Blog Descomplica

Estudar em casa: confira 6 dicas para se concentrar e arrasar nos estudos!

Precisa estudar em casa durante a pandemia e não sabe por onde começar? Confira as nossas dicas, elimine as distrações e arrase nos estudos!

Atualizado em

Compartilhe

Com a correria do cotidiano, nem sempre temos tempo livre pra nos deslocar do trabalho pra escola e vice-versa. Com o aumento dos trabalhos em home office, estudar em casa também entrou pra rotina, principalmente em tempos de isolamento social e pandemia.

Aulas da faculdade e escola passaram pra modalidade de estudo a distância. Tem também as pessoas que aproveitaram o tempo de quarentena em casa pra desenvolver a carreira com cursos online.

No entanto, pra ter sucesso nos estudos em casa, é necessário ter muita organização e disciplina. Planos de estudos e uma agenda podem ajudar você a se planejar melhor e dar prioridade ao que realmente importa.

No texto a seguir, reunimos algumas dicas pra você arrasar nos estudos em casa. Vem com a gente?

estudar em casa - visão panorâmica da mesa de escritório

1. Tenha um bom lugar para estudar

Muitas pessoas acham que, por estudar em casa, podem fazer isso em qualquer lugar, inclusive na cama. Não caia nesta armadilha! Estudar na cama dá mais sono do que resultados. Inclusive pode prejudicar a sua postura e causar danos sérios à coluna.

O ideal é separar um lugar sossegado na sua casa, sem circulação de pessoas e distante de distrações, como a televisão. Separe uma mesa e uma cadeira confortável, com todo o material que você vai precisar.

Isso é importante pra não ter interrupções durante o estudo e pra não precisar buscar materiais que faltarem. Feche a porta, caso seja necessário, e comece a estudar.

2. Fique longe de distrações

Evite locais com muita circulação de pessoas, avise a todos que você está estudando pra não ter distrações. Caso a televisão fique muito alta na sua casa, use fones de ouvido com músicas pra manter o foco. Durante os estudos, fique longe de filhos e pets, que demandam muita atenção.

Se você estudar com computador, evite as redes sociais e aplicativos de mensagem. Por este mesmo motivo, mantenha o celular distante de você. Mantenha a concentração apenas nas matérias a serem estudadas no dia e dedique de uma a duas horas a cada uma delas.

estudar em casa - pessoa lendo um livro em frente ao notebook

3. Tenha horários fixos

O cérebro fica melhor preparado, tanto pro trabalho quanto pro estudo, quando segue uma rotina. Faça testes e perceba se você se desenvolve melhor de manhã, à tarde ou à noite. Tendo um horário pré-definido, sua mente já fica preparada pra aprender.

Tenha uma rotina de estudos, que não entre em conflito com seu trabalho e demais atividades. Manter sempre um mesmo horário de estudos é bom não só pra você ficar focado, como também pras demais pessoas da sua casa, que vão se acostumar com seus horários.

4. Mantenha o foco

Faça um cronograma de estudos. Quando não fazemos um planejamento adequado, é normal a motivação se perder. Por isso, todos os dias, tenha horários e foque nas matérias que precisar. Existem muitos cronogramas online que podem te ajudar.

Também faça anotações. Quando você escreve, o cérebro absorve melhor o que foi aprendido. Da mesma forma, quando fazemos exercícios de fixação, aprendemos mais e melhor. Escreva bastante e marque com canetas coloridas as partes mais importantes.

Use também outros métodos de estudo. Vídeos no YouTube e podcasts são maneiras diferentes de aprendizado. Enquanto você se diverte, você também aprende. Pesquise sites e revistas eletrônicas que podem ajudar a fixar alguma matéria mais difícil.

estudar em casa - criança lendo um livro sentada no sofá

5. Descanse um pouco

Estude com foco e concentração por uma ou duas horas. Depois deste tempo, descanse, vá ao banheiro e alimente-se bem antes de começar outra matéria. Pesquise também por métodos de estudos, e veja qual melhor se adapta às suas necessidades.

O Pomodoro, por exemplo, é composto por atividades de 25 minutos com intervalos de cinco minutos. E, a cada duas horas, você pega um intervalo maior, de uns 15 minutos pra caminhar um pouco, comer e descansar.

6. Respeite seu corpo

Além de respeitar os momentos de descanso e lazer, respeite seus horários de sono e alimente-se bem. Nada de fast food ou se alimentar diante do computador, isso só vai te deixar ansioso e sem conseguir se concentrar.

O sono também é muito importante. Em alguns momentos, o cérebro não absorve mais informação e é fundamental perceber isso e ir descansar. Ler um livro, assistir a um filme e ter cerca de sete horas de sono por noite são essenciais pra ter bons resultados nos estudos.

Tenha uma rotina, por exemplo, se você estuda de manhã e trabalha à noite, reserve as tardes pra ir à academia e fazer compras pra casa, por exemplo. Transformar a rotina em hábitos vai ajudar bastante no seu cotidiano e, até mesmo, no futuro.

Caso você não consiga se concentrar por muito tempo, divida seus estudos! Passe uma hora nos períodos da manhã, tarde e noite com matérias diferentes e mantenha o foco durante este período. Dessa forma, você não se entedia e aprende um pouco.

Claro, cada pessoa tem seu ritmo de aprendizagem. Por isso, faça testes e veja qual o melhor resultado pra você. Uma pessoa noturna, por exemplo, não vai dar certo estudar de manhã. E vice-versa, não tente estudar de madrugada se às nove da noite você já está com sono.

Dessa forma, o maior desafio de estudar em casa é combater as distrações e evitar a procrastinação. Muitas vezes, ao mesclar os exercícios com olhadas nas redes sociais, vai fazer a tarefa demorar muito mais tempo do que o normal. Outro ponto a ser observado é a sua postura.

Passar horas diante da tela do computador pode prejudicar a sua coluna. O recomendável é andar um pouco, se distrair e alongar durante um período. A luz azul dos computadores e smartphones também pode ser prejudicial a sua saúde e prejudicar a qualidade do seu sono.

Portanto, mantenha o foco em seus objetivos e continue seus estudos. Caso ainda caia nessas armadilhas, não desanime! Motivação e banho não duram todos os dias, por isso são recomendados serem renovados diariamente.

Tenha em mente seu objetivo principal. É passar no vestibular? Em algum concurso? Fazer um curso superior livre? Não perca a sua meta de vista e empenhe-se nela! Lembre-se, mudar seus hábitos e estabelecer uma rotina de estudos só depende de você!

Agora que você já sabe como estudar em casa, que tal escolher o seu curso? Confira as opções na Faculdade Descomplica e faça já a sua matrícula!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você