• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Você sabe como planejar o dia e manter a produtividade?

Sabe quando você começa o dia cheio de energia, querendo resolver tudo? O problema é que, geralmente, essa motivação vai caindo com o passar das horas e, muitas vezes, você acaba procrastinando e atrasando entregas.

Para evitar esse problema, é muito importante saber como planejar o dia e aprender como manter a produtividade.

O tempo é um dos recursos mais escassos do ser humano atualmente. Aproveitar cada segundo da melhor forma é o segredo para ter mais produtividade, mais tempo livre e momentos de lazer e tranquilidade. Em tempos de home office, investir em uma boa gestão de tempo faz toda a diferença!

Quer entender melhor como planejar o dia e gerir seu tempo da melhor forma? Nós, do Descomplica, te damos aquela força!

Como planejar o dia e elevar a produtividade

É preciso saber como planejar o dia e aumentar sua produtividade, seu foco e aproveitamento de energia. Há algumas estratégias que podem ajudar a conseguir esses objetivos. Confira!

1. Escolha as tarefas certas para ranquear

Existe uma técnica denominada Matriz de Einsenhower (em homenagem ao ex-presidente dos Estados Unidos, Dwight Eisenhower), que dizia: “o urgente não é importante e o importante nunca é urgente”. Ela representa bem como você deve agir para planejar o dia.

Essa matriz consiste, basicamente, em quatro caixas, com eixo horizontal representando urgências e o vertical representando sua importância.

Em geral, tarefas urgentes, mas não importantes, geram muita ansiedade. E isso acaba tirando o foco das tarefas mais importantes (mas não urgentes).

Pelo fato de essas tarefas não terem prazo, é tentador adiá-las, mas nem sempre esse é o melhor caminho.

2. Selecione alguns pedaços de tempo para o “trabalho intenso”

Você provavelmente sofre de distração digital, um dos grandes problemas de saúde mental da atualidade. Olhar demais as redes sociais, o celular e ficar online o tempo todo dificulta o pensamento claro e criativo, incentivando a procrastinação.

A dica para evitar isso e organizar melhor o seu dia é reservar um tempo para o trabalho intenso, maximizando a intensidade do trabalho por unidade de tempo. Uma dica é agrupar um trabalho intelectual importante, mas difícil, em longos trechos ininterruptos de atividade.

O ideal é equilibrar esforço e descanso. Uma dica é o método Pomodoro, que estipula ciclos de 25 minutos de trabalho seguidos de pausas rápidas. Você, no entanto, pode ir testando o melhor intervalo para você. 

3. Cuidado com as reuniões em excesso

O ideal, para que um profissional tenha um alto nível de produtividade e consiga organizar bem o seu dia, seria ter espaço em sua agenda para reuniões, teleconferências e longos períodos de concentração completa.

Sabemos que, infelizmente, essa não é a realidade para muitas pessoas, então, é importante entender a real necessidade de uma reunião, que pode ter efeito cascata, forçando a pessoa a interromper um projeto importante ou uma tarefa.

Sempre se questione se uma reunião é necessária. Ela não poderia ser resolvida por e-mail? Por WhatsApp? Agilizar esse processo traz muitos benefícios.

 4. Cuide de sua energia mental, física e emocional

Sabia que sua energia pode ser reabastecida? Para tirar o máximo de um profissional, é preciso fortalecer e abastecer sua energia física, mental, emocional e espiritual. 

É importante que o ambiente de trabalho e os colegas apoiem o desenvolvimento uns dos outros e criem políticas sobre nutrição, condicionamento físico e sono, bem como energia emocional para lidar com estresse.

Você pode investir em boas práticas de saúde e lazer, como um esporte, leitura ou momentos de meditação, por exemplo. Quando você encontra sentido no seu trabalho, isso se reflete em toda a organização e, consequentemente, no seu dia a dia e produtividade.

5. Tire da frente o que te atrapalha

Sabe aquela tarefa que te incomoda, você olha para ela todos os dias e não consegue “dar fim nela”? Pois bem… Para aumentar sua produtividade, é importante se livrar dela o quanto antes.

O hábito de enfrentar imediatamente esses trabalhos fará com que você tenha o sentimento de vitória logo no início do dia. Isso aumenta a energia produtiva, tira o peso da sua agenda e ajuda a planejar o dia. 

Planeje o seu dia com um curso de gestão de tempo

Quer aumentar sua produtividade e aprender a planejar e gerir o seu dia da melhor forma? O Descomplica tem o curso livre perfeito pra você!

No curso Gestão de Tempo, você aprende rápido como aplicar técnicas de gestão do tempo na sua vida pessoal e profissional. Em tempos de home office esses conhecimentos podem te ajudar a ter uma vida mais equilibrada.

O conteúdo deste curso online é dividido em três partes:

  • Curso 1: Gestão do Tempo
  • Curso 2: Organização do Conhecimento
  • Curso 3: Autoconhecimento

Com ele, você aprenderá técnicas para fazer a melhor gestão do seu tempo, conhecendo-se melhor e entendendo como você deve dividir sua rotina e prioridades.

Quem deseja ser mais produtivo e ter mais tempo para fazer o que quiser precisa fazer esse curso! Não importa o seu cargo atual; esses conhecimentos são fundamentais para qualquer área e momento de carreira. Dá uma olhada nos cursos livres do Descomplica e aproveite os benefícios de cursos online, com preço reduzido e certificado!