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Veja o passo a passo completo de como montar uma empresa

Você cresceu, se desenvolveu e, após trabalhar muito por aí, decidiu dar o grande passo: abrir seu negócio próprio. Parabéns! Mas como como montar uma empresa do zero? Não pense que é só fazer um curso de empreendedorismo e correr pro abraço! É preciso muito mais do que isso!

Primeiro, você deve definir o seu capital. Quanto custa abrir uma empresa no Brasil? Depende do lugar e do seu produto. Em São Paulo, por exemplo, custa em média R$3.000,00 a abertura de uma empresa de pequeno porte.

Outro recurso a ser trabalhado, além do financeiro, é a paciência. Não se abre uma empresa no Brasil da noite pro dia. Tem muita burocracia, carimbos, registros e uma infinidade de papéis pra assinar.

E ainda tem o estudo. Aprender com cursos específicos é essencial pra montar uma empresa no Brasil.

Preparade? Então vem com a gente, o caminho é longo e não podemos parar! Entenda agora como montar uma empresa!

como montar uma empresa – pessoas conversando em grupo

Pesquisa de nomes e endereços

Antes de tudo, pesquise junto à Junta Comercial a viabilidade de nomes pro seu negócio. Depois disso, na Administração Regional, confira o local da sua empresa.

Pode ser que o prédio ou a casa que você queira comprar ou alugar, por exemplo, seja exclusivamente residencial. Então, é bom saber pra não adquirir o imóvel à toa.

Ou seja, um capital que poderia ser investido na sua empresa pode ser desperdiçado por falta de uma pesquisa prévia.

Também, é importante ter atenção com o nome comercial ou fantasia, que pode ser o mesmo de um outro negócio na sua cidade, e causar confusão entre os seus consumidores.

como montar uma empresa – pessoas em reunião na mesa do escritório

Como montar uma empresa

Um contador de sua confiança pode te ajudar a levantar e validar toda a documentação pra abertura da sua empresa. Além disso, pode recomendar qual o melhor regime tributário pro seu negócio.

Esse profissional pode auxiliar a sua empresa ainda mais, montando um cronograma pra pagamento de impostos, de salários e os melhores dias pra realizar um balanço em sua empresa. 

Caso não conheça ninguém, fazer um curso de Gestão de Custos é uma ótima opção. Nele, você vai aprender a gerir o capital de giro e evitar gastos e despesas desnecessários.

como montar uma empresa – uma pessoa orientando outra a assinar um contrato

Contrato social e Junta Comercial

Se encontrar um contador de confiança não foi tarefa fácil, agora é um pouquinho pior. O desafio é chamar um advogado de confiança. Esse profissional vai te ajudar a elaborar o contrato social da sua empresa.

Que documento é este? Ele é fundamental pra fundar a sua empresa e contém informações essenciais como:

  • objetivo;
  • ramo;
  • aspectos societários;
  • formação do capital social.

Contrato social pronto, chegou a hora de levar seus documentos pessoais (e de sócios, se tiver), pra Junta Comercial ou Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas mais perto de vocês. 

Tudo em ordem, sem empresas com o mesmo nome? Então agora vamos pro arquivamento do ato constitutivo da empresa. Pra isso, você vai precisar dos seguintes documentos:

  • três vias do contrato social (ou requerimento de empresário individual, ou estatuto);
  • cópias autenticadas do RG e do CPF dos sócios;
  • uma via do requerimento padrão (capa da Junta Comercial);
  • uma via da ficha de cadastro nacional (FCN), modelos 1 e 2;
  • pagamentos de taxas através de DARF.
como montar uma empresa – uma pessoa assinando um contrato

Registro feito, CNPJ a fazer

Pensa que acabou? Nananinanão.

Após a entrega de todos esses documentos, você recebe o NIRE – Número de Identificação de Registro de Empresa. Com ele, você obtém o CNPJ, que é o registro da sua empresa como contribuinte.

Esta etapa você consegue fazer pelo site da Receita Federal.

como montar uma empresa – pessoa carimbando um papel, caneta ao lado

Alvará e Inscrição Estadual

CNPJ em mãos, é hora de ir à Prefeitura (ou Administração Regional) pra conseguir o alvará de funcionamento. Pra isso, você vai precisar destes documentos:

  • formulário próprio da Prefeitura;
  • consulta prévia de endereço aprovada;
  • cópia do CNPJ;
  • cópia do contrato social;
  • laudo dos órgãos de vistoria.

Pra não perder o embalo, aproveite e faça a inscrição estadual na Secretaria da Fazenda. Ela é essencial pra ter registro no ICMS. Portanto, anote os documentos que você vai precisar:

  • três vias do documento único de cadastro, DUC;
  • uma via do documento complementar de cadastro, DCC;
  • cópia autenticada ou original do comprovante de endereço dos sócios;
  • cópia autenticada de documento que prove o direito de uso do imóvel, como contrato de locação ou escritura;
  • número do cadastro fiscal do contador;
  • comprovante de contribuinte do ISS, pras prestadoras de serviço;
  • certidão simplificada da junta (pra empresas constituídas há mais de três meses);
  • cópia do ato constitutivo;
  • cópia do CNPJ;
  • RG e CPF dos sócios;
  • cópia do alvará de funcionamento.

Dependendo do Estado, você consegue a inscrição estadual pela internet.

como montar uma empresa – pessoa acessando celular e notebook, café ao lado

Registro na Previdência

Agora acabou, né? Ainda não, mas falta pouco, não desista! Depois da inscrição estadual, você precisa ir a uma agência da Previdência pra registrar a sua empresa.

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Mesmo que sua empresa ainda não tenha colaboradores, ela precisa ser registrada pra pagar os tributos. Você tem 30 dias após o início das atividades pra efetuar este registro.

como montar uma empresa – pessoa finalizando a compra com cartão de crédito

Emissão de notas fiscais para montar a empresa

Finalmente, agora só falta obter uma autorização pra emitir notas fiscais! Você pode conseguir isto na Prefeitura de sua cidade, se a sua empresa prestar serviços, ou na Secretaria Estadual da Fazenda, se o seu negócio for comércio ou indústria. 

Prontinho! Sua empresa está aberta! Claro, não é um processo rápido e nem descomplicado, como já foi citado, mas vale muito a pena em longo prazo.

Uma dica que não entrou no passo a passo, mas é fundamental, é fazer um planejamento estratégico, um plano de negócios pra saber se a sua empresa é viável ou não antes de abri-la.

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Outra dica é registrar a sua marca. Ah, mas precisa? Claro, ideias são valiosas no mercado, e o registro de marca é fundamental pra isso! 

Já pensou, você abre a sua empresa, se consolida no mercado, mas, depois de já ser reconhecida, decide registrar a marca, descobre que existe outra empresa do mesmo ramo e você tem que alterar toda a sua identidade visual? 

Que trabalhão, hein?

Evite dores de cabeça, registre sua marca assim que abrir a empresa! Afinal, sua empresa deve ter a ver com você e seu produto ou serviço, por isso, lute pelo que é seu!

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