• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Faculdade de Pedagogia: saiba tudo sobre o curso!

Quem escolhe fazer uma faculdade de Pedagogia, normalmente pretende atuar na área da educação. Nesse sentido, o curso superior tem o intuito de formar profissionais capacitados em realizar processos de ensino e aprendizado, entre outras atividades.

Ao contrário do senso comum, essa profissão oferece diversos caminhos e possibilidades de carreira.

Pensando em apresentar as principais características dessa formação, a gente elaborou este conteúdo. Aqui, você vai encontrar informações sobre as funções do pedagogo, mercado de trabalho e particularidades do curso. Veja mais a seguir!

Entenda como é o curso de Pedagogia

Entenda como é a faculdade de Pedagogia

Em geral, o curso de Pedagogia dura cerca de 4 anos, divididos em 8 semestres. O curso agrega ensinamentos práticos e teóricos, treinando os futuros profissionais em habilidades específicas da área, como aplicar a abordagem correta de ensino pra todos os tipos de público.

Nos primeiros anos, o estudante tem contato com matérias teóricas, como Didática, Psicologia da Educação e outros.

Já nos demais períodos, o aluno começa a se preparar pra lidar com os diversos tipos de trabalho que vai poder exercer futuramente. Então, ele passa a estudar temas como Administração Escolar, Educação Inclusiva e mais.

Sobre o estágio supervisionado em Pedagodia, é aqui onde o estudante ganha experiência prática com a profissão. Nesse sentido, o aluno aprende como o dia a dia de um pedagogo funciona e adquire aprendizados enriquecedores pra enfrentar o mercado.

Essa faculdade requer muita leitura e habilidades em lidar com o público. Por isso, é essencial que você goste bastante de ler e saiba conviver com crianças, jovens e seus familiares em situações diversas.

Conheça o perfil e as funções de um Pedagogo

Conheça o perfil e as funções de um Pedagogo

Como já foi citado inicialmente, aquele que escolher fazer a faculdade de Pedagogia vai atuar na área da Educação. Assim, o estudante vai poder escolher entre as duas principais subáreas de atuação após formado: gestão escolar ou docência.

Caso opte pela gestão escolar, vai poder trabalhar na Secretaria da Educação, por exemplo, fiscalizando o cumprimento da legislação do ensino. Também vai ter a possibilidade de atuar na direção escolar, orientando professores, elaborando currículos escolares e outras atividades pedagógicas.

Porém, se o intuito é atuar na docência, o estudante precisa ter a Licenciatura em Pedagogia, que permite lecionar na Educação Infantil — o primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Contudo, esse profissional também pode encontrar oportunidades fora das instituições de ensino.

É possível também encontrar oportunidades em editoras, trabalhando na elaboração de materiais pedagógicos. Outro modelo de carreira é no setor empresarial, onde o Pedagogo pode atuar no setor de Recursos Humanos e em universidades corporativas.

Nesses ambientes organizacionais, o profissional pode desenvolver métodos de ensino-aprendizagem pra adultos, acompanhar o desempenho dos funcionários da empresa e outros.

No que se refere às habilidades de um bom Pedagogo, é fundamental que o recém-formado tenha as seguintes características:

  • boa comunicação;
  • organização;
  • criatividade;
  • empatia;
  • proatividade;
  • tolerância.
Saiba como está o mercado atual para Pedagogia

Saiba como está o mercado atual para Pedagogia

Agora que você já entende mais sobre as funções de um Pedagogo, veja abaixo onde se concentram as oportunidades de trabalho pra esse profissional no mercado. 

Empresas

Os educadores são protagonistas do departamento de Recursos Humanos da empresa. Esse profissional é treinado pra utilizar os métodos de ensino dentro da empresa, desde o processo seletivo até a manutenção diária. 

Na prática, isso acontece da seguinte forma: atua no processo de qualificação dos colaboradores, treinamentos, palestras, dinâmicas e métodos de aprendizagem.

A atuação de profissionais da Pedagogia cresceu nesta área porque as empresas estão adotando uma abordagem mais humana com foco no desenvolvimento dos funcionários. Sendo assim, tais atividades têm uma grande demanda por professores.

Centros médicos

Em primeiro lugar, sabemos que parece estranho ver este profissional aqui, mas como enfatizado antes, o campo da Pedagogia oferece possibilidades que muitas pessoas desconhecem.

O trabalho em ambiente hospitalar é realizado com profissionais de Saúde. Por exemplo, você pode realizar atividades relacionadas à Pedagogia Neuropsicológica aqui. 

Frequentemente, os educadores trabalham com pacientes com problemas neurológicos graves, especialmente crianças em situação de recuperação.

Instituições de ensino

Vale enfatizar o papel mais comum da Pedagogia: instituições educacionais. O profissional pode atuar como professor da série do ensino fundamental em sala de aula ou atuar no departamento de gestão escolar. A sala de aula é a meta da maioria dos estudantes que optaram por uma licenciatura em Educação.

Se você deseja seguir essa carreira, saiba que uma estrada cheia de surpresas te espera. Nesse ponto, como os professores têm que lidar com vários alunos e situações, o tédio é um sentimento que não existe aqui.

Concursos públicos

O profissional formado em uma faculdade de Pedagogia encontra muitas vagas em concursos públicos em todo o país.

Todos os municípios têm, pelo menos, uma escola pública, e cada escola precisa de professores de vários departamentos de atividade pra realizar seu trabalho. Portanto, é uma excelente opção pra quem busca a estabilidade dos concursos públicos e boa remuneração.

Confira qual é a média salarial de um Pedagogo

Confira qual é a média salarial de um Pedagogo

Uma carreira na área de Educação é muito gratificante e oferece muitas oportunidades. Ao contrário de outras profissões, você não precisa se preocupar com a crise econômica aqui, porque você é um profissional essencial e as oportunidades de emprego são abundantes.

A média salarial de um pedagogo se concentra em R$2.741,48, mas pode variar muito dependendo de alguns fatores. Entre eles, o mais importante é o tipo de especialização feita após a graduação.

Por isso, é importante aproveitar cada momento da universidade pra explorar todas as oportunidades de estágios, voluntários, projetos e grupos de pesquisa. Assim, é possível aprender mais sobre cada tipo de serviço e escolher o que mais gosta.

Essas são as principais informações sobre a faculdade de Pedagogia que você precisa saber antes de começar sua vida universitária. Como a gente disse ao longo deste conteúdo, as possibilidades de carreira são inúmeras, mesmo fora da sala de aula.

Então, o que você precisa fazer agora é selecionar uma instituição de ensino bem avaliada pelo MEC (Ministério da Educação) e fazer sua matrícula.

Agora que você já conhece mais o curso de Pedagogia, vem conhecer a Faculdade Descomplica e dê o próximo passo rumo a uma carreira de sucesso!