• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Quais os cursos superiores em alta no Brasil?

Ter um curso superior em seu currículo é tão essencial quanto a experiência, mas sempre surge uma dúvida quando vai escolher um curso. Não é mesmo? Então, pra te ajudar, vamos mostrar quais são os cursos superiores em alta no país.

Além de emprego, um curso superior é importante pra agregar conhecimentos específicos de uma determinada área na qual o estudante quer se especializar.

Dependendo do aluno, ele pode querer abrir um negócio próprio, se tornar pesquisador ou focar no mercado de trabalho mesmo.

Em meio a tudo isso, fica difícil escolher qual curso fazer, certo? Por isso, vamos listar abaixo quais são os cursos superiores em alta no Brasil atualmente. Confira!

Cursos superiores em alta na área de Administração

O curso superior de Administração, certamente, é a primeira opção em alta, já que ele permite a entrada em diversas áreas depois de concluído.

Além do mercado de trabalho, uma das opções pra quem concluir o curso de administração é realizar uma pós-graduação em marketing ou gestão de RH, já que são áreas correlacionadas ao curso.

A duração do curso varia de cada faculdade, mas geralmente possui, no máximo, quatro anos de duração.

É possível encontrá-lo nas modalidades presencial, semipresencial e EAD, sendo dois graus: bacharel e tecnológico. No entanto, saiba que em qualquer um dos graus pode ser exigido estágio e/ou TCC.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

A área de TI (tecnologia da informação) está em alta no mundo todo, seja em busca de inovações pra saúde (no desenvolvimento de aplicativos pra prevenção e monitoramento da Covid-19, por exemplo), seja em usabilidade de interfaces.

Por isso, o curso superior de análise e desenvolvimento de sistemas é uma ótima opção pra quem busca pela área tecnológica.

A duração do curso possui em média de dois a três anos. Com relação ao estágio e TCC, os requisitos variam de faculdade pra faculdade, sendo importante o contato com a instituição pra saber sobre esses detalhes.

Marketing

Assim como a área de TI, o Marketing também está em alta no mundo, principalmente por conta do momento que estamos vivendo.

Isso ocorre devido à demanda das empresas por novas formas de atrair clientes, ter seu lugar nas redes sociais e outras funções que cabe ao profissional de Marketing realizar.

Outra semelhança com a TI é em relação às diversas possibilidades que o profissional pode atuar após a conclusão do curso, podendo fazer uma pós-graduação, trabalhar como freelancer, autônomo ou em uma agência de marketing.

O curso de Marketing, se for bacharel, possui a duração de quatro anos, já se for tecnológico, possui a duração de 2 anos.

Na forma de bacharelado, o curso de Marketing exige que o aluno defenda o TCC e, em alguns casos, realize o estágio supervisionado.

Enfermagem

Os cursos superiores de saúde também estão em alta, já que, com a pandemia, a procura por profissionais de área é alta.

Porém, aqui devemos tomar muito cuidado: é preciso saber diferenciar o curso de Enfermagem do curso de Técnico em Enfermagem.

O primeiro é mais extenso, sendo que, após concluir, o aluno pode atuar em cirurgias mais complexas e ocupar cargos estratégicos. Já o técnico permite que o profissional atue como auxiliar de enfermagem e em tarefas mais simples.

Pro bacharelado em Enfermagem, a duração é de cinco anos com TCC e estágios. Já o Técnico em Enfermagem possui duração de dois anos e varia de instituição pra instituição se requer TCC e estágio.

Engenharia Ambiental

As mudanças climáticas são um tema que nunca sai da “moda”, por isso, o curso superior em Engenharia Ambiental está em alta.

O profissional que se forma nessa área pode atuar em:

  • empresas: monitorando a atividade desta em relação aos recursos naturais, isto é, qual o impacto da atividade da empresa nesses recursos;
  • pesquisa: pesquisando soluções para problemas que envolvam o meio ambiente, como a poluição.

O curso possui duração de cinco anos, sendo oferecido somente na modalidade de bacharelado, logo, necessita que o aluno faça estágio e TCC.

Resumindo, as áreas em alta atualmente são:

  • Administração;
  • Tecnologia da Informação (TI);
  • Saúde;
  • Marketing;
  • e Engenharias.

Portanto, os cursos superiores nessas cinco áreas estão em alta no país e pelo mundo. Assim, se você pensa em seguir nessas áreas terá muito sucesso.

Pra saber mais sobre as graduações e pós-graduações da Faculdade Descomplica, acesse o site e conheça os planos e cursos, que são 100% digitais e possuem certificado reconhecido pelo MEC.