• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Ferramentas de gestão de projetos: conheça as 5 principais

A tecnologia pode ajudar você a organizar o seu trabalho e otimizar o seu tempo. Basta saber quais ferramentas de gestão de projetos utilizar com a sua equipe.

Quem trabalha gerenciando pessoas e trabalhos sabe da importância de manter tudo organizado. As tarefas precisam ir para as pessoas certas, além do time sempre contar com os recursos que precisa. Por fim, tudo isso requer seu monitoramento.

Para isso, basta usar a tecnologia. Afinal, existem diversas ferramentas de gestão de projetos que podem ajudar nisso. No entanto, com tantas opções, pode ficar difícil escolher aquela que é certa pra você.

Quer ajuda pra decidir? Conheça abaixo quais são as 5 principais ferramentas de gestão de projetos!

Captura de tela da página inicial do Asana, uma ótima ferramenta de gestão de projetos

1. Asana

Uma das ferramentas mais completas do segmento, a Asana vai ajudar você na gestão dos seus projetos e organizar as suas demandas.

Com a Asana, você pode criar projetos, incluir as pessoas envolvidas e concentrar sua comunicação e arquivos neles. Tudo é integrado, então você pode marcar seus usuários, compartilhar tarefas e acompanhar o cronograma de tudo.

A Asana tem planos pagos disponíveis, mas pode ser usada gratuitamente.

Captura de tela da página inicial do Trello, uma ótima ferramenta de gestão de projetos

2. Trello

A abordagem do Trello como ferramenta de gestão de projetos é bem diferente. O foco dele está em criar cartões em listas com base nos critérios que você e sua equipe definirem.

Em cada um desses cartões, você pode incluir uma descrição, prazo, checklists, anexos, links, marcar pessoas e até enviá-los por e-mail. Conforme você os arrasta pelas listas, é possível designar as etapas dos seus projetos e direcionar suas demandas.

O Trello pode ser usado de forma gratuita, mas oferece um plano pago com recursos extras.

Captura de tela da página inicial do Notion, uma ótima ferramenta de gestão de projetos

3. Notion

O Notion é outra opção entre as ferramentas de gestão de projetos. Dessa forma, você e sua equipe podem criar documentos, planilhas e painéis de tarefas de maneira compartilhada e totalmente multimídia.

Ele funciona como uma mistura de Google Drive e gerenciador de tarefas. Assim como o Trello, cabe a você fazer uso dessa ferramenta pra que ela se encaixe aos processos que você conduz na sua empresa.

O Notion é gratuito pra uso pessoal e tem planos pagos com mais funcionalidades.

Captura de tela da página inicial do Wrike, uma ótima ferramenta de gestão de projetos

4. Wrike

Quem trabalha com o método ágil precisa de ferramentas de gestão de projetos que se encaixam nessa metodologia. O Wrike é uma delas, contando com uma interface fácil de usar e focada no compartilhamento de informações.

Com ele, você pode estabelecer prazos e ver cronogramas sendo construídos em tempo real. Além disso, você pode gerar relatórios com o acompanhamento de seus projetos e usar várias das integrações deles com serviços externos.

O Wrike pode ser usado de forma gratuita, contando também com planos profissionais pagos.

Teamwork

5. Teamwork

A comunicação é fundamental pro sucesso de qualquer empreendimento. Então, vale a pena usar o Teamwork, que é uma das ferramentas de gestão de projetos focadas na interação entre os integrantes do time.

O Teamwork tem um verdadeiro canivete suíço de ferramentas importantes pra quem lida com projetos. Além da gestão de tarefas e compartilhamento de arquivos, tem também um CRM, chat e um espaço pra criação colaborativa.

Assim como as demais opções, o Teamwork tem um plano gratuito e alternativas pagas pra múltiplos projetos.

O uso de ferramentas de gestão de projetos é o caminho pra otimizar o dia a dia do gestor e garantir qualidade em suas entregas. Deixe que a tecnologia ajude você e seu time a saber quem é responsável de cada etapa e facilitar o acesso aos seus recursos. Aproveite as dicas deste artigo pra tomar a sua decisão e curta os benefícios.

Aprimore ainda mais o seu trabalho ao buscar um bom curso focado nas suas necessidades. Conheça o Curso de Introdução à Gestão de Projetos e qualifique-se ainda mais.