Questão 77 da prova azul do primeiro dia do Enem 2012

Um consumidor desconfia que a balança do supermercado não está aferindo corretamente a massa dos produtos. Ao chegar a casa resolve conferir se a balança estava descalibrada. Para isso, utiliza um recipiente provido de escala volumétrica, contendo 1,0 litro d’água. Ele coloca uma porção dos legumes que comprou dentro do recipiente e observa que a água atinge a marca de 1,5 litro e também que a porção não ficara totalmente submersa, com 1/3 de seu volume fora d’água. Para concluir o teste, o consumidor, com ajuda da internet, verifica que a densidade dos legumes, em questão, é a metade da densidade da água, onde, ρágua = 1 g/cm3 . No supermercado a balança registrou a massa da porção de legumes igual a 0,500 kg (meio quilograma).

Considerando que o método adotado tenha boa precisão, o consumidor concluiu que a balança estava descalibrada e deveria ter registrado a massa da porção de legumes igual a

  1. 0,073 kg.
  2. 0,167 kg.
  3. 0,250 kg.
  4. 0,375 kg.
  5. 0,750 kg.

Gabarito da questão

Opção D

A resposta correta da questão 77 do primeiro dia do Enem 2012 (caderno azul) é a alternativa D. Apesar de não estar tão claro no enunciado, vamos considerar que o legume não esta flutuando, logo, o empuxo não equilibra o peso.

Questões correspondentes

64 51 85

Assunto

Hidrostática

Comentário da questão

Apesar de não estar tão claro no enunciado, vamos considerar que o legume não esta flutuando, logo, o empuxo não equilibra o peso.

Volume fora: 1/3 do volume total
Volume dentro: 2/3 do volume total=0,5L
Volume total=0,75L

Procurando por fora, encontrei o valor de densidade do legume que não é dado no enunciado: ρlegume=0,5 kg/L

Mlegumelegume.V
Mlegume=0,5.0,75=0,375 kg

Equipe Descomplica
Professores de Ciências da Natureza da Descomplica

Comentário revisado em

Perguntas frequentes sobre esta questão

Qual é o gabarito da questão 77 do Enem 2012?

A resposta correta da questão 77 do primeiro dia do Enem 2012 (caderno azul) é a alternativa D.

Por que a alternativa D é a correta?

A resolução completa da questão 77 do Enem 2012 está no comentário do professor, nesta mesma página: ele explica o raciocínio e por que as outras alternativas não servem.

De qual matéria é a questão 77 do Enem 2012?

A questão 77 do Enem 2012 é de natural-science.

Em qual prova caiu a questão 77 do Enem 2012?

Ela caiu no primeiro dia do Enem 2012, caderno azul.

Onde encontro as outras questões do Enem 2012?

A prova completa do Enem 2012, com gabarito e resolução de todas as questões, está reunida em uma página só. Ver a prova do Enem 2012