No presente, observa-se crescente atenção aos efeitos da atividade humana, em diferentes áreas, sobre o meio ambiente, sendo constante, nos fóruns internacionais e nas instâncias nacionais, a referência à sustentabilidade como princípio orientador de ações e propostas que deles emanam. A sustentabilidade explica-se pela

  1. incapacidade de se manter uma atividade econômica ao longo do tempo sem causar danos ao meio ambiente.
  2. incompatibilidade entre crescimento econômico acelerado e preservação de recursos naturais e de fontes não renováveis de energia.
  3. interação de todas as dimensões do bem-estar humano com o crescimento econômico, sem a preocupação com a conservação dos recursos naturais que estivera presente desde a Antiguidade.
  4. proteção da biodiversidade em face das ameaças de destruição que sofrem as florestas tropicais devido ao avanço de atividades como a mineração, a monocultura, o tráfico de madeira e de espécies selvagens.
  5. necessidade de se satisfazer as demandas atuais colocadas pelo desenvolvimento sem comprometer a capacidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades nos campos econômico, social e ambiental.

Comentário da questão

A ideia de sustentabilidade passa por algo que se sustenta, num ciclo fechado de produtividade. O insustentável, deixa danos, gera lixo e impactos. O grande paradigma dessas ideias é como explorar e produzir com os recursos, não ferindo a natureza e garantindo os direitos sociais relacionados a essa exploração.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção E

Questões correspondentes

0 0 0 0

Assunto

Impactos Ambientais