• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Saiba tudo sobre o curso de graduação em Ciências Contábeis

Quem gosta de Exatas e de cálculos tem, nas Ciências Contábeis, uma boa alternativa de graduação. O contador, profissional formado nessa faculdade, é responsável por controlar receitas, despesas e lucros de uma organização. Ele pode trabalhar em diversos locais e, inclusive, abrir seu próprio escritório de contabilidade.

Quem pretende cursar Ciências Contábeis deve compreender como funciona essa graduação e as oportunidades de trabalho depois de formado. Entretanto, de forma geral, podemos dizer que o contador é quem cuida da organização financeira e tributária de uma empresa.

O que o curso de Ciências Contábeis abrange

A grade curricular do curso de Ciências Contábeis engloba, basicamente, os seguintes temas:

·      Tributação

·      Recursos Humanos

·      Gerência Financeira

·      Perícias Judiciais e Contábeis

A graduação em Ciências Contábeis é do tipo bacharelado, com duração média de quatro anos. Esse curso está disponível nas modalidades presencial e a distância.

Basicamente, as disciplinas abordadas em Ciências Contábeis são: Matemática, Economia, Ciências Sociais e Teorias da Administração. No meio do curso, o tema é aprofundado, com disciplinas como Contabilidade Tributária, Custos, Orçamento Público, Perícia, Arbitragem, Controladoria, Administração Financeira, etc.

Um profissional formado em Ciências Contábeis é capacitado para lidar com questões financeiras, tributárias, econômicas, contratuais e patrimoniais de uma empresa. Acima de tudo, ele deve ter ética e seriedade, pois trabalha com aspectos bastante sérios e comprometedores para um negócio.

Alguns atributos indispensáveis ao profissional de Ciências Contábeis são ter afinidade com números e ser disciplinado.

Além disso, ele deve sempre estar atualizado em relação às leis contábeis e empresariais. É fundamental acompanhar as mudanças sobre recolhimento de impostos, emissão de notas fiscais, entre outros pontos.

O que faz um profissional formado em Ciências Contábeis

Quem se forma em Ciências Contábeis tem capacidade de registrar todas as atividades financeiras de uma empresa, escrever relatórios e elaborar um balanço patrimonial.

O contador precisa saber de toda a movimentação de ativos e passivos de uma organização. Assim, ele controla o que entra e sai da empresa e ainda trabalha na regulamentação do negócio, controlando impostos a serem pagos.

Outra atribuição desse profissional é cuidar para que todos os contratos estejam de acordo com a lei, do ponto de vista econômico e fiscal.

Tanto em uma grande companhia quanto em um escritório de contabilidade, o contador orienta o empresário sobre questões contábeis. Ele pode, ainda, ser consultor de empresas, orientando gestores na tomada de decisão.

Um contador pode exercer a profissão apenas depois de obter um registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Quer saber mais sobre o curso de ciências contábeis?

Na faculdade de Ciências Contábeis a distância, você vai entender como se tornar esse profissional que faz análise de dados corporativos , receitas, despesas, custos e muito mais! Quer entender mais sobre o curso da Faculdade Descomplica? É só dar play no vídeo pra conferir!💚 😎