• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Faculdades de TI: um guia completo para você

Entrar em uma carreira que permita uma melhor qualidade de vida, ter um bom nome no mercado e garantir uma boa remuneração é o seu grande sonho, não é mesmo? Pra isso, a escolha de uma boa área permite trazer melhores resultados pra você.

E uma das grandes tendências é a Tecnologia da Informação — ou, pros íntimos, TI. Uma das grandes promessas do mercado e que tem se cumprido com excelência. Ou seja, pode ser a chave pro seu sucesso.

Já pensou em quais faculdades de TI você pode fazer? Saiba mais sobre este tema e entenda como é possível potencializar a sua carreira investindo nessa área.

O que é a Tecnologia da Informação?

O que é a Tecnologia da Informação?

A Tecnologia da Informação pode ser vista como uma grande área de conhecimento, que engloba todos os recursos tecnológicos utilizados pra processar informações, o que inclui:

  • Hardware;
  • Software;
  • Desenvolvimento mobile;
  • Desenvolvimento de jogos;
  • Segurança da informação;
  • Experiência do Usuário, entre outros.

Assim, é uma espécie de termo guarda-chuva que engloba muitas subáreas de atuação. Por isso, você poderá ver muitos cursos voltados pra essas áreas específicas e que, ainda assim, estão dentro dessa grande área de TI.

Por isso, é muito comum que estudantes prefiram não fazer um curso mais “generalista”, como o tecnólogo em Tecnologia da Informação. Afinal, quem quer entrar logo no mercado não quer ficar esperando, não é mesmo?

O que você vai aprender nas faculdades de TI?

O que você vai aprender nas faculdades de TI?

Bom, mas são diversos cursos diferentes dentro das diversas faculdades de TI. Há caminhos em comum nessa trajetória? A resposta é: sim. Então, se liga e veja quais são os principais conhecimentos que você vai encontrar nessa área.

Conhecimento sobre arquitetura moderna de computadores

Os computadores modernos possuem arquiteturas e funções muito diferentes das máquinas que operavam antes dos anos 2000, por exemplo. Você, talvez, seja muito novo pra lembrar das grandes máquinas de desktop (incluindo as famosas capinhas de proteção).

Mas não é só a “carcaça” que mudou. Há, também, outras mudanças significativas, como as arquiteturas de processamento, o uso da internet mudou e a demanda por recursos gráficos se potencializou exponencialmente. Além disso, uma série de outras questões se modificaram ao longo do tempo.

Assim, é fundamental que, nas faculdades de TI, independentemente da sua área de atuação específica, você tenha um conhecimento básico sobre essas questões e como elas evoluíram.

Coaching e planejamento de carreira

Outro ponto importante pra profissionais de tecnologia da informação é identificar como projetar-se pra uma carreira de excelência. Isso é fundamental, principalmente, pra aqueles que atuarão em áreas que, majoritariamente, a atuação seja como autônomo ou freelancer.

Por exemplo, um desenvolvedor de jogos pode atuar por projeto. Contudo, pra isso funcionar, é importante que ele se projete como profissional e, assim, seja visto por potenciais recrutadores.

Além disso, todo profissional deve saber identificar o ponto em que está na carreira e aquele que deseja alcançar. Assim, é importante que os profissionais aprendam a se projetarem e, assim, garantirem maior eficiência nas suas respectivas carreiras.

Ao passarem pelo processo de coaching e planejamento de carreira, essas questões ficarão mais claras e visíveis, portanto, os futuros profissionais saberão adequar-se a esse novo cenário.

Comunicação empresarial

Você sabe como se comunicar com outros colegas, sejam eles de mesmo cargo ou, então, superiores ou subordinados? Pois é, a comunicação empresarial é importante pra saber lidar com essas questões.

E não só isso! É fundamental, também, saber como falar com o cliente no dia a dia. Afinal, profissionais de TI passam por isso com frequência. Por exemplo, saber como lidar com um cliente insatisfeito, que solicita alterações recorrentes, é fundamental pra minimizar eventuais choques entre vocês.

Afinal, pense na seguinte situação: um cliente solicita o desenvolvimento de uma aplicação e pede um recall, pois algo não saiu como esperado. Muitas vezes, a abordagem dele vai querer levar você a responder “xingando muito no Twitter”, mas controle-se!

A comunicação empresarial permite, assim, que você possa respirar fundo e ter uma resposta cordial, interessante e que possa diminuir a insatisfação do cliente. Muito bom, não é mesmo?

Marketing

Você sabe promover seus produtos ou serviços? Olha, quem não sabe fazer isso hoje, pode perder boas oportunidades, viu? Por isso, o marketing é um conhecimento fundamental pros profissionais de TI, independentemente da sua especialização.

Por isso, é tão comum que as faculdades de TI tenham disciplinas focadas pra este fim. Dessa forma, é possível potencializar as suas chances de conquistar melhores vagas, captar mais clientes e ter maior sucesso em sua jornada. Então, #seliga nos conhecimentos desta área, hein?

Questões relacionadas com computação

E, obviamente, também há aprendizados que estão ligados diretamente com a computação. Claro que cada área terá seu foco em um ponto específico. Por exemplo:

  • desenvolvedores aprenderão sobre linguagens de programação, experiência do usuário, entre outros pontos importantes;
  • especialistas em redes aprenderão sobre infraestrutura pra este fim;
  • já os especialistas em jogos digitais aprenderão sobre teoria dos jogos, design de games, experiência do usuário, entre outros.

E, claro, princípios básicos de computação também serão aprendidos. Assim, você terá uma base comum com demais colegas e, ao mesmo tempo, se especializará em um grande campo, podendo destacar-se na área.

Conhecimento prático

Uma reclamação comum dos estudantes de faculdades de TI é a dificuldade em conseguir ter aprendizado prático no dia a dia — e não é sem razão, não é mesmo? Afinal, todo mundo quer começar logo a colocar a mão na massa.

Assim, os melhores cursos são aqueles que, desde os primeiros módulos, permitem que seus alunos aprendam na prática. Mesmo com o auxílio de tutores, os estudantes têm autonomia pra utilizarem seus conhecimentos, testando, na prática, tudo que aprenderam.

Dessa forma, é possível ter resultados mais expressivos pra composição da sua carreira. Afinal, esperar até o final do curso pra aprender, na prática, como atuar, pode ser um grande desastre pra sua carreira.

Durante o curso, você terá tutores ao seu lado. Assim, caso esteja errando, eles apontarão pra você quais são as questões que podem ser corrigidas, trocar experiências e orientá-lo pro que há de melhor no mercado.

Além disso, claro, há o querido e desejado networking, que é sempre algo muito interessante pros estudantes. Afinal, quem não quer sair da faculdade já com o primeiro emprego engatilhado, não é mesmo?

Escolha de faculdades de TI

O que avaliar ao escolher uma boa faculdade de TI?

Ok, você tem já uma boa base pra escolher entre as faculdades de TI. E agora, como escolher aquela que seja a melhor pra sua carreira? Fique ligado e veja dicas importantes de como tomar a decisão de forma acertada.

Confira a grade curricular

Um dos primeiros pontos que você deve analisar é a grade curricular das faculdades de TI. É por meio delas que você saberá se há disciplinas alinhadas com o que você gosta, se o curso se dedica a ensinar os alunos sobre aquilo que eles realmente precisam aprender, entre outros.

Bons cursos sempre permitem que você analise a grade antes da matrícula. Afinal, apenas assim você poderá ter maior certeza de que está tomando a decisão certa.

Aqui na Faculdade Descomplica, a transparência é palavra de ordem. Assim, sempre que você se interessa por um curso, a gente disponibiliza pra você toda a grade, módulo a módulo, pra que não fique nenhuma dúvida sobre o tema.

Avalie o corpo docente

Os seus professores são, de fato, especialistas naquilo que estão ensinando? Eles vivenciaram essas questões, dominam os temas que estão falando, tem algo a acrescentar além do arcabouço teórico?

Afinal, em TI, isso vale demais no que diz respeito à sua formação profissional. Professores que tenham passado na pele por diversas questões relacionadas com as disciplinas que ministram, podem passar experiências interessantes, trazer questionamentos importantes e conseguir prepará-lo com maior foco pro mercado de trabalho. Muito bom, não é mesmo?

Veja se há atualização da grade

Se tem uma área que demanda constantemente de atualização da grade curricular, com certeza são os cursos das faculdades de TI. Afinal, são áreas que mudam com frequência e, nem sempre, o que funciona hoje continua ativo nos próximos anos.

Assim, é preciso que os responsáveis observem com frequência quais são as novas demandas, questões e atualizem rapidamente os componentes curriculares.

Além disso, é importante conferir se há novas graduações na área. Por exemplo, a formação em Cloud Computing veio justamente por conta de um aumento na demanda por profissionais que saibam implementar este tipo de modelo de computação e operem com eles no dia a dia.

Confira se está alinhada com o que há de melhor no mercado

Hora da sinceridade: você está buscando uma graduação com o objetivo de ter um melhor posicionamento no mercado, não é mesmo? Por isso, as melhores faculdades de TI são aquelas que, de fato, estão alinhadas com as demandas existentes.

Sendo assim, fique ligado e veja se os seguintes pontos evidenciam isso:

  • A faculdade traz novos cursos constantemente?
  • Os professores estão constantemente se atualizando?
  • Há um equilíbrio entre teoria e prática?
  • As disciplinas estão alinhadas com as demandas do mercado?
  • A grade curricular é atualizada?
  • O foco não está só na parte técnica?

Há uma preocupação para além da formação técnica

Boas faculdades de TI não querem formar técnicos, que saibam operar e resolver problemas. Elas querem, também, criar profissionais que tenham capacidade de atuar de forma autônoma e planejar um crescimento consistente pra sua carreira.

Você pode até buscar isso por fora. Contudo, não é muito mais interessante quando isso ocorre com o apoio de profissionais excelentes? Por isso, as melhores faculdades de TI terão disciplinas focadas pro ensinamento sobre planejamento de carreira e, até mesmo, terão o apoio de um coaching pra encontrar pontos de vulnerabilidade e aspectos positivos da carreira dos estudantes.

Faculdades de TI EaD

Vale a pena fazer uma faculdade de TI EaD?

Uma opção que muitas pessoas consideram quando cogitam fazer alguma das faculdades de TI EaD é se, de fato, há a possibilidade de aprender bem no ensino remoto. A resposta é: sim.

Com metodologias voltadas especificamente pra essa modalidade de aprendizagem, é possível ter melhores resultados. Isso porque, muitas escolas que não são tão boas apenas adaptam o presencial pro online, mas isso não funciona.

Por isso, é fundamental que você analise se a faculdade que está escolhendo trabalha, de fato, com uma metodologia focada pro EaD. Caso contrário, sua educação poderá ficar comprometida. Afinal, ninguém merece ter que lidar com uma aula não atrativa, né?

Pra você que quer potencializar suas rotinas de estudos EaD, a gente preparou um material incrível ara ajudar você nessa rotina. Afinal, a gente sabe que não é fácil adaptar-se pro ensino remoto, não é mesmo?

Profissionais formados em faculdades de TI Tecnologia da Informação

Quais as possibilidades de atuação de profissionais formados em Tecnologia da Informação?

Mas quais as possibilidades de atuação pros formados na faculdade de TI? Bora ver quais são as oportunidades pra você que está de olho nessa área. #partiu

Computação em nuvem

A computação em nuvem é uma das fortes tendências pros próximos anos. Você sabia que o Gartner, uma das maiores autoridades em tecnologia, afirmou que, até 2020, seria tão raro existir empresas que não trabalhassem com cloud quanto aquelas que não trabalhassem com internet?

Por isso, fazer uma faculdade de computação em nuvem pode ser uma alternativa pra você que anseia entrar nesse mercado. Afinal, o que não faltará é demanda pro profissional formando na área de TI.

Você poderá trabalhar com questões como:

  • arquitetura de computadores;
  • criação de aplicações e sistemas;
  • arquitetura de data center;
  • soluções e tecnologias pra virtualização;
  • projeto e implantação de Cloud Computing;
  • gerenciamento avançado de projetos, entre outros.

Pra você que deseja atuar nessa área, que tal uma graduação específica em Cloud Computing? A Faculdade Descomplica criou um curso focado pra atuar com esse modelo de computação! Saiba mais sobre a Faculdade Online de Computação em Nuvem.

Jogos digitais

O mercado de games é um dos mais aquecidos na área de tecnologia. Em 2020, ele teve um aumento de 12% em comparação ao ano de 2019 — isso em um contexto de crise gerado pela pandemia.

Por isso, pros apaixonados por jogos, essa é aquela área perfeita pra um upgrade incrível em sua carreira. O profissional poderá atuar, portanto, nas seguintes áreas:

  • Concept Art e ilustração;
  • UX Design;
  • Trilha sonora de jogos;
  • Game Design;
  • Desenvolvimento das aplicações e banco de dados, entre outros.

Ficou interessado em atuar nesta área? Então #seliga e conheça a graduação em Jogos Digitais da Faculdade Descomplica.

Gestão de dados

Nessa área, você estará imerso justamente em uma das grandes tendências atuais pra tecnologia. Afinal, você já pode ter ouvido essa frase: “os dados são o novo petróleo”. E, sinceramente, isso não é mentira.

Pra atuar nessa área, você deverá estimular o seu lado investigativo, auxiliando nas análises e proteção das informações que tenham valor comercial pras empresas. Assim, você pode trabalhar com:

  • Coleta e investigação de dados;
  • Administração dos dados;
  • Plataforma de Big Data;
  • Ciência de Dados;
  • Métodos quantitativos aplicados aos negócios, entre outros.

Com certeza você conseguirá aquela oportunidade incrível dos sonhos atuando nessa área. Pra isso, faça a graduação em Gestão de Dados da Faculdade Descomplica.

Sistemas para internet

Com o mundo marcando presença no online, as empresas estão cada vez mais buscando profissionais especializados neste campo. Por isso, trabalhar com esse tipo de cenário pode ser muito rentável. Algumas possibilidades são:

  • Criação de aplicações e sistemas;
  • Desenvolvimento de soluções web responsivas, com aplicação de UX;
  • Design de software;
  • Programação extrema;
  • Prática integradora de desenvolvimento de softwares;
  • Gerenciamento avançado de projetos, entre outros.

Por isso, é interessante contar com uma graduação focada pra este fim. Assim, uma das opções da Faculdade Descomplica é a graduação em Sistemas para Internet.

Como está o mercado de Tecnologia da Informação atualmente?

Como está o mercado de Tecnologia da Informação atualmente?

Bom, você pode se perguntar agora: mas, e aí, vale a pena mesmo tentar entrar no mercado de Tecnologia da Informação? E a resposta que a gente vai te dar é: só vai!

Não tem um momento mais propício pra investir em carreiras na área de tecnologia do que agora. E o que não faltam são dados que auxiliem a exemplificar isso. A gente vai mostrar alguns que podem conquistar a sua atenção.

Vagas para TI

Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, o mercado de TI deve criar 420 mil novos postos de trabalho até 2024. Contudo, as expectativas são que, infelizmente, 150 mil delas não serão ocupadas, pois, não há pessoas qualificadas pra esse fim.

Olha a oportunidade aí, hein? Se liga e corre atrás da sua formação. O momento é agora!

E se isso não foi o suficiente pra convencê-lo, aqui vai outro dado importante, agora da Intel: segundo o diretor, a projeção está muito otimista pro cenário na área de TI no pós-pandemia. Bacana, não é mesmo?

Quer mais? O mercado brasileiro de software movimento US$ 8,25 bilhões em 2020, segundo o IDC. Ou seja, o que não faltam são oportunidades. Mas, pra aproveitá-las, é preciso começar AGORA. Ou você pode perder oportunidades incríveis que serão pegas por quem está de olho nestes processos.

Crescimento do mercado gamer

A gente já falou sobre o crescimento do mercado gamer, mas pra você entender como essa é uma área muito top pra uma carreira fera, veja alguns dados interessantes:

  • com a pandemia, segundo pesquisa da Visa, ocorreu um crescimento de 140% no mercado de games no Brasil em 2020. A métrica foi a análise das transações financeiras feitas por brasileiros no ano passado;
  • os jogos pra smartphones têm crescido exponencialmente, principalmente com a popularização do Free Fire;
  • em 2020, o mercado mundial bateu recorde e a previsão é a movimentação de US$ 200 bilhões até 2023. E, claro, quem estiver na área, vai surfar na onda de vantagens.

Crescimento do cloud computing

O Cloud Computing, como a gente já falou, é uma tendência tão forte que, dificilmente, existirão empresas que trabalhem sem esse modelo. Afinal, ele está presente em:

  • plataformas de redes sociais;
  • no uso de armazenamento em nuvem (como o Dropbox e Google Drive);
  • nas soluções SaaS utilizadas no dia a dia;
  • na elaboração de documentos por meio de ferramentas online (como no Google Docs e Office 365).

Alguns dos dados que corroboram o crescimento do setor são:

Crescimento da segurança da informação

E, também, não dá pra deixar de fora dessa lista uma das queridinhas dos profissionais de TI: a segurança da informação. Alguns dos pontos importantes sobre isso são:

  • o mercado de segurança da informação deve apresentar um crescimento expressivo, principalmente com a continuidade do home office;
  • em 2020, a tendência era que o crescimento fosse de 2,4%, com US$ 123,8 bilhões. Contudo, a pandemia aumentou essas cifras, devido à necessidade de adequar-se pro trabalho remoto;
  • como Gartner aponta, em sua pesquisa Survey 2021, 64% dos funcionários permanecerão em trabalho remoto. Assim, a tendência é que seja preciso potencializar os investimentos nessa área;
  • o Brasil é um alvo constante de ciberataques, portanto, é preciso estar atento pra minimizar os riscos de eventuais problemas;
  • com a adesão maior ao trabalho remoto, aumentam-se as tentativas de phishing;
  • é preciso agir de forma proativa pra minimizar problemas, como o Ransomware (um vírus que criptografa todos os arquivos de uma máquina e cobra um valor de resgate pra devolvê-los — o que nem sempre acontece).

É uma área incrível, não é mesmo? Trabalhar com tecnologia da informação permite potencializar muitos resultados essenciais pra sua carreira.

Mas, pra isso, é fundamental ter boas faculdades de TI ao seu lado. Pra isso, conte com a Faculdade Descomplica. A gente tem uma série de cursos bacanas que vão dar aquele upgrade no seu currículo, entre eles:

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Banco de Dados;
  • Computação em Nuvem;
  • Gestão de Dados;
  • Jogos Digitais;
  • Sistemas de Informação;
  • Sistemas para Internet.

E aí, preparade pra dar aquele start em uma carreira de sucesso? Acesse o site da Faculdade Descomplica e conheça os melhores cursos de faculdades de TI.