• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Marketing Digital: o que é, como surgiu e estratégias

Você sabe, de fato, o que é Marketing Digital? A Internet chegou pra ficar. As redes sociais — isto é, Facebook, Twitter, Instagram etc. —, assim como os sites e blogs, são grandes espaços virtuais. Por dia, milhares de pessoas acessam esses ambientes — seja pra interagir socialmente, seja pra adquirir informação.

Logo, as empresas, que sempre buscam angariar novos clientes, não poderiam deixar de ocupar essas redes. Conhecer Marketing Digital — tanto o conceito, quanto às estratégias —, portanto, é algo indispensável. Afinal, é por meio desse conhecimento que a empresa vai não apenas se destacar no mercado, como também obter vantagem competitiva sobre os seus concorrentes.

Tem interesse pelo assunto? Então, continue lendo!

O que é Marketing Digital

O Marketing Digital é, por assim dizer, um conjunto de estratégias que as empresas utilizam na Internet, a fim de promover e vender um tipo de produto/serviço — ou, até mesmo, uma marca.

Pro Marketing Digital, tanto os aplicativos digitais e as redes sociais, quanto os sites e os blogs, são grandes ferramentas que você pode se apropriar, seja pra promover a sua pequena empresa, seja pra qualquer outra finalidade.

Como surgiu o Marketing Digital

Agora que você já sabe o que é, a gente pode falar sobre como o Marketing Digital surgiu. Afinal, nada nasce do acaso.

Logo após a década de 90, a internet, que antes era uso exclusivo dos militares, ficou extremamente massificada. Em outras palavras, a população passou a ter acesso a esse mundo digital

Os famosos blogs de conteúdo, assim como as grandes redes sociais, surgiram nessa época. Logo, as empresas, cientes de que esse mundo virtual tão badalado pelo público chegou pra ficar, não pensaram duas vezes e logo migraram pra esse universo — surgindo, assim, o Marketing Digital.

Estratégias de Marketing Digital

É óbvio que as empresas devem marcar presença em todos os ambientes virtuais de modo a interagir e criar laços com o seu público. É assim, inclusive, que ela não apenas pode conquistar futuros clientes, como também estabelecer uma relação mais próxima e ativa com ele.

Mas, antes de tudo, ela precisa elaborar um conjunto de estratégias que busque alcançar o fim desejado.

Veja algumas dessas estratégias.

Marketing de Conteúdo

É um tipo de Marketing na qual a empresa elabora, cria e produz conteúdos de extrema relevância pra um determinado público.

É uma troca justa e saudável, pois a empresa, por meio dos conteúdos produzidos, ajuda o usuário a sanar uma dúvida acerca de algo. Em troca, ele reconhece essa ajuda e passa a se interessar mais pelo que a empresa tem a oferecer. Ou seja, no final, todos saem ganhando.

SEO

O SEO — em inglês, Search Engine Optimization — significa, literalmente, “Motor de Otimização de Busca”. Ou seja, é um conjunto de estratégias cuja finalidade é justamente colocar os sites e blogs em posições de evidência nos mecanismos de busca. Pra ficar bem ranqueado, é indispensável conhecer o conceito e as estratégias de SEO.

Marketing Viral

O Marketing Viral, como o próprio nome já sinaliza, é um conjunto de estratégia cujo objetivo é fazer viralizar — por isso, viral, compreende? — o conteúdo produzido. É fazer os próprios clientes propagarem os conteúdos por meio de compartilhamentos em larga frequência.

Mídias Sociais

As redes sociais são, sem sombra de dúvida, grandes instrumentos de Marketing. Nelas, as empresas podem não apenas produzir conteúdos, a fim de satisfazer seus clientes e vender seus produtos.

Além disso, ela pode também criar uma imagem pública positiva da empresa por meio de suas ações e receber mais reconhecimento e credibilidade em troca — tanto do público, quanto das instituições que compõem a sociedade.

Conseguiu perceber o quão importante é saber o que é Marketing Digital? Se você pensa em atuar na área, mas não sabe como começar, fica a dica: conheça os cursos livres na área do Marketing do Descomplica e adquira o conhecimento necessário pra ser um profissional bem-sucedido.