• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Confira agora os 3 principais modelos de gestão!

Cada vez mais, as empresas percebem a importância de uma administração bem direcionada pro melhor resultado dos processos gerenciais. Nesse sentido, compreender quais são os modelos de gestão existentes é fundamental pras estratégias do negócio.

Pensando nisso, e tendo em vista a importância desse conhecimento, a gente separou pra você alguns esclarecimentos sobre o tema, além de 3 modelos de gestão empresarial que podem ser adotados. Não deixe de conferir!

modelos de gestão - pessoa jogando xadrez, movimentando a peça do rei

O que são modelos de gestão?

Em linhas gerais, modelo de gestão é um conjunto de estratégias escolhido pela empresa para conduzir os seus processos e obter resultados.

Trata-se de uma forma específica de administrar o capital humano e financeiro pra alcançar um bom desempenho.

Por esse motivo, os modelos de gestão podem variar de organização pra organização, levando-se em conta, não só os recursos materiais e humanos, mas também os valores da instituição e os seus propósitos no mercado

modelos de gestão - pessoas tomando decisões analisando documentos

Como escolher o mais adequado para a empresa?

Como visto, a adoção de um modelo de gestão exige um conhecimento aprofundado por parte do gestor. Nesse sentido, é importante que ele tenha uma noção abrangente sobre os seguintes fatores:

  • necessidades atuais da empresa;
  • principais desafios;
  • oportunidades de mercado;
  • perspectiva de futuro.

A partir de então, será possível reconhecer o melhor modelo e adequar os processos guiados pelo negócio. Vale lembrar da importância de um planejamento estratégico e prévio pra essa mudança gradual.

modelos de gestão - papel com as inscrições: idea, to do, doing e done

3 principais modelos de gestão empresarial

Confira agora 3 modelos entre os mais adotados pelas empresas!

1. Gestão por resultados

O modelo de gestão por resultados, como o nome já indica, é aquele no qual o gestor define metas de curto, médio e longo prazo e acompanha constantemente o seu alcance. 

A ideia central é que todos são responsáveis pelos resultados e, portanto, devem participar da tomada de decisões. Por isso, inclusive, uma das características é o recebimento constante de feedbacks pelos colaboradores.

2. Gestão por processos

Um segundo modelo bastante adotado é a gestão por processos. Este também tem como norte o alcance de resultados, mas tendo em vista a redução de custos das operações, o aumento da produtividade e a satisfação do consumidor final. 

Nesse sentido, a atuação dos gestores assume um papel central, sendo menor a participação dos colaboradores na tomada de decisões. 

3. Gestão participativa

Por fim, vale a pena elencar o modelo de gestão participativa que, como o nome indica, envolve todas as equipes e se torna aberto à sua colaboração. 

A ideia é que todos os responsáveis pelos processos da empresa assumam protagonismo, e assim, mantendo-se a transparência e a boa comunicação entre gestores e funcionários. 

Com isso, pretende-se também promover o desenvolvimento de todos e aumentar o sentimento de pertença, além de otimizar tarefas diárias.

Sem dúvidas, conhecer os modelos de gestão é fundamental pra guiar os processos do negócio de maneira mais estratégica. Por outro lado, essa análise sobre o melhor modelo pode ser mais acertada com a ajuda de um profissional.

Nesse sentido, a Pós-Graduação em Gestão da Faculdade Descomplica permite se aprofundar ainda mais no tema de modo a auxiliar as organizações sobre o melhor caminho a ser seguido.