Se você trabalha na área, é importante sempre manter livros sobre marketing digital por perto. Afinal, um hábito muito importante pro crescimento humano é a leitura, que, além de promover a aprendizagem de conteúdos específicos, como marketing digital, pode melhorar a escrita.
O contato com os livros também ajuda a formar e a organizar ideias. Por isso, é preciso valorizar as obras literárias, principalmente aquelas que têm relação com o campo profissional que a gente atua ou pretende atuar.
Com isso em mente, a gente preparou este conteúdo pra apresentar três livros sobre marketing digital incríveis. Não deixe de conferir, em? São obras que podem aumentar seus conhecimentos.
1. Marketing 4.0: do tradicional ao digital
Neste livro incrível e informativo, Philip Kotler, o pai do marketing, apresenta o conceito de Marketing 4.0. Na verdade, ele reflete sobre a transição do marketing convencional pro marketing digital.
Aliás, Kotler não apenas reflete sobre isso, como também apresenta esses conceitos de uma maneira muito fácil de ler.
Além disso, fornece exemplos práticos, diagramas e resumos no final de cada capítulo. Também apresenta algumas questões que encorajam os leitores a implementarem essa solução na prática.
Esta é uma excelente opção de livros sobre marketing digital pra quem busca obter novos conhecimentos. Assim, que tal colocar este em sua cabeceira de leitura?
2. Marketing e comunicação na era pós-digital: as regras mudaram
É fato que uma nova era da sociedade do consumo está em curso, alterando a relação entre empresas e consumidores, bem como entre marcas e comunidades.
Com outras palavras, a gente está vivendo um novo momento em que a inovação se torna uma mercadoria e as coisas fascinantes se tornam comuns, principalmente no âmbito da web.
Nesse contexto, com este livro, Walter Longo concebe, de forma primorosa, ideias, dados relevantes, casos e conceitos interessantes, que podem servir de inspiração pros estudantes e profissionais ligados à área de marketing digital terem ideias inovadoras.
Este livro também é uma boa opção de leitura pra quem tem curiosidades sobre a área de marketing, mesmo que não trabalhe ou não estude formalmente este assunto.
3. Personalização: quem fala com todos não fala com ninguém. Personalize seu Marketing Digital!
Personalização significa ser mais empático durante o processo de marketing e gestão de vendas, e esse assunto é abordado com maestria por Felipe Spina.
Em sua ótica, muitas pessoas ligadas ao marketing digital produzem conteúdos de forma errada, pensando apenas nos interesses da organização.
Com isso, deixam de fazer um conteúdo pensado pro cliente e, por conta dessa falha, não conseguem aproveitar melhor as oportunidades.
Embora possa parecer complicado à primeira vista, a personalização de conteúdo pode ser aplicada por empresas de todos os tamanhos. Na obra, Felipe Spina ensina aos profissionais e estudantes da área a fazerem isso com sucesso.
4. Marketing na Era Digital, best seller de Martha Gabriel
Se você gosta de Content Marketing, o famoso marketing de conteúdo, agora é mais do que necessário que você leia sobre o Marketing na Era Digital, best seller de Martha Gabriel.
Mas, do que ele se trata?
Bem, a obra fala sobre as formas de começar a colocar em prática os conceitos de publicidade que temos atualmente no mercado.
Ela aborda sobre as palavras chave de cauda curta e de cauda longa que são cruciais pra um bom desempenho de um artigo dentro do Google.
Por exemplo, se uma palavra chave for de cauda curta, ela provavelmente vai contar com uma grande procura. E, por isso, é ainda mais difícil conseguir ranquear na primeira página. Mas, depois que consegue, seu artigo ou página vai conseguir ter muito acesso.
Agora, se você usar uma palavra de cauda longa, vai conseguir ranquear mais fácil devido ao fato de que são assuntos bem mais específicos e pra um público extremamente segmentado. A quantidade de acessos é menor.
Mas, como assim? Vamos aos exemplos!
Supondo que você queira escrever um artigo sobre LIVROS. Se usar esta palavra chave, um provável que vai ter que competir com livros de todos os assuntos, ou seja, vai ser difícil demais de rankear.
Mas, se escrever um artigo sobre LIVROS DE MARKETING DIGITAL, a sua concorrência vai ser bem menor.
Deu pra entender melhor?
5. A mente do consumidor
A Mente do Consumidor é um livro que aborda sobre o seu persona e ajuda você a entender que nem sempre as suas pesquisas podem estar corretas, mesmo que tenha perguntado diretamente pra pessoa que faz parte do seu público.
Muitas vezes, de acordo com a obra, as pessoas dizem coisas das quais não querem dizer apenas pra agradar a sociedade.
A obra traz uma pesquisa bastante interessante que aborda mais sobre o cigarro em entrevistas, as pessoas falavam que queriam parar de fumar.
Mas, mesmo vendo imagens de câncer e outras coisas nas cartelas de cigarro, continuavam fumando e colocando a saúde em risco.
A mente do consumidor é algo extremamente complexo e que não se consegue descobrir apenas do dia pra noite.
6. Palavras que vendem milhões
A obra Palavras que Vendem Milhões foi pensada po público que conta com interesses voltados pro marketing digital e a escrita.
Você sabia que a forma como você escreve um determina do teto pode fazer com que a pessoa o compre o produto?
Pra que se tenha um bom texto de venda, não é qualquer redator que pode ser contratado, é importante focar em copywriter em redator publicitário.
Geralmente, deve-se dominar algumas técnicas bastante importantes como é o sfas do Storytelling e até mesmo do copy.
7. Neuromarketing
Por fim, mas não menos importante, também podemos citar a obra que é chamada de Neuromarketing que está entre as mais vendidas da Amazon.
Aborda sobre a psicologia dos consumidores. Ela é bastante interessante pros estudantes de publicidade.
O que achou desses livros sobre marketing digital? Conta pra gente! Ao recomendá-los, a gente buscou ampliar seus conhecimentos pra você alcançar seus objetivos com velocidade.
Está pensando em fazer uma graduação ou pós na área de marketing digital? Saiba que a gente tem a solução certa pra você. Confira os cursos de graduação e pós-graduação da Descomplica!