Conceitos como o respeito ao próximo, não julgar os demais e ser tolerante com as pessoas vêm de casa e são importantes para uma boa convivência no trabalho. Este ambiente requer posturas assim para que as ações em equipe funcionem.
O fato é que nem sempre as pessoas estão preparadas para esse momento de convívio com tanta gente diferente. O excesso de competitividade de alguns, por exemplo, assusta — deixando qualquer um em uma situação de dúvida sobre como agir.
Para te ajudar com isso, a gente preparou este artigo com 10 dicas essenciais para uma boa convivência no trabalho. Confira!
1. Respeito acima de tudo
Esse é o princípio básico para toda e qualquer convivência no trabalho. Respeite os demais, independentemente do cargo que ocupam. Cumprimente as pessoas, agradeça e seja gentil.
2. Resolva conflitos diretamente com os colegas
Toda vez que algum assunto polêmico envolver o seu nome, não leve adiante para outros colegas sem relação com o problema. Chame os envolvidos para conversar de maneira cordial!
3. Fuja das rodinhas de fofoca
Fofocas e especulações não combinam com a boa convivência no ambiente de trabalho, pois alimentam sentimentos e atitudes ruins. Além disso, você perde o foco nas suas tarefas e pode se prejudicar.
4. Tenha cuidado com as brincadeiras
O excesso de convivência com as pessoas no ambiente de trabalho pode te levar a pensar que há liberdade para brincar com os demais. O fato é que nem todo mundo gosta! Por esse motivo, tome cuidado, evite piadas de mau gosto e atitudes que desrespeitam as pessoas.
5. Evite barulhos e distrações
O ideal é realizar suas tarefas de modo discreto, para não incomodar os colegas de trabalho. Use fones de ouvido quando tiver que escutar algum áudio e maneire no tom de voz durante as chamadas.
6. Não se esqueça da organização
O seu trabalho afeta diretamente o do próximo, pois em uma empresa tudo está conectado. Em síntese, mantenha suas tarefas e espaço organizados. Assim, qualquer colega tem fácil acesso a um documento quando precisar e você não estiver presente.
7. Aceite as diferenças
Cada pessoa tem particularidades e elas devem ser respeitadas. Gênero, orientação sexual, etnia, religião e outras características formam os indivíduos, portanto, você não tem o direito de excluir e discriminar.
8. Ofereça e peça ajuda aos demais
A boa convivência no trabalho requer relações cordiais com todos, ainda mais que as equipes, apesar de serem diferentes, trabalham pelo mesmo propósito. Por isso, ofereça e peça ajuda aos demais sempre que for necessário!
9. Mantenha seus prazos em dia
Quando um dos seus prazos deixa de ser cumprido, isso acaba afetando a rotina de trabalho dos demais — sobretudo quem depende de você. Sendo assim, organize-se para não provocar atrasos!
10. Promova um clima amistoso entre todos
Sorria! Dê bom dia! Pergunte se as pessoas estão bem ou se precisam de algo! Lembre-se de que o ambiente de trabalho é o espaço onde você passa a maior parte do dia. Portanto, precisa ser leve, gostoso e produtivo.
Com estas dicas, você promoverá uma boa convivência no trabalho e estimulará ações positivas para conquistar resultados, alcançar metas e realizar objetivos pessoais e em equipe!
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