• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Afinal, como fazer um artigo de opinião? Conheça suas características!

Se tem uma coisa que muita gente não sabe explicar direito é como fazer um artigo de opinião. Isso porque, para muitas pessoas é complicado até mesmo definir do que se trata, bem como identificar as diferenças entre os outros tipos de texto.

Resumidamente, a pessoa que escreve um artigo de opinião deve trazer um questionamento e defender seu ponto de vista com argumentos. Mas, não é só sair dizendo “azul claro é melhor que verde claro, porque sim”.

Normalmente, esse tipo de texto tem uma estrutura que precisa ser seguida para que se entenda o motivo do questionamento e no que a opinião está pautada.

Para te ajudar a entender melhor, a gente trouxe este conteúdo que vai te mostrar como fazer um artigo de opinião. Boa leitura!

como fazer um artigo de opinião - pessoa anotando coisas, notebook e papéis ao lado

A estrutura de um artigo de opinião

Por defender um posicionamento, esse tipo de texto segue o modelo de dissertações, que deve ter, no mínimo, três parágrafos:

  • um para a introdução,
  • outro para o desenvolvimento e
  • o último para a conclusão.

Dependendo do tamanho do conteúdo, pode haver mais parágrafos, mas a estrutura é sempre dessa forma. Entenda melhor, a seguir!

1. Introdução

Nessa primeira etapa, o tema em questão é iniciado, e são expostos os motivos que levaram à discussão, bem como os acontecimentos que estimularam uma reflexão e, ainda, a forma como o autor participa deles.

Normalmente, a bagagem cultural de quem escreve influencia e, se for o caso, é interessante mencionar essa informação.

2. Desenvolvimento

Tema decidido e questionamento levantado, é hora de apresentar reflexões que concordam ou discordam de algo.

Se o autor é bom de papo, daqueles que sabem dar nó em pingo d’água, deve usar todas essas habilidades de argumentação.

Nesse ponto, a pessoa que escreve justifica o seu posicionamento e faz um gancho para o fechamento do artigo.

3. Conclusão 

Depois de apontar um problema, o autor mostra qual ou quais formas, a seu ver, poderiam trazer uma solução.

como fazer um artigo de opinião - texto projetado na tela de um notebook

Principais características de um artigo de opinião

Ao contrário dos textos noticiosos, em que não se constrói frases na primeira pessoa, já que o objetivo é apenas informar, nos artigos de opinião isso não é um problema. Afinal, seu intuito é mostrar pontos de vista da pessoa que o escreve.

Seguindo a mesma linha de pensamento, a linguagem é a mais clara possível, complementando o compromisso de expressar a opinião de alguém.

Uma pessoa expõe o seu ponto de vista para que outra veja uma questão de outra maneira. Então, a busca pelo entendimento do interlocutor é fundamental.

Um artigo de opinião sempre recebe a assinatura de uma pessoa (não necessariamente um jornalista) e não engloba terceiros.

É importante dizer isso para não confundi-lo com o Editorial, que também é um texto opinativo, mas que reflete a opinião do veículo de comunicação.

Cada tipo de texto tem sua forma de construção e características para atingir algum objetivo. Não é diferente com o artigo de opinião.

Enfim, agora que você já sabe como construir um artigo de opinião, está pronto para a redação do vestibular, que vai te levar ao curso e à profissão dos seus sonhos.

Então, é hora de praticar bastante para entrar numa boa faculdade e ser o orgulho da família!