• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O que é automotivação e como ajuda na carreira e nos estudos?

Você já se perguntou o que é automotivação e como ela se difere da motivação externa?

O caminho mais efetivo para se manter motivado é olhar pra dentro de si e tirar dali os insumos necessários pra elevar os níveis de motivação.

Nesse sentido, a automotivação é essencial pra alcançar bons resultados nos estudos e na carreira.

Quer saber mais sobre o que é automotivação e como desenvolvê-la? Então, acompanhe o artigo fresquinho que a gente preparou sobre o assunto.

Afinal, o que é automotivação?

A automotivação é uma fonte interna pra encontrar a força e a energia necessárias pra atingir seus objetivos pessoais.

Como esperado, ela está associada a conceitos importantes como autoconhecimento e autorresponsabilidade, habilidades emocionais essenciais pra lidar bem com os desafios do mundo moderno.

Por ser um conceito novo, é comum acreditar que a motivação venha de fora. Porém, essa crença pode gerar frustração caso as coisas não aconteçam como o esperado.

Pra que isso não aconteça, o caminho é investir em automotivação. Assim, você toma as rédeas do seu próprio caminho e cria uma conexão interna que lhe permite encontrar em si mesmo tudo aquilo que precisa pra alcançar seus objetivos.

Porém, não pense que é fácil! A automotivação é um exercício que deve ser feito dia após dia, até que se torne um hábito em sua vida.

Qual a importância da automotivação?

Você sabia que a importância da automotivação não está só ligada às conquistas?

Pessoas que sabem se automotivar tendem a ser mais satisfeitas com a sua realidade. Isso porque elas têm a consciência de que sempre fazem o seu melhor e, a partir disso, aceitam aquilo que recebem em troca.

Por culpar menos os fatores externos, essas pessoas são mais produtivas, lidam melhor com o outro e apresentam uma postura empática diante dos contratempos que surgem em seu caminho.

Como desenvolver a automotivação?

E então, agora que você entendeu o que é a automotivação e por que ela é importante pra sua vida, bora aprender como desenvolvê-la?

Trabalhe a sua inteligência emocional

Você sabia que uma das principais características das pessoas de sucesso é que elas têm a inteligência emocional bastante desenvolvida? Pois é!

Então, se você deseja desenvolver a automotivação em sua rotina, vai precisar de uma dose de ensinamentos práticos sobre inteligência emocional.

Pra isso, mergulhe em conteúdos e atividades que exercitem a forma como reconhece e lida com os próprios sentimentos e, a partir disso, você vai estar com o caminho aberto pra se automotivar.

Trace metas e objetivos atingíveis

Você pode pensar que não existe estoque de automotivação dentro de você, mas, muitas vezes, isso ocorre porque as metas e objetivos que traça pra si mesmo não são alcançáveis.

Se você deixa de estabelecer metas e objetivos ou não os define com os parâmetros corretos, pode acabar se frustrando com a falta de resultados.

Pra combater essa realidade, você deve traçar objetivos de diversos níveis de dificuldade pra que consiga enxergar quantas coisas pequenas você é capaz de realizar em um curto espaço de tempo e como essas conquistas te levarão pros objetivos maiores.

Seja flexível

A flexibilidade é muito importante pra manter os níveis de automotivação lá em cima.

Isso significa que você não deve se cobrar excessivamente, identificando quando é hora de desapegar de um certo objetivo ou simplesmente mudar de rota.

Isso não vai fazer de você uma pessoa fraca ou despreparada: muito pelo contrário! Só vai mostrar o quanto está alinhado aos seus princípios.

Em resumo, agora você já sabe o que é automotivação e qual caminho seguir pra desenvolvê-la. Então, é hora de colocar a mão na massa!

E se seu objetivo é dominar o mercado de trabalho e alcançar o sucesso profissional, vem com a gente e se joga em uma das instituições mais inovadoras da América Latina. Conheça a Faculdade Descomplica e bora estudar!