com um representante de vendas pra tirar todas as suas dúvidas e ter certeza de que aquele curso é mesmo o que você precisa pra se qualificar.

Deixe claros quais são os seus objetivos profissionais e o que levou você a cogitar o curso daquela instituição de ensino. Por meio dessa conversa, você poderá ter contato com informações inéditas e mais direcionadas as suas necessidades.

A escolha de uma especialização é algo fundamental pro desenvolvimento profissional. Ao escolher uma pós-graduação em Administração, você poderá se concentrar em uma área específica e, assim, conquistar uma maior valorização no seu mercado e mais satisfação com o seu trabalho.

Que tal contar com uma ajuda pra dar esse passo tão importante? É só acessar o site da Pós-graduação Online Descomplica e conhecer as várias opções na área de Gestão!