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Entenda como organizar sua rotina fazendo o gerenciamento do tempo

O gerenciamento de tempo ajuda a lidar com prazos e envolve a divisão de tempo entre as tarefas, sendo um investimento em produtividade.

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Você costuma ter dificuldade pra cumprir prazos e lidar com horários? Se a resposta pra essa pergunta for “sim”, talvez seja hora de apostar em aprimorar o seu gerenciamento de tempo.

A ideia é principalmente importante no mercado de trabalho. Isso porque, a falta de organização pode tornar sua rotina uma bagunça.

Há quem diga que o tempo vale até mais do que o dinheiro. A razão é o fato de ser uma das poucas coisas irrecuperáveis — além de influenciar na produtividade que você vai ter em quase qualquer área. Assim, a ideia não só é útil pro mundo profissional, como também pode ser importante na hora de garantir qualidade de vida.

Ainda há outros pontos fortes do gerenciamento de tempo. Por exemplo, a possibilidade de focar em novos projetos e de investir em capacitação. Afinal, como organizar sua rotina? A gente preparou este texto justamente pra explicar esse rolê todo. Confira!

Relógio em destaque

O que é gerenciamento de tempo?

O gerenciamento de tempo é o processo de dividir suas horas em tarefas específicas. A ideia é trabalhar de forma inteligente, economizando tempo. Isso porque nem sempre os prazos são flexíveis. Às vezes, a entrega é apertada e há pouco espaço na agenda.

Por isso, pessoas desorganizadas frequentemente lidam com o estresse. Sabe quando fica tudo pra última hora? Então, a ideia é evitar justamente isso. Se você tem a sensação de que nunca há tempo suficiente pra fazer tudo, o conceito pode fazer uma boa diferença.

Embora a sabedoria convencional diga que estar ocupado é sinônimo de ser eficaz, isso nem sempre é verdade. Quando você divide a atenção em muitas tarefas distintas, raramente consegue produzir bem. O foco do gerenciamento de tempo é evitar o fluxo de trabalho ineficiente.

gerenciamento de tempo - relógio em destaque

Como gerenciar sua rotina?

Agora que você sabe a importância do gerenciamento de tempo, é hora de entender como trazer essa ideia pra sua rotina, certo? Você pode começar criando listas e definindo prioridades. Ao criar uma hierarquia pras tarefas, cumprir prazos e encontrar espaços de tempo se tornam atividades mais simples.

Você também pode contar com o apoio da tecnologia. Existem aplicativos voltados justamente pra facilitar a gestão do tempo. Às vezes, um simples programa de bloco de notas virtuais pode fazer uma boa diferença. Já na execução de tarefas, técnicas como a Pomodoro podem ser úteis.

A ideia foi criada pelo empreendedor italiano Francisco Cirillo e funciona de forma intuitiva — basta executar uma tarefa por 25 minutos e fazer intervalos de 5.

O nome faz menção aos temporizadores tradicionais de cozinha, sendo o termo italiano pra tomate. Durante o descanso, a recomendação é não fazer nada que exija muito esforço mental.

O gerenciamento de tempo ajuda a lidar com uma série de problemas diferentes. Por exemplo, perdas de prazos, trabalho de baixa qualidade e estresse. Assim, você lida com as tarefas de forma mais simples e inteligente.

A ideia ainda tem sua importância fora do mundo profissional, principalmente ao planejar uma rotina de estudos. Às vezes, um aluno precisa lidar com uma quantidade razoável de aulas e é preciso definir os horários de forma conciliadora.

Você sabia que a gente tem um curso de gestão de tempo? Não só isso, a plataforma Descomplica conta com inúmeros cursos livres pra aperfeiçoar seu currículo e se destacar no mercado de trabalho gastando pouco. Vem estudar com a gente!

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