Questão 71 da prova cinza do primeiro dia do Enem 2011 Segunda Aplicação
Em uma região de intensa produtividade agrícola, foram detectados problemas de saúde recorrentes na população. Intrigados com o fato, pesquisadores iniciaram estudos nas águas e nos solos da região e observaram que os rios estavam contaminados com grande quantidade de agrotóxicos e os solos tinham elevadas concentrações de metais pesados, tais como chumbo e mercúrio.
Em relação ao uso de agrotóxicos, a partir da situação hipotética descrita no texto, observa-se que
- os processos naturais são suficientes para purificar o solo e a água contaminados por agrotóxicos nessa região.
- o controle do consumo de peixes provenientes dos rios contaminados erradicaria a causa dos problemas de saúde.
- a população local deve consumir água filtrada ou fervida, medidas importantes para a eliminação de metais pesados.
- a proibição de se construir em áreas onde o solo e a água estão contaminados por agrotóxicos bastaria para impedir a contaminação das pessoas com metais pesados.
- os estudos mais aprofundados de medidas que impeçam a descarga de agrotóxicos e as iniciativas relativas ao correto manejo do solo são indispensáveis ao caso.
Gabarito da questão
Opção E
A resposta correta da questão 71 do primeiro dia do Enem 2011 Segunda Aplicação (caderno cinza) é a alternativa E. O uso indiscriminado de agrotóxicos em plantações gera uma poluição do solo e dos rios, fazendo com que, pessoas que venham a ingerir esta água ou os produtos dessas plantações venham ter problemas de saúde.
Questões correspondentes
Comentário da questão
Comentário revisado em
Perguntas frequentes sobre esta questão
Qual é o gabarito da questão 71 do Enem 2011 Segunda Aplicação?
A resposta correta da questão 71 do primeiro dia do Enem 2011 Segunda Aplicação (caderno cinza) é a alternativa E.
Por que a alternativa E é a correta?
A resolução completa da questão 71 do Enem 2011 Segunda Aplicação está no comentário do professor, nesta mesma página: ele explica o raciocínio e por que as outras alternativas não servem.
De qual matéria é a questão 71 do Enem 2011 Segunda Aplicação?
A questão 71 do Enem 2011 Segunda Aplicação é de natural-science.
Em qual prova caiu a questão 71 do Enem 2011 Segunda Aplicação?
Ela caiu no primeiro dia do Enem 2011 Segunda Aplicação, caderno cinza.
Onde encontro as outras questões do Enem 2011 Segunda Aplicação?
A prova completa do Enem 2011 Segunda Aplicação, com gabarito e resolução de todas as questões, está reunida em uma página só. Ver a prova do Enem 2011 Segunda Aplicação
O uso indiscriminado de agrotóxicos em plantações gera uma poluição do solo e dos rios, fazendo com que, pessoas que venham a ingerir esta água ou os produtos dessas plantações venham ter problemas de saúde. Por isso, o estudo aprofundado de alternativas para esses agrotóxicos e medidas para a descontaminação do solo são indispensáveis.