Muitos profissionais buscam se especializar após fazer uma faculdade e isso não é diferente com os advogados. No entanto, como existem diversas áreas do Direito, a escolha pode ser um pouco difícil.
Se você é uma dessas pessoas e quer uma ajudinha para se decidir, saiba que está no lugar certo! Olha só as principais áreas de atuação do Direito que separamos pra você!
4 áreas do Direito para você atuar
Confira as 4 principais áreas de atuação para você escolher e apostar no seu futuro profissional:
1. Advocacia
A advocacia é uma das carreiras mais conhecidas no curso de Direito. As atividades, nesse sentido, se resumem na orientação de clientes em questões jurídicas e, eventualmente, em sua representação perante o Poder Judiciário.
Grande parte dos advogados que se direcionam pra essa área prestam serviços de maneira autônoma nos mais diversos segmentos do Direito, como:
- Criminal;
- Civil;
- Consumidor;
- Empresarial;
- Administrativo.
Também é possível trabalhar, nesses casos, como representante de empresas, em sociedades ou como funcionário público.
2. Magistratura
Seguir carreira como juiz é uma das possibilidades dentro da graduação. Essa também é uma área ampla, que permite especialização em Direito. O bacharel, por exemplo, pode atuar tanto na Justiça Comum (Estadual ou Federal) quanto na Justiça especializada, a exemplo da Justiça Eleitoral e do Trabalho.
Em grande parte, o trabalho do juiz será o de impulsionar, guiar e acompanhar atos processuais pra resolução de conflitos.
Entre as atividades, por exemplo, estão a designação de produção de provas, realização de audiências e elaboração de sentenças, tanto em lides privadas quanto em ações públicas, ou seja, que envolvem a atuação do Estado.
3. Docência
Como uma terceira possibilidade dentro do Direito, está a docência do Ensino Superior. Muitos estudantes acabam deixando essa possibilidade em segundo plano. Por outro lado, é possível consolidar uma carreira brilhante nessa área.
A função do profissional, nesse sentido, será o de transmitir o conhecimento jurídico aos estudantes, acompanhando o processo de formação de novos advogados.
Sem dúvidas, essa é uma oportunidade que pode trazer grande satisfação pessoal e reconhecimento. Afinal, no ambiente acadêmico, o profissional também poderá se desenvolver em pesquisas e aprofundar o conhecimento teórico.
4. Promotoria de Justiça
Por último, vale a pena destacar como carreira a Promotoria de Justiça. Assim como a magistratura, essa é uma das áreas do Direito que exige a realização de concurso público, tendo em vista a natureza do cargo que você assumirá.
As funções de um promotor cercam, por exemplo, a garantia da ordem jurídica, bem como dos direitos individuais e coletivos dentro do estado democrático de direito. Do mesmo modo, o profissional pode atuar em diversas áreas.
A mais conhecida delas é o Processo Penal, em que se trabalha na instauração de processos na Justiça Criminal. O promotor também pode atuar no acompanhamento de processos que envolvam crianças e adolescentes e na defesa do patrimônio cultural e do meio ambiente.
O profissional do Direito é indispensável pra administração da justiça no país. Tanto nos setores públicos quanto nos segmentos privados, afinal, ele garante a correta aplicação da lei e atua na defesa de direitos das pessoas físicas e jurídicas.
? Confira o Guia de Carreiras sobre Direito
Desse modo, pode contribuir pra promoção de uma sociedade mais justa a todos. Sem dúvidas, vale a pena investir em uma boa formação pra aproveitar as oportunidades nas áreas do Direito e ter sucesso profissional.
Curtiu o conteúdo? Se você se interessou por alguma área do Direito, não deixe de se inscrever na Pós-Graduação Online da Pós Descomplica e se destacar no mercado de trabalho!