Como o próprio nome já diz, o Biomédico é um profissional que atua nas áreas de Biologia e Medicina. Mas, além disso, esse campo gera mais dúvidas do que respostas, não é mesmo?
Afinal de contas, o que faz um Biomédico? Quais são as suas funções? E o salário nessa área, é de quanto? Se você tem essas curiosidades, estamos aqui com as respostas. Boa leitura!
O que faz um Biomédico?
Se você tinha dúvidas sobre o que um Biomédico pode fazer pra ajudar a sociedade, basta olhar pro combate da Covid-19.
Jaqueline Goes de Jesus, que virou uma Barbie após coordenar a equipe responsável pelo sequenciamento do genoma do vírus SARS-CoV-2, é biomédica! Incrível, não é mesmo?
Isso porque, dentre as responsabilidades desses profissionais, estão a identificação de doenças como a Covid-19, desde as causas até possíveis curas e prevenções.
Quais são as áreas de atuação de um biomédico?
Mas é claro que o combate às pandemias é apenas uma das áreas de atuação desses profissionais, que também podem trabalhar nas análises clínicas ou de imagem nas seguintes áreas, por exemplo:
- Análise ambiental;
- Análises bromatológicas;
- Banco de sangue;
- Biologia molecular;
- Biomedicina estética;
- Bioquímica;
- Citologia;
- Farmacologia;
- Genética;
- Hematologia;
- Imunologia;
- Informática de saúde;
- Microbiologia;
- Parasitologia;
- Patologia clínica;
- Perícia criminal;
- Radiologia;
- Reprodução humana;
- Sanitarista;
- Toxicologia.
Muitas áreas, não é mesmo? Já os ambientes em que Biomédicos trabalham costumam ser laboratórios, hospitais, instituições de saúde públicas, indústrias de medicamentos e cosméticos, e bancos de sangue.
Qual o salário de um Biomédico?
Apesar desse não ser o principal fator ao analisar uma área de atuação, é importante saber o salário médio de qualquer profissão, como a Biomedicina.
De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2018, do Ministério do Trabalho, o salário médio de um Biomédico no Brasil é de R$2.481,61.
Entretanto, esse valor pode mudar de acordo com a experiência do profissional, suas especializações, a área de atuação e o tamanho da empresa contratante.
Qual escolher: Biomedicina ou Farmácia?
Mesmo após saber o que faz um Biomédico, muitos estudantes ficam em dúvidas sobre qual curso ingressar: Biomedicina ou Farmácia.
Apesar de as profissões serem parecidas, por trabalharem em laboratórios e indústrias, e realizarem análises, elas não são iguais.
A grande diferença entre elas é a área na qual vão focar seus esforços, ou seja, enquanto o Biomédico olha mais pra Biologia, o Farmacêutico terá como base a Química.
Na rotina, isso significa que o Biomédico seria o responsável por estudar uma doença e desenvolver uma vacina analisando a reação entre diferentes agentes biológicos.
Já o Farmacêutico usaria a química para criar um remédio pra combater a doença.
Como se tornar um profissional referência em Biomedicina?
Pra conseguir fazer tudo o que um Biomédico faz, é importante contar com uma graduação de qualidade, cursos profissionalizantes e pós-graduações específicas pra área de atuação que interessa o cientista.
E o próximo passo está aqui na Pós-graduação Online Descomplica. Então, que tal conhecer mais sobre os nossos cursos e começar a estudar com a gente ainda hoje?