Quem não se divulga dificilmente tem sucesso. Isso vale pra vários mercados, inclusive o de quem cuida dos outros. É por isso que você precisa saber da importância do marketing digital para profissionais de saúde.
O marketing digital reúne ferramentas bastante úteis que permitem alcançar o seu público-alvo com alta taxa de retorno. Dessa forma, pode ajudar um profissional de saúde a fortalecer o próprio nome e atrair mais pacientes.
Ao mesmo tempo, o marketing digital exige cuidado pra que as estratégias certas sejam aplicadas. Do contrário, você arrisca prejudicar os resultados que está esperando conquistar.
A seguir, você aprenderá tudo sobre a importância do marketing digital para profissionais de saúde e como realizá-lo. Confira!
Por que o marketing digital é importante para profissionais de saúde?
O marketing digitalé uma poderosa ferramenta pra fortalecer a sua marca e alcançar mais público. Ou seja, pra profissionais de saúde, isso significa mais credibilidade e pacientes.
Antes de mais nada, é importante esclarecer que o marketing é fundamental pra sobrevivência de qualquer negócio. Quando se fala sobre marketing digital, a gente considera todas as ferramentas que a tecnologia permite utilizar hoje em dia. Por exemplo, sites na internet, redes sociais, apps de mensagens, entre outros.
É por meio de uma boa estratégia de marketing digital que um profissional de saúde pode ampliar suas chances de sucesso. Ao passo que se divulga de forma correta, pode alcançar mais possíveis pacientes. Ao mesmo tempo, sua marca fica mais conhecida e se torna mais confiável.
No entanto, isso só é possível se você compreende bem o perfil do seu público-alvo e o seu próprio mercado. Além disso, trabalhar com marketing digital é um comprometimento constante que exige sua dedicação.
Como realizar marketing digital para profissionais de saúde?
Como você viu até aqui, o marketing digital é essencial pra profissionais de saúde. Porém, isso não significa sucesso automático. Em vez disso, é preciso planejar e executar as ações certas. É nisso que a gente vai ajudar você a seguir.
Confira abaixo 10 dicas essenciais de marketing digital para profissionais de saúde:
1. Use sua marca consistentemente
Quem tem contato com os seus serviços no meio digital precisa reconhecer a sua marca. Pra isso, é fundamental que ela seja consistente em todos os meios que você utilizar.
Por exemplo, não faz sentido usar cores e elementos diferentes em seu site e nas redes sociais. Tudo precisa ter harmonia pra que a sua marca se fortaleça como um todo.
2. Conheça seu público-alvo
Um bom trabalho de marketing digital para profissionais de saúde exige um conhecimento aprofundado sobre o perfil do público-alvo. Ou seja, você precisa saber quem está querendo impactar.
Em primeiro lugar, analise o perfil de quem já tem contato com a sua marca. Considere quais são as necessidades e preferências dessas pessoas. Ao mesmo tempo, observe como o público do seu segmento costuma se comportar.
3. Tenha um site funcional
Por ser um segmento baseado em serviços, o meio da saúde precisa de sites funcionais. Então, nada de ter um simples panfleto na internet com as suas principais informações.
Em vez disso, considere as necessidades do seu público e implemente funcionalidades úteis. No caso de uma clínica, um recurso básico seria contar com um sistema de marcação de consultas pelo site.
4. Crie conteúdo dinâmico
Outra iniciativa de marketing digital para profissionais de saúde é a publicação de conteúdo dinâmico. Ou seja, não deixe que o seu site fique estático, sem atualizações. Ele precisa ter material inédito pra que possa atrair novos públicos.
Uma ótima forma de fazer isso é por meio de um blog. Nesse espaço, você pode criar conteúdo que agregue valor ao seu nome e apareça em pesquisas do Google. Assim, poderá atingir apenas um público realmente interessado nos seus serviços.
5. Transmita credibilidade
Há bastante concorrência no meio digital. Então, como se diferenciar? O segredo está em reunir o máximo de credibilidade pro seu nome.
É por isso que você deve ter cuidado ao implementar a sua estratégia de marketing digital. Priorize o profissionalismo, evite publicar conteúdo duvidoso e reforce sempre as suas qualificações.
6. Peça por avaliações
As pessoas tendem a confiar mais em um produto ou serviço quando ele traz avaliações de outros usuários. Isso também pode valer pros seus serviços como profissional de saúde.
Portanto, vale a pena incentivar a publicação de avaliações por seus pacientes. Peça que eles postem reviews em sites como o Google ou até mesmo em seu próprio site.
7. Siga as regras do CFM
O setor de saúde tem algumas restrições ao trabalhar com marketing digital. É preciso seguir as regras do Conselho Federal de Medicina, especialmente quando se trata das redes sociais.
Por exemplo, é proibido apontar o seu tratamento como milagroso ou totalmente eficaz. Também é vedada a exposição de pacientes. O profissional de saúde também não pode se vender como “o melhor” ou algo equivalente.
8. Seja mobile-friendly
Com cada vez mais pessoas tendo o celular como principal meio de acesso à internet, o seu conteúdo precisa estar adaptado a essa realidade. Por exemplo, o seu site precisa ser mobile-friendly — ou seja, funcionar corretamente em dispositivos móveis.
Isso vale pra todas as funcionalidades do seu site. Não disponibilize apenas uma versão limitada nos celulares. Todos os recursos do site precisam funcionar em todos os aparelhos.
9. Grave vídeos rápidos
O público tende a gostar mais de conteúdo em vídeo. O YouTube é o segundo site mais acessado do mundo, perdendo apenas pro Google. Uma ótima dica de marketing para profissionais de saúde é gravar vídeos curtos, que sejam fáceis de compartilhar.
O conteúdo desses vídeos pode ser informativo, já que as pessoas têm bastante curiosidade por temas relacionados à saúde.
10. Use as redes sociais
Por fim, não menospreze o poder que as redes sociais têm sobre o marketing digital. Essas plataformas são muito populares e podem trazer mais exposição pra você.
No entanto, é preciso ter cautela. Além de seguir as regras do CFM mencionadas acima, analise bem qual tipo de conteúdo gera melhor retorno em cada plataforma. Além disso, marque presença apenas onde o seu público já está.
Como ter certeza do sucesso da estratégia?
Uma das principais vantagens do marketing digital é acompanhar os resultados das campanhas em tempo real. Ou seja, você pode se certificar de que tudo está no curso certo.
No entanto, antes de tudo você precisa estabelecer objetivos concretos pra sua estratégia de marketing digital. Depois da implementação dela, chega a hora de monitorar os seus números pra ter certeza do seu êxito.
Por exemplo, suponha que você queira atrair mais pacientes pra sua clínica. Então, o seu indicador de sucesso pode ser o número de pessoas que marcaram consulta pelo seu site. Quanto mais ele subir, melhor estará a sua campanha de marketing digital.
Tendo em vista a importância do marketing digital para profissionais de saúde, fica nítido como ele é benéfico. Em síntese, é um mecanismo poderoso pra reforçar a imagem da sua marca e alcançar cada vez mais público. Então, siga as dicas deste artigo pra saber por onde começar.
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