Será que rola fazer faculdade de moda 100% online? Quanto será que ganha uma pessoa formada em Moda? Preciso ser superfashion pra cursar Moda?
Se você já se pegou pensando nessas perguntas, vem cá que a gente descomplica o assunto.
Antes de tudo, é importante saber que a Faculdade de Moda é um nome popular pro curso que costuma ser denominado Design de Moda. Sua grade curricular é complexa, e abrange várias áreas do conhecimento pra além da confecção de roupas.
Ao final da graduação, você vai ter um repertório amplo e estará preparado pra atuar em diversos segmentos do universo da moda. Aqui no blog temos um excelente artigo sobre Marketing de Moda.
A graduação com habilitação em bacharelado dura, em média, quatro anos. E, sim, dá pra fazer o curso todinho no modo online em instituições com reconhecimento do MEC.
Bora ver o que rola, de fato, no curso e no mercado de trabalho de moda?
Faculdade de Moda é para quem?
A gente pensa que pra estudar Moda tem que ser fashion, pra cursar Educação Física tem que ser fitness, e por aí vai. No entanto, o que importa é o desejo em mergulhar de cabeça na área.
Sendo assim, a faculdade de Moda é pra todo mundo que se interessa pelo assunto, e que quer usar a criatividade como ferramenta no dia a dia.
A matriz curricular do curso engloba disciplinas teóricas e práticas, além de matérias focadas em gestão e marketing. História da Arte, Estética e Teoria do Design são algumas das disciplinas teóricas que fundamentam o curso.
As aulas mais “mão na massa” são de Modelagem, Desenho Técnico, Fotografia, Produção de Moda e outras.
Por isso, se você nunca pegou numa agulha, ou só desenha casinha e boneco de palitinho, fique tranquilo! Na Faculdade de Moda, você vai aprender do zero essas e outras técnicas, e pode até descobrir uma aptidão adormecida em uma prática específica.
Quem faz Moda trabalha com o quê?
Outro equívoco é achar que quem faz Moda só pode ser estilista. O mercado é vasto, e está em constante transformação. Sua atuação vai depender das áreas que optar por desenvolver, seja por afinidade ou por estratégia de carreira.
O mesmo vale pro salário: gestores tendem a ser mais bem remunerados do que desenhistas e produtores.
Nas funções práticas, é possível se especializar como Estilista, Desenhista Técnico e Modelista pra confecção de roupas, por exemplo. Já no ramo editorial e audiovisual, dá pra atuar com figurino, produção de moda e fotografia.
Cargos administrativos e estratégicos também comportam Designers de Moda. Gestão de Negócios em Moda, Coordenação de Confecção, Fashion Branding e Pesquisa de Tendências são áreas voltadas pra quem quer atuar no backstage, e gosta de ter uma visão do todo.
Pra quem quer mergulhar na pesquisa, o campo acadêmico é a melhor opção. Após a graduação, é possível se aprofundar em uma especialização ou mestrado. Com isso, dá até pra ingressar como docente em uma Faculdade de Moda no futuro.
E aí, vai de Moda mesmo?
Se você quer colocar sua criatividade pra jogo e gosta desse assunto, a Faculdade de Moda é a sua praia! Agora, se você ainda está inseguro, a gente entende. Por ser um curso voltado pra um mercado amplo, muita gente fica confusa mesmo.
O importante é conhecer e pesquisar o que você quer fazer antes de investir em uma graduação.
Por isso, no Descomplica, a gente oferece uma série de cursos — livres, de graduação e pós-graduação — de diversas áreas, com mensalidades que cabem no seu bolso.
A gente acredita no poder transformador da educação, e temos como missão tornar o conhecimento acessível pra todo mundo.
Nossa metodologia de ensino é simples, objetiva e divertida — nada de aulas longas e chatas! Os professores são feras nos assuntos e têm o poder de cativar logo na primeira aula.
Ah, além disso tudo, todos os cursos são 100% online e reconhecidos pelo MEC.
Então, bora lá com a gente escolher uma carreira e mudar de vida?