Questão 06 da prova azul do primeiro dia do Enem 2015

A língua de que usam, por toda a costa, carece de três letras; convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não têm Fé, nem Lei, nem Rei, e dessa maneira vivem desordenadamente, sem terem além disto conta, nem peso, nem medida.

GÂNGAVO, P M. A primeira história do Brasil: história da província de Santa Cruz a que vulgarmente chamamos Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 2004 (adaptado)

A observação do cronista português Pero de Magalhães de Gândavo, em 1576, sobre a ausência das letras F, L e R na língua mencionada, demonstra a

  1. simplicidade da organização social das tribos brasileiras.
  2. dominação portuguesa imposta aos índios no início da colonização.
  3. superioridade da sociedade europeia em relação à sociedade indígena.
  4. incompreensão dos valores socioculturais indígenas pelos portugueses.
  5. dificuldade experimentada pelos portugueses no aprendizado da língua nativa.

Gabarito da questão

Opção D

A resposta correta da questão 6 do primeiro dia do Enem 2015 (caderno azul) é a alternativa D. Ao chegarem ao Brasil, os portugueses se depararam com uma sociedade e com uma cultura que não existiam no mundo ocidental europeu.

Questões correspondentes

02 43 39

Assunto

Brasil Colônia

Choque cultural

Etnocentrismo

Eurocentrismo

Indígenas

Comentário da questão

Ao chegarem ao Brasil, os portugueses se depararam com uma sociedade e com uma cultura que não existiam no mundo ocidental europeu. Logo, suas reaçãos foram uma análise taxativa dentro dos parâmetros etnocêntricos em que viviam, desvalorizando os padrões culturais nativos dos indígenas do Brasil recém descoberto.

Equipe Descomplica
Professores de Ciências Humanas da Descomplica

Comentário revisado em

Perguntas frequentes sobre esta questão

Qual é o gabarito da questão 6 do Enem 2015?

A resposta correta da questão 6 do primeiro dia do Enem 2015 (caderno azul) é a alternativa D.

Por que a alternativa D é a correta?

A resolução completa da questão 6 do Enem 2015 está no comentário do professor, nesta mesma página: ele explica o raciocínio e por que as outras alternativas não servem.

De qual matéria é a questão 6 do Enem 2015?

A questão 6 do Enem 2015 é de human-science.

Em qual prova caiu a questão 6 do Enem 2015?

Ela caiu no primeiro dia do Enem 2015, caderno azul.

Onde encontro as outras questões do Enem 2015?

A prova completa do Enem 2015, com gabarito e resolução de todas as questões, está reunida em uma página só. Ver a prova do Enem 2015