• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Tipos de marketing: conheça as principais estratégias

Existem diferentes tipos de estratégias quando o assunto é marketing, mas o que determina o uso de cada uma delas são: os objetivos pretendidos, os produtos ou serviços a serem divulgados, o orçamento disponível e, principalmente, o perfil dos clientes.

Antes de qualquer coisa, que tal fragmentar o tema? Primeiro, você vai conhecer quais são os tipos de marketing e, posteriormente, a gente vai falar sobre suas principais estratégias e individualidades. Bora lá?

Tipos de Marketing

Tipos de Marketing

Há quem queira chamar de arte, atividade de criar, proporcionar experiências e, até mesmo, ciência. Mas a gente gosta do termo “estratégia” porque resume bem melhor o marketing que, traduzido do inglês, significa mercado.

Diz aí: existe maneira melhor de tratar o mercado se não for com estratégia? A gente responde essa: não existe. 

Sendo assim, você vai conhecer 3 dos muitos tipos de marketing pra você estudar e aplicar. São eles:

  • Marketing Digital
  • Marketing de Conteúdo
  • Marketing de Guerrilha
Principais estratégias de cada tipo de Marketing

Principais estratégias de cada tipo de Marketing

Antes de focar em cada estratégia dos tipos de marketing já listados aqui, é necessário entender que, por mais que eles estejam separados por nomes e estratégias, na prática, eles se complementam em prol do seu sucesso e do sucesso do seu negócio.

 Esclarecido isso, conheça as estratégias!

1. Marketing Digital

Antes de existir touchscreen, notebook, tablet e internet banda larga, os meios de divulgação e vendas eram outros. Dentre todos, o mais comum era o de boca em boca. 

Sim! As empresas, grandes ou pequenas, utilizavam o feedback de clientes satisfeitos pra despertar o desejo de compra de quem ainda não havia experimentado seus produtos.

O marketing digital surgiu justamente dessa ideia. A única diferença é que, atualmente, o “de boca em boca” se tornou tecnológico.

2. Marketing de Conteúdo

Essa é uma estratégia bastante utilizada no ramo das lojas físicas e, de igual modo, nas lojas digitais. O objetivo é ganhar a confiança e o interesse do público através do valor do conteúdo que se entrega.

Afinal, você não só fica em um lugar em que o assunto é interessante, como também atrai outras pessoas pra absorverem aquele megaconteúdo. Fala sério, você já fez isso!

3. Marketing de Guerrilha

Criado por Jay Conrad Levinson, o marketing de guerrilha se relaciona com pequenas estratégias de guerra, irregulares, usadas por civis na guerra do Vietnã.

Pra simplificar, é uma estratégia que foca em ações inusitadas, de baixo custo, mas de grandes resultados. Só é necessário usar a criatividade.

Só pra exemplificar, a Coca-Cola, em 2010, utilizou essa estratégia e faturou milhões ao colocar uma máquina chamada felicidade em uma Universidade. A dita cuja distribuía vários produtos da marca de forma gratuita logo após a primeira moeda ser inserida.

Você já consegue imaginar quantos posts e menções a empresa recebeu, né?

Use as estratégias de Marketing a seu favor

A gente poderia citar outros vários tipos de marketing, como: Inbound Marketing, Outbound Marketing, Marketing de Relacionamento, Marketing de Produto, e por aí vai. Contudo, faremos melhor que isso: vamos te mostrar o caminho das pedras.

Com a Faculdade Descomplica, você fica por dentro de tudo que anda mais fresquinho no mercado competitivo e dispara na frente da concorrência. Vem se graduar, vem pro Descomplica!